Criaste agora o teu negócio. Estás a pensar ficar por casa para optimizar despesas. Mas depois desta quarentena, a vontade é quase nula! 🤯 E tenho a certeza que o que aprendeste foi que é fundamental ter um espaço de trabalho, que te ajude a dividir a vida pessoal e profissional. Ou estou errada? Com certeza que vais concordar comigo nisto.

Depois do último artigo que escrevemos, com os principais passos para criares uma empresa, queremos ajudar-te num deles 👉 escolher o teu espaço de trabalho.

Caso ainda estejas renitente em sair de casa, mesmo depois do que passaste nesta pandemia, juntamos 10 razões que te vão convencer a ter o teu escritório (só para ti ou para a tua equipa). Então, cá vão elas:

1) Imagem que transmites aos teus clientes:

Trabalhar em casa ou num café, por exemplo. Achas que é a melhor imagem que transmites aos teus clientes? 😳 Sem dúvida que ao teres um espaço de trabalho, dás um aspecto mais profissional ao teu negócio, inspiras confiança, até pode ser que consigas investidores.

Certamente que, se receberes o teu público em casa ou num café ruidoso, não é tão positivo como receber num escritório, e a probabilidade de fechares negócios será bastante inferior.

2) Localização

Poderás sempre optar por um espaço que fique perto de um local empresarial, por exemplo. Ou junto das principais entradas da cidade onde trabalhas. 📍 Tem em atenção ao estacionamento, se for gratuito, ainda melhor. Assim, os teus clientes vão poder visitar-te sem ter de pagar parques e estacionamento ou parquímetros. E se vierem de fora da tua cidade, os acessos serão bem mais simples, sem terem de se deslocar para centros movimentados.

Espera, o Factory reúne todos estes aspectos. 😎

espaço de trabalho

 

3) Infraestrutura do espaço de trabalho

Teres um escritório que tenha o teu espaço para trabalhar e uma sala de reuniões separada, é o ideal. Se ainda conseguires juntar uma pequena copa, melhor ainda.

Enfim, é criares um ambiente familiar e que te faça sentir motivado, mas sem ser na tua própria casa. Assim, consegues que a tua produtividade aumente, ao mesmo tempo que tens todos os espaços para conseguires trabalhar:

  • o teu próprio escritório, que podes (des)organizar como quiseres;
  • sala de reuniões para receberes os teus clientes 🤝 (actuais e potenciais);
  • copa para lhes poderes oferecer um café ☕ e falarem num local mais relaxado.

4) Negócio a crescer

Mesmo que os pontos anteriores não te tenham convencido porque estás ainda agora a começar, se o teu negócio está a crescer, então não tens mesmo desculpa.

Portanto, e por todos os motivos que já falei em cima e pelos que ainda te vou dar, não há motivos para não teres o teu espaço de trabalho. Ainda tens dúvidas?

 

5) Equipa a crescer

Se a equipa está a crescer, então é que não faz mesmo sentido estarem todos separados, cada um no seu espaço. Para conseguirem comunicar, atribuir tarefas, conhecerem-se uns aos outros, integrar novos membros… Enfim, se quiserem estar todos no “mesmo barco”, então terão de partilhar um espaço. 🙌

E deixa-me só dar-te uma dica: se forem para um espaço de Cowork, ainda conhecem pessoas de outros negócios, mas que estão no mesmo ponto de que tu e a tua equipa. Estão a começar. E também há quem poderá tornar-se um parceiro fundamental para fazer crescer o teu/vosso projecto! Esta oportunidade de networking é impossível de fazer em casa: bem que podes tentar, mas a Cristina Ferreira não te vai responder se continuares a falar com a televisão. 😆

6) Grande equipa, com escritório fechado pela pandemia

Já perdemos a conta dos artigos e publicações nas redes sociais que comprovam que o teletrabalho veio para ficar. Mas isso não significa que todos os teus colaboradores tenham de ficar em casa, nem que pagues uma renda brutal para teres um grande escritório vazio.

Continuares a ter um espaço de trabalho para os colaboradores é sem dúvida uma excelente forma de manteres a tua equipa motivada. 🤗 Uma das opções? Um espaço de Cowork, pela flexibilidade que te oferece – podes ter mais do que uma pessoa a partilhar o Open Space, ou mesmo ter a tua equipa em pequenos escritórios, que variam de tamanho e de acordo com as tuas necessidades.

 

7) Os horrores de trabalhar em casa

Sim, voltamos ao tema, porque trabalhar em casa é mesmo complicado. Perdemos a conta às distrações! Dou-te alguns exemplos: parece que estás sempre com fome e o frigorífico é o teu melhor amigo; estreia aquela nova série da Neflix e não consegues resistir 📺; a vontade de ficar de pijama todo o dia fala mais alto. Inesperadamente, vês as horas a passar e nada a ser feito…

A Remote Portugal fez um estudo sobre o trabalho remoto e mostrou em números o que já muitos de nós sentimos “na pele”. Esta forma de trabalhar traz inúmeras vantagens.

É, por isso, fundamental que tu e a tua equipa encontrem um espaço de trabalho. É uma excelente forma de aumentar a tua inspiração, motivação e entusiasmo, pois manténs equilibrada a balança pessoal/profissional.

8) Expansão para novos mercados

Esta opção é aplicável aos Coworks. Se te estás a perguntar porquê, a resposta é simples: pela diversidade de pessoas que se encontram a trabalhar nestes espaços, principalmente. 👫

“Sais da tua concha” e conheces quem trabalha com aquele mercado que tu queres atingir, ou até podes encontrar inspiração para uma nova área de negócio que nem pensavas implementar. O contacto variado com outras pessoas está provado ser um excelente mecanismo para diversificar o teu projecto. E, a menos que sais de casa, não terás outra forma de o conseguir fazer.

 

9) A vantagem de encontros presenciais com os teus clientes

Neste caso, por onde começar? 📋 A pandemia começa a dar sinais de alguma “normalidade”, e isso inclui reuniões presenciais, desde que mantenhas todas as medidas de segurança (distanciamento, máscaras e desinfecção das mãos).

Poder falar com os teus clientes cara-a-cara tem um valor que não consegues medir, mas que é fundamental para o teu projecto. 👩‍💼👨‍💼 Convenceres os teus potenciais clientes que tu és a pessoa certa para apostar, é sem dúvida mais eficaz frente-a-frente do que numa chamada telefónica. Além de que consegues avaliar as emoções em tempo real, e perceber quais os benefícios do teu produto ou serviço que deves apresentar.

10) Faz crescer as vendas

Já fui falando em diversos pontos, mas depois de tudo o que escrevi, acho que não restam dúvidas. Ao teres um espaço de trabalho fora de casa, terás todas as ferramentas para te motivares a fazer crescer as tuas vendas.

No caso de teres uma equipa, estarem todos “na mesma linha” ajuda ainda mais.

espaço de trabalho

 

Ainda te damos um motivo extra:

Reparaste nos spoilers que te fui dando ao longo do artigo? 😏 Já viste que consegues ter estes 10 motivos no Factory Braga? Motivação, networking, flexibilidade, apoio, uma comunidade diversificada, por exemplo.

Acima de tudo, tens tudo isto numa factura única ao fim do mês, que inclui:

  • Espaços totalmente mobilados;
  • Luz natural no Cowork ☀️;
  • Internet ilimitada, por cabo e wireless;
  • Água, luz, limpeza e condomínio incluídos no mensalidade;
  • Uso das salas de reuniões para 4 ou 8 pessoas;
  • Uso livre da cozinha equipada, para preparar refeições, lanches, entre outros 🍽️;
  • Acesso a uma comunidade diversificada e criativa para apoio sempre que necessário;
  • Apoio administrativo por parte da equipa Factory, recepção e distribuição diária do correio e encomendas, e acompanhamento de clientes para reuniões;
  • Estacionamento gratuito 🚗;
  • Acesso a descontos exclusivos de parceiros: em lavagens de carro, ginásio, massagens, estadias e muitos mais;
  • Acesso 24/7 (opcional no Cowork);
  • Telefone para chamadas internas ☎️;
  • Uso livre da zona de lazer, equipada com TV, Wii, Ping-Pong, Cama-de-Rede, Tiro-ao-alvo e Puffs.

Enfim, o fundamental é que saias de casa! O local que irás escolher irá ser o passo seguinte para conseguires alcançar as metas a que te sugeriste. 🏁 Por fim, se a tua opção for um espaço de Cowork, ainda te facilito mais o trabalho. Deixo-te o meu email, para me dizeres o que procuras e envio-te uma proposta: catarina@factorybraga.com.

Olha eu já a adorar ter notícias tuas…

Inspiração para este artigo.