Não há dúvida que, hoje em dia, qualquer projecto online precisa de ter uma estratégia de conteúdos (o que vão publicar e como) e uma estratégia de marketing de conteúdos (como e onde vão promover esses conteúdos)… Se ainda não têm o vosso plano de conteúdo, estes são 3 bons motivos para começar a pensar seriamente nisso.

image

1. Conteúdo interessante é um dos top 3 motivos que levam alguém a seguir uma marca nas redes sociais

Estar online é seguir as nossas marcas, bloggers e influencers preferidos: queremos saber as últimas novidades, não queremos perder absolutamente nada. Quando não estamos a seguir os nossos favoritos, estamos à procura de outros – semelhantes – para juntar à lista. E porquê? Porque têm algo relevante/especial/diferente/único/útil para comunicar e a forma como o fazem é igualmente cativante. Deste lado, nós queremos ouvir tudo o que nos têm para dizer. São uma fonte motivadora, educativa, inspiradora, de entretenimento… e todos os dias vamos à sua procura online. E desse lado? Como está o estado do vosso conteúdo? Interessante?
2. 70% dos consumidores preferem conhecer uma empresa através de um artigo

Descobrir ou conhecer uma marca através de um anúncio publicitário é quase coisa do passado. Continua a acontecer, mas as estatísticas mostram que do lado do consumidor, este prefere que a introdução seja feita através de um artigo ou blog post… mas atenção! Esse artigo ou blog post não tem necessariamente de ser uma apresentação da empresa – pode ser um conteúdo bem pensado (e provavelmente parte da estratégia de conteúdos da marca) e bem executado (um artigo bem escrito, um vídeo cativante, um infográfico brilhante) que nos faz parar, ler e pensar “Gosto disto!” ou “Que ideia gira!” e de seguida, começar a seguir a marca em tudo quanto é rede social, fazendo um like e uma partilha pelo meio. Bom conteúdo tem este efeito nas pessoas… e não fica por aqui!
3. 85% das marcas consideram que a sua notoriedade aumentou como resultado da estratégia de content marketing
Bom conteúdo gera confiança e confiança gera comunidade e uma comunidade forte que apoia uma marca incondicionalmente, bem… é o sonho de qualquer marca. O produto ou serviço de uma marca será sempre aquilo que o irá distinguir de outra e o que vai atrair clientes mas, para os atrair, é preciso promover esse produto ou serviço. E como é que se faz isso? Com bom conteúdo. E o que é que o cliente ganha com isso? Um produto ou serviço excepcional, uma marca que se preocupa com a sua comunidade, conteúdo regular que tanto pode ser divertido ou útil ou ambos. E o que é que a marca ganha com isso? Tudo!
Copy: Mónica Aragão formadora de Content Marketing: Copywriting & Blogging