Existem mil e um motivos para criar e manter um blog: o facto de ser um meio de comunicação gratuito, com um alcance potencialmente grande e uma das fontes de informação online mais valiosas e credíveis, são apenas algumas razões para finalmente tirar o teu blog da gaveta. Ainda com dúvidas? Os números não enganam!

1. 20% das pesquisas feitas diariamente no Google nunca foram pesquisadas antes.

Tens medo que o teu blog vai ser apenas mais um? Perdido no meio de tantos outros? Se pensares num bom nicho e o apresentares com base num storytelling criativo, que vai gerar conteúdos que todos vão querer ler, então a resposta àquelas duas perguntas iniciais é não e não. Há sempre espaço para bons blogs, alimentados com excelentes conteúdos.

2. 23% do tempo que passamos online é dedicado aos blogs e às redes sociais.

Lemos blogs para nos distrair, actualizar, entreter, aprender, crescer, para descobrir opiniões e experiências sobre isto e aquilo, sobre tudo e mais alguma coisa. Procuramos novos blogs como quem procura um novo livro, série ou restaurante, por isso, põe-te na linha da frente! E, claro, as redes sociais e os blogs andam sempre de mãos dadas porque as primeiras são as maiores e melhores promotoras das segundas.

3. Com 21 a 54 posts publicados, o tráfego de um blog aumenta até 30%.

Um bom primeiro objectivo – e relativamente fácil de concretizar quando se trata de lançar um blog –, é a existência de bom conteúdo que gera tráfego e não a simples existência de mais um blog. Aqui, é a quantidade que efectivamente interessa, até porque os blogs que publicam cerca de 20 posts por mês (5 vezes por semana) têm 5 vezes mais tráfego do que aqueles blogs que publicam apenas 4 posts por mês (1 vez por semana). Toca a escrever!

4. Em geral, apenas 20% dos blog posts têm mais de 750 palavras.

Como acabamos de constatar, no que toca a fazer crescer um blog, a quantidade é efectivamente importante, mas a qualidade é tão ou mais crucial. E escrever 20 posts por mês não significa que têm de ser todos posts com 1000 palavras ou mais. Um post pode ter 750, 500 ou 300 palavras (este é mesmo o limite mínimo aceitável!)… o que interessa é que reflicta o nosso estilo, o nosso tema, o nosso blog, da forma mais criativa e cativante possível. Alguém algum dia disse que a arte de escrever é dizer muito com pouco, por isso, está lançado o desafio!

5. 60% dos utilizadores têm uma ideia mais simpática sobre uma marca/pessoa depois de ler conteúdo original no seu blog.

Na era do content marketing, o conteúdo inovador, exclusivo e genuíno é a ferramenta mais poderosa que uma marca (pessoal ou empresarial) tem para chegar a potenciais clientes e torná-los clientes fieis, que passam a palavra. E os blogs são a plataforma mais fácil e económica para fazer essa magia acontecer. E essa magia traduz-se em números igualmente aliciantes: 90% dos utilizadores dizem que conteúdo original é altamente útil e 78% acredita que as marcas/pessoas que criam este tipo de conteúdo querem criar ligações fortes e duradouras, que se interessam realmente por quem está do outro lado do ecrã. É verdade, não é? Então, usa o teu blog para criares uma comunidade que nunca mais te vai largar!
Autoria: Mónica Rodrigues Aragão, formadora dos cursos:


*Fontes: 1, 2, 3, 4, 5