Imaginas-te como um profissional que faz o seu trabalho de forma independente e que presta serviços a vários empregadores, com os quais não tem vínculo permanente? 🤔

Então, quer dizer que te imaginas como Freelancer 🙋‍♀️

Etimologicamente, freelancer quer dizer “lança livre”. E esse é exatamente o objetivo de quem opta por trabalhar por conta própria: ser mais independente. Livre de lugares e horários fixos, mas comprometido com muita disciplina e organização. Por mais que a independência, a todos os níveis, seja um grande benefício, é preciso delinear muito bem o planeamento financeiro, saber lidar com as instabilidades que surgem e, claro, ter objetivos muito claros de onde desejas chegar. 🚀

Por isso, antes de te lançares numa nova aventura destas, chamamos-te a atenção para 6 aspetos importantes no trabalho de um freelancer:

 

1. Marketing pessoal para trabalhar como freelancer

O marketing pessoal vale muuuito para conquistar clientes, encontrar melhores projetos e poder, lá está, construir uma sólida carreira. Por isso, esquece aquela vergonha que possas ter de valorizar o teu trabalho.
E não te preocupes, há imensas formas de fazeres o teu próprio marketing pessoal. Pode ser pelas redes sociais, nos grupos de amigos…

 

2. Foca-te no que o mercado mais precisa

Enquanto freelancer não deves apenas fazer aquilo que mais gostas. É preciso que haja uma real demanda da sociedade para esse serviço ou produto, caso contrário podes não conseguir angariar clientes.

 

3. Organização e rotina ajudam a chegar mais longe

Outra coisa muito importante na vida de freelancer é organização!
Lembra-te que precisas de gerir clientes, projetos, fluxos financeiros, prazos… É tanta coisa que, se não aprenderes realmente a ser organizado, vai ser difícil fazer crescer a carreira. E para um ambiente tranquilo temos a solução: os nossos espaços.

 

4. Um freelancer constrói a sua vida profissional em torno da sua vida pessoal e não o contrário

Quando temos um trabalho das 9h às 18h, tendemos a construir a nossa vida em torno da vida profissional, encaixando as questões pessoais, sociais e familiares nos espaços de tempo que sobram.
Enquanto freelancer, a gestão do tempo é feita de acordo com a nossa vida pessoal no global. Dependendo dos objetivos de cada o trabalho, este assumirá um papel de maior ou menor relevância, ocupando mais ou menos tempo.

 

5. Lidar com as instabilidades

Mais cedo ou mais tarde elas vão chegar, e é preciso saber lidar com esse desafio para evitar que a ansiedade tome conta da tua rotina.
As instabilidades normalmente vêm quando há desistências ou adiamentos por parte dos clientes, ou ainda quando estás à procura de novos clientes, mas com dificuldade de negociar com eles.
Nesse momento, é normal que te sintas desanimado/a e meio perdido/a. Por isso, o planeamento financeiro e os teus objetivos devem existir como uma forma de gerar mais segurança e ajudar a passar por esses momentos de turbulência.

 

6. Aprende a precificar corretamente

Este é um dos tópicos que mais gera dúvidas para freelancers iniciantes. Há alguns fatores que são essenciais para ajudar nesse cálculo e evitar uma desvalorização do seu trabalho.
São eles:
* custos que terás para desenvolver o teu serviço;
* valor da hora trabalhada;
* planeamento financeiro — onde estás e onde desejas chegar;
* qualidade do trabalho — já tens muita experiência ou ainda estás a aprender?
* pesquisa de mercado — quanto é que os teus concorrentes cobram pelo mesmo serviço?

 

Se sentes que estás mais que preparado/a para enfrentar um desafio como este, o Factory tem a ajuda perfeita para ti! O Curso Como ser Freelancer arranca já este mês de Setembro e promete ser uma mega ajuda na tua carreira 🚀

Agarra esta opotunidade!