O sonho de todos os negócios do mundo digital é ocupar o primeiro lugar nas pesquisas do Google e para perceber quais as melhores estratégias para travar esta batalha, decidi inscrever-me no curso de SEO do Factory.
VER TAMBÉM: 6 REGRAS DE OURO PARA O CRESCIMENTO ORGÂNICO DO SITE
Esta é uma conquista muito importante, que não acontece da noite para o dia.
Ainda não existe uma fórmula mágica para conseguir tal efeito, mas existem um conjunto de ferramentas que podem contribuir para que tal aconteça:
- Título Google-friendly
Quando falamos em SEO, um título, não está diretamente ligado ao título do conteúdo (ex.: um artigo do blog) ou de uma página.
O SEO tem como intuito otimizar as pesquisas nos motores de busca, facilitando a comunicação entre a página e o utilizador. O título deverá estar atrelado ao código fonte do website. Quando esse elemento é identificado pelo Google, “automaticamente” será exibido nos resultados de pesquisa.
Outros apontamentos importantes:
- Devemos formular títulos com poucas palavras, dessa forma, as palavras-chave ganham mais valor;
- Os slogans devem ser evitados;
- Sempre que possível, devemos utilizar as palavras-chave principais no início do título.
- Meta-description
De certeza que já te aconteceu, durante uma pesquisa no Google, nenhum dos resultados apresentar uma descrição concisa do que procuravas.
A falta de uma descrição introdutória é um problema que, de modo geral, afeta a experiência de navegação do utilizador, não transmitindo, assim, nenhuma segurança que impulsione o clique.
Este ponto não tem uma influencia direta com o SEO, mas caso o teu negócio suba no ranking do Google, é necessário que este esteja apelativo e bem identificado.
- Imagens
O Google ainda não permite que seja feito um scan automático ao copy contido nas imagens.
A solução encontra-se nos textos, na parte descritiva que é responsável por fornecer uma descrição sobre as imagens, enviando toda a informação que o indexador necessita para fazer correspondências com os termos pesquisados.
Outros apontamentos importantes sobre as estratégias de SEO – sempre que possível, devemos preencher:
- Nome do arquivo;
- Contexto em que a imagem é inserida;
- Texto alternativo
VER TAMBÉM: CURSO SEO: OTIMIZAÇÃO PARA MOTORES DE BUSCA
- Cabeçalhos
Os cabeçalhos do texto – ou em termos de programação os headings – são aplicados à estrutura do código de fonte da página. Estes indicam o conteúdo do website que deverá ser prioritário.
Num artigo de blog, é comum que a estrutura seja formada por 3 ou 4 escalas de prioridade – os chamados <h1>, <h2>,<h3>,…- o título deve ser colocado como prioridade alta, ou seja, deverá ser um H1, enquanto os subtítulos que se referem diretamente ao tema principal devem ser colocados conforme as escalas seguintes.
- Mobile
Um website eficiente em mobile é já uma condição obrigatória para quem investe numa estratégia de SEO, há algum tempo.
A diferença é que, agora, o Google considera a versão do website em mobile, como a estrutura real do mesmo.
- Backlinks
Os backlinks são links posicionados estrategicamente ao longo de um texto para guiar o leitor até outra página do blog ou website que tenha um conteúdo relevante ao que está a ler.
O objetivo principal é expandir o conhecimento do leitor e, ao mesmo tempo, gerar tráfego de qualidade para o website.
Os backlinks são importantes para alguns motores de pesquisa, especialmente para o Google que dá mais créditos a websites que têm um bom número de backlinks de qualidade, considerando o website mais importantes que os outros nas páginas de resultados.
- URL personalizado
O URL é uma região importantíssima para o algoritmo do Google.
A palavra-chave deverá fazer parte do URL para que a tua página ganhe notoriedade em relação àquela palavra.
Colocar a marca antes do .pt ou .com é importante, porém nos restantes URLs da página é necessário explorar a palavra-chave mais relevantes para a página.
VER TAMBÉM: 6 REGRAS DE OURO PARA O CRESCIMENTO ORGÂNICO DO SITE
Artigo escrito por Teresa Silva, formanda do curso de Seo: Search Engine Optimization.