O sonho de todos os negócios do mundo digital é ocupar o primeiro lugar nas pesquisas do Google e para perceber quais as melhores estratégias para travar esta batalha, decidi inscrever-me no curso de SEO do Factory.
VER TAMBÉM: 6 REGRAS DE OURO PARA O CRESCIMENTO ORGÂNICO DO SITE
Esta é uma conquista muito importante, que não acontece da noite para o dia.
Ainda não existe uma fórmula mágica para conseguir tal efeito, mas existem um conjunto de ferramentas que podem contribuir para que tal aconteça:

  1. Título Google-friendly

Quando falamos em SEO, um título, não está diretamente ligado ao título do conteúdo (ex.: um artigo do blog) ou de uma página.

O SEO tem como intuito otimizar as pesquisas nos motores de busca, facilitando a comunicação entre a página e o utilizador. O título deverá estar atrelado ao código fonte do website. Quando esse elemento é identificado pelo Google, “automaticamente” será exibido nos resultados de pesquisa.
Outros apontamentos importantes:

  • Devemos formular títulos com poucas palavras, dessa forma, as palavras-chave ganham mais valor;
  • Os slogans devem ser evitados;
  • Sempre que possível, devemos utilizar as palavras-chave principais no início do título.
  1. Meta-description

De certeza que já te aconteceu, durante uma pesquisa no Google, nenhum dos resultados apresentar uma descrição concisa do que procuravas.
A falta de uma descrição introdutória é um problema que, de modo geral, afeta a experiência de navegação do utilizador, não transmitindo, assim, nenhuma segurança que impulsione o clique.

Este ponto não tem uma influencia direta com o SEO, mas caso o teu negócio suba no ranking do Google, é necessário que este esteja apelativo e bem identificado.

  1. Imagens

O Google ainda não permite que seja feito um scan automático ao copy contido nas imagens.

A solução encontra-se nos textos, na parte descritiva que é responsável por fornecer uma descrição sobre as imagens, enviando toda a informação que o indexador necessita para fazer correspondências com os termos pesquisados.
Outros apontamentos importantes sobre as estratégias de SEO – sempre que possível, devemos preencher:

  • Nome do arquivo;
  • Contexto em que a imagem é inserida;
  • Texto alternativo

VER TAMBÉM: CURSO SEO: OTIMIZAÇÃO PARA MOTORES DE BUSCA

  1. Cabeçalhos

Os cabeçalhos do texto – ou em termos de programação os headings – são aplicados à estrutura do código de fonte da página. Estes indicam o conteúdo do website que deverá ser prioritário.

Num artigo de blog, é comum que a estrutura seja formada por 3 ou 4 escalas de prioridade – os chamados <h1>, <h2>,<h3>,…- o título deve ser colocado como prioridade alta, ou seja, deverá ser um H1, enquanto os subtítulos que se referem diretamente ao tema principal devem ser colocados conforme as escalas seguintes.

  1. Mobile

Um website eficiente em mobile é já uma condição obrigatória para quem investe numa estratégia de SEO, há algum tempo.

A diferença é que, agora, o Google considera a versão do website em mobile, como a estrutura real do mesmo.

  1. Backlinks

Os backlinks são links posicionados estrategicamente ao longo de um texto para guiar o leitor até outra página do blog ou website que tenha um conteúdo relevante ao que está a ler.

O objetivo principal é expandir o conhecimento do leitor e, ao mesmo tempo, gerar tráfego de qualidade para o website.
Os backlinks são importantes para alguns motores de pesquisa, especialmente para o Google que dá mais créditos a websites que têm um bom número de backlinks de qualidade, considerando o website mais importantes que os outros nas páginas de resultados.

  1. URL personalizado

O URL é uma região importantíssima para o algoritmo do Google.

A palavra-chave deverá fazer parte do URL para que a tua página ganhe notoriedade em relação àquela palavra.
Colocar a marca antes do .pt ou .com é importante, porém nos restantes URLs da página é necessário explorar a palavra-chave mais relevantes para a página.
VER TAMBÉM: 6 REGRAS DE OURO PARA O CRESCIMENTO ORGÂNICO DO SITE
Artigo escrito por Teresa Silva, formanda do curso de Seo: Search Engine Optimization.