8 Redes Sociais: o futuro é já hoje!

A verdade é que o mundo digital evolui a cada segundo que passa, e é por isso fundamental estar sempre a par das alterações que acontecem regularmente nas redes sociais.

É inquestionável que o Facebook e o Instagram são as redes sociais que dominam os dias de hoje em Portugal, seguidos pelo WhatsApp, Youtube e Linkedin (fonte: Executive Digest). Mas existem muitas mais opções para onde podes direccionar os teus projectos e chegar de forma mais rápida e certeira ao teu público-alvo.

O sucesso do Marketing Digital depende cada dia mais da segmentação. Por isso, encontrar o nicho de mercado e alinhar a comunicação com o perfil das personas (público-alvo) é indispensável. Ao sair das grandes plataformas e investir nas redes sociais de nicho, uma marca deve trabalhar as suas mensagens de acordo com as expectativas da audiência. Mais do que exibir produtos ou serviços, é importante compreender que, para ter relevância dentro de uma comunidade, é preciso ser parte da mesma.

Depois da expansão do comércio e da formação de um mercado global, o local volta a ganhar espaço. Mais do que comunicar e vender para todos, chegou a hora de apostar nos pequenos detalhes e nas características que dão exclusividade ao teu produto ou serviço. Os melhores canais? As redes sociais de nicho, com um público altamente especializado e, por isso, com uma maior tendência à fidelidade.

Então, já estás convencido? Descobre no artigo da Quartz algumas excelentes sugestões de redes sociais do futuro:

 

  1. Vero

    A rede social que promete “destronar” o Facebook e o Instagram! Podes partilhar fotografias e conteúdos, permitindo-te criar colecções de acordo com os temas que te apaixonam – música, livros, filmes, séries de televisão, entre muitos outros. E a partilha é direccionada para quem quiseres – amigos chegados, conhecidos e seguidores. O que esta rede promete é não ter anúncios no seu feed, assentando o seu modelo de negócio em comissões sobre a venda de produtos e serviços na app.

  2. Mastodon.social

    Mas, qual o seu objectivo? Ser o próximo Twitter! Uma das principais características é ser open source, e por isso não é gerida por uma única empresa (lembram-se do fiasco recente do Facebook, acerca da partilha dos dados pessoais? Esta rede social garante que isso não acontece!). Tens a possibilidade de criar uma comunidade, o que te permite comunicar de forma mais direccionada em até 500 caracteres.
    ..

  3. TikTok

    Pois é, uma rede social que está a conquistar os mais novos: adolescentes e jovens adultos. Confesso que o nome faz-me lembrar a música da Kesha 🙈só que não! É uma app, onde podes criar vídeos divertidos, recorrendo ao lip-sync, e partilhar com a tua rede. Os vídeos são curtos e podes usar filtros semelhantes aos do Snapchat. Conta com mais de 500 milhões de utilizadores activos por mês. Com o algoritmo do Facebook e Instagram sempre a mudar, a par das constantes mudanças nestas redes, como o  desaparecimento do número de likes no Instagram, o TikkTok surge como uma alternativa. Uma rede que está a conquistar cada vez mais utilizadores e que constitui uma oportunidade estratégica para os digital marketers. Algumas marcas já marcam presença na app.

    redes sociais do futuro

  4. Reddit

    Já no mercado há mais tempo, esta plataforma permite a criação de um sentido de comunidade bastante forte. Neste “fórum” online, qualquer utilizador pode interagir e participar na discussão de diversos temas. Uma excelente rede para explorares e conheceres melhor o público-alvo da tua empresa.
    redes sociais do futuro

  5. Steemit 

    Uma plataforma alternativa ao Reddit que envolve criptomoeda. A grande diferença está na forma de “recompensar” as publicações com maior engagement. Enquanto que o Reddit garante um local de destaque no topo do feed, o Steemit oferece moedas “Steem”.
    A plataforma contém uma barra lateral com o valor, em tempo real, da criptomoeda, comparando-a com outras importantes como Bitcoin.
    Apesar de ainda ter poucos utilizadores, é uma óptima oportunidade para as empresas que vendem produtos ou serviços, em troca de criptomoedas.
    redes sociais do futuro

  6. Telegram

    Quem é da era do mIRC? Podes enviar mensagens, partilhar fotografias, vídeos, ficheiros e criar grupos de até 100.000 pessoas. Tens também a opção de criar canais para audiências ilimitadas. É como uma combinação de email com SMS! Todas as comunicações são encriptadas, 100% seguras e confidenciais. Uma curiosidade? Esta rede social quer criar a sua própria criptomoeda. Por isso, levantou 1,7 mil milhões de dólares naquela que é já a maior oferta inicial de moeda de sempre!
    .Telegram.

  7. Discord

    Apesar de ser um chat de voz e texto principalmente direccionado para jogadores on-line, promete ser um excelente substituto do Skype. Poderás entrar em servidores já existentes ou criar o teu próprio. Uma forma de comunicar com uma rede de pessoas com as mesmas paixões que as tuas!
    .
    discord.

  8. Houseparty

    Então, esta é a app permite criar videochats de até 8 pessoas ao mesmo tempo! Cada utilizador cria a sua conta e pode associar à sua lista de contactos amigos das outras redes sociais e amigos de amigos. Mas, juntar 8 pessoas numa conversação é mesmo uma verdadeira festa!
    .Houseparty

.

Mas, a verdade é que este artigo poderia ser interminável. Afinal, todos os dias surgem novas redes sociais que te permitem comunicar com o mundo! As sugestões pela world wide web são infindáveis, mas nós ajudamos-te a mostrar o caminho…

Em Novembro, arranca o curso de Redes Sociais com os formadores Luís Guimarães, Cátia Costa, Graziela Leite e Sofia Oliveira.
Durante 19h, vais definir e implementar um plano estratégico para: Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube e Twitter e decidir quais as mais adequadas ao teu negócio. Qual o público alvo de cada rede social. Que tipo de conteúdo e em que formato deves publicar. Boas práticas para gestão de redes sociais, funcionalidades de cada rede e ainda métricas para avaliar o desempenho. São alguns dos tópicos que serão abordados.

Fonte:
Entrepreneur.com
Hubspot