Voltamos à nossa nova rubrica: A caneta laranja é tua 🙌 Abrimos o nosso blogue para que formandos e coworkers possam partilhar a sua história ou a sua marca.
Queres escrever um artigo para o blogue do Factory? Envia email para academy@factorybraga.com, teremos todo o gosto em partilhar o teu talento ou a tua marca 😊
Desta vez, temos o João Correia que trabalha como videógrafo e acompanha o Factory praticamente, desde que nascemos.
Vamos à sua história?
“Olá!
Sou o João Correia. Há 10 anos que trabalho como videógrafo, e honestamente, não me imagino a fazer algo diferente.
Mas nem sempre me imaginei a realizar filmes, produzir documentários, ou criar conteúdos animados para redes sociais. Sempre senti ser um sonho distante, que só poderia ser feito nas grandes cidades, com uma equipa gigante, e com um percurso de carreira dependente de outros.Em 2008, lançava a Canon uma câmara chamada 5D MkII. Pode não vos dizer nada se não trabalharem na área, mas foi a câmara que mudou por completo o panorama de criação de vídeo no mundo inteiro!
Não era de todo impossível criar conteúdo de vídeo de alta qualidade até então, muito pelo contrário, mas fazê-lo com uma câmara digital (quase) ao mesmo nível, por uma fracção do preço? Esqueçam!
Quando a Canon 5D MkIII foi lançada em 2012, a precursora da câmara que mudou as DSLRs para sempre, estava já em pré-produção para aquele que seria o meu primeiro documentário: X.TO
Acabei por financiar o filme com o apoio da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (ADXTUR), e por Crowdfunding na plataforma PPL, acabando por ser um dos primeiros filmes em Portugal a ser financiado via Crowdfunding.
Quase 10 anos depois do lançamento deste documentário, após ter passado por uma produtora (Other Features), trabalhado durante um ano na Suécia a produzir videoclips para artistas locais, regressado a Portugal para abraçar um desafio na agência digital Wingman a produzir conteúdos (vídeo e animação) para redes sociais, voltei ao ponto de partida, como freelancer, mas desta vez, com 10 anos de experiência por detrás.
Os tempos mudam, as câmaras mudam, o crowdfunding muda, mas o espírito inabalável de criar filmes e vídeos para contar histórias que merecem ser contadas continua aqui.
Como conheci o Factory?
Não me recordo em que ano foi (talvez 2012), mas lembro-me perfeitamente que o Miguel Gonçalves tinha lançado o “So You Think You Can Pitch” com o Factory e a Spark Agency. Fiz um pitch para financiar a criação de uma produtora de vídeo, e acabei a contar piadas sobre galinhas ao Miguel.
Desde então, acompanho sempre o trabalho desenvolvido na Factory e também as empresas que habitam o espaço.
Mas a questão é: como é que criamos conteúdos impactantes e relevantes para as nossas marcas, os nossos produtos, os nossos colaboradores?
É fácil. Enviem-me um e-mail (jptcorreia@gmail.com), e deixem-me contar a vossa história.
Podia falar sobre o trabalho que tenho vindo a desenvolver, mas sinto que é mais fácil deixar este vídeo falar por mim: https://www.youtube.com/
Se passarem por Viana do Castelo não se esqueçam de dar um Olá!”