Decidi terminar o mês de Maio com uma visita a Amesterdão, uma cidade que já conhecia e que tinha ficado sempre com vontade de voltar. Não vou falar do timing da viagem, que calhou mesmo em cima da final da Taça Challenge, em que o ABC se sagrou campeão, e nem vou dizer que não vi ao vivo o final da Taça de Portugal, em que o meu Braga levantou o caneco 50 anos depois! É melhor não ir por aí, para não deprimir 🙂
A minha viagem começou bem – uma visita ao museu MOCO (Modern Contemporary Museum), que abriu há cerca de 2 meses, e conta com uma exposição que junta Banksy e Andy Warhol. Sou grande admiradora dos dois: Banksy é um street artist que permanece no anonimato, e cujos trabalhos surpreendem um pouco por todo o Mundo! Andy Warhol é pop art ao mais alto nível, e foi uma das inspirações para a criação do Factory Braga.

As ruas de Amesterdão estão sempre apinhadas de jovens turistas, despedidas de solteiro e bicicletas. É uma cidade cosmopolita, em que a natureza está mesmo ali ao lado, com o pulmão Vondelpark e com os canais que tornam esta cidade mágica!
Imprescindível é uma visita ao Rijksmuseum, um dos melhores museus do Mundo, onde é possível admirar trabalhos de Rembrandt (A Ronda Noturna), Vermeer (A Leiteira), Van Gogh (do outro lado da praça há um museu dedicado exclusivamente a este pintor), e tantos outros que não são conhecidos, mas cujo talento é reconhecido neste espaço dedicado a verdadeiros artistas. E aquela biblioteca? Nem tenho palavras para descrever como é rica.

Uma visita quase obrigatória é à casa-museu Anne Frank. É arrepiante pensar como uma família e amigos viveram naquele espaço durante 2 anos, para depois serem descobertos e morrerem em campos de concentração, pouco antes da guerra acabar. E mais arrepiante ainda é pensar que ainda hoje se vive num constante holocausto, onde vidas são ceifadas de forma injusta todos os dias.
Para desanuviar de tanta negatividade, nada melhor do que um passeio de barco pelos canais de Amesterdão, para apreciar esta cidade.
E claro que ainda festejei no meio da rua a vitória do meu enorme Braga! 🙂

Estou ansiosa pela próxima viagem 🙂
Copy: Catarina Sousa