Nos últimos 4 dias estivemos na incrível cidade de Barcelona. Organizámos esta viagem no âmbito do Desafio Escolas Empreendedoras do IN.AVE e foram connosco os estudantes do secundário que ganharam esse concurso. O que encontrámos foi um conjunto de pessoas incríveis, comprometidas com a causa do empreendedorismo e ávidas de fazer a diferença.
Conhecemos a Eva que nos apresentou o MOB – Makers of Barcelona e o FabCafe, um espaço incrível de coworking e criatividade. São um dos centros da comunidade de empreendedorismo da capital catalã, com um ambiente marcadamente informal e colaborativo.
O Julián e a Natalia deram-nos a conhecer a Wayra, uma incubadora e aceleradora ligada à fortíssima marca da Telefonica. Com 13 espaços espalhados pelo mundo, são um dos grandes players internacionais no apoio a projectos empreendedores, especialmente os ligados à tecnologia.
O Marc apresentou-nos a Barcelona Activa, uma iniciativa da Câmara Municipal de Barcelona que trabalha as questões do emprego e empreendedorismo de uma forma exemplar e com excelentes resultados, há quase 30 anos.
A Giada mostrou-nos a Valkiria Hub Space, um espaço de cowork e eventos focado no empreendedorismo no feminino, aberto há 3 meses, mas já com uma comunidade muito interessante. Isto para não falar da incrível experiência de café que tivemos lá, proporcionada pelo onna!
O Jesus e o Eric receberam-nos no Impact Hub Barcelona, um espaço de cowork dedicado a projectos de inovação social. Presentearam-nos mesmo com uma profícua conversa sobre o que é isto da inovação e economia social e como podemos fazer o nosso trabalho também em prol dos outros. Saímos de lá de boca aberta!
Finalmente, o Josep e o Toni acederam a encontrar-se connosco e dar-nos a conhecer um pouco do seu trabalho na Barcelona Loves Entrepreneurs, uma associação criada para ajudar a unir todos os que têm lutado pela comunidade empreendedora da cidade de Barcelona e pôr toda a gente a remar no mesmo sentido.
Com tudo isto, e porque estávamos em Barcelona, ainda tivemos tempo de visitar algumas das atracções turísticas mais relevantes, como as Ramblas, o Parque Güell, o Museu Picasso, o Museu de Design e a La Pedrera.
No final, fica a ideia de que em Portugal ainda há um caminho longo a percorrer, e o nosso trabalho de 3 anos na promoção e gestão de uma comunidade empreendedora na região, que começa agora a dar frutos, tem de continuar!
É por isso que faz tanto sentido o trabalho que tem vindo a ser construído no IN.AVE, cujo impacto tentámos também transmitir em Barcelona.
Estamos no caminho certo, mas não podemos acomodar-nos! A verdade é que a comunidade empreendedora de Barcelona se depara com dificuldades muito parecidas com as nossas, e, por esse motivo, é tão importante que estabeleçamos cada vez mais pontes com o ecossistema catalão e aprendamos com a experiência deles.
Barcelona é, sem dúvida, um exemplo a seguir! O Eric Hauck do Impact Hub dizia-nos que na cidade catalã estão a florescer dois negócios: os espaços de cowork e os clubes de fumadores de marijuana! Gosto de pensar que nós pertencemos ao grupo dos mais lunáticos e arrojados 🙂
Copy by Luís Nuno Barbosa