Ah, a Black Friday! Os produtos que mais queremos em promoção, infinitas opções e a correria para comprar o último artigo disponível. Este é o lado do cliente. Mas cá no Factory, a nossa Black Friday – ou BlackFY – para o íntimos, foi um tanto diferente.
Depois de atribuir os descontos, criar a identidade visual e lançar a campanha, os resultados foram óptimos. Entretanto, todo bom marketer sabe que este não é o fim de uma campanha. O próximo passo foi avaliar as ações, encontrar o que correu bem para replicar e, ainda, o que correu mal. Afinal, ninguém quer cometer o mesmo erro duas vezes, certo?
Enfim, vamos começar pelo nosso top 3 positivo:
- FOMO: o Fear Of Missing Out é a estratégia de criar um sentimento de urgência e medo de perder algo relevante para acelerar o processo de compra. Assim, ao fazer uso de uma landing page para captar e-mails e, posteriormente, enviar de forma exclusiva os descontos para os inscritos, conseguimos captar leads e trabalhar cada etapa do funil com o conteúdo apropriado.
- Planeamento e calendarização: Alinhar e cronometrar cada etapa, para que as ações alcancem os objectivos estipulados foram determinantes para o sucesso da campanha. Desta forma, a comunicação foi direcionada, personalizada e tivemos o controlo sobre cada ação.
- Publicidade Online: a Black Friday é uma das épocas mais importantes para o comércio. Por isso, é normal que o bidding seja mais concorrido e, consequentemente, os custos por resultado sejam mais elevados. Para contornar a situação, optamos por dividir a campanha em duas etapas. Utilizamos os Ads apenas no lançamento da campanha e, assim, evitamos o período de maior concorrência. Queres aprender a colocar em prática estratégias como esta? O curso de Marketing Digital é perfeito para ti!
E agora, as lições aprendidas:
- Incluir um campo para o preenchimento do número de telemóvel no formulário de contacto: numa campanha tão curta, o contacto directo faz toda a diferença entre concluir uma venda durante o período do desconto ou não.
- Apostar no resend de e-mails: caixas de entrada cheias podem ser um dos desafios a serem vencidos durante a Black Friday. Afinal, todas as marcas, assim como o Factory, apostaram nos e-mails para divulgar as novidades. Por isso, o resend para contactos que não abriram um primeiro e-mail pode ser uma solução para aumentar, na totalidade da campanha, a taxa de abertura. Sabe mais sobre e-mail e automações no módulo E-mail Marketing, do curso de Marketing Digital!
- Optimizar o tracking: fazer o tracking minucioso de uma campanha não só facilita o contacto comercial com as leads. A solução também permite uma melhor avaliação das ações e, consequentemente, insights pertinentes para as próximas campanhas.
Enfim, com as lições aprendidas, já estamos a preparar a próxima BlackFY. Enquanto a campanha não chega, fica a conhecer alguns dos cursos que serão abrangidos pela campanha na nossa agenda!