O LinkedIn é uma rede social especial e muito eficaz quando bem usada.
Quando estava a estudar no Instituto Politécnico de Viana do Castelo estive presente numa Dínamite Session com o Pedro Caramez. Como orador é uma pessoa extremamente dinâmica, divertida e que deixa a plateia cheia de energia. Durante a masterclass, o Pedro falou sobre o rápido crescimento do LinkedIn e como estava a mudar o mundo do recrutamento. Poucas horas depois eu estava a actualizar o meu perfil e comecei a estabelecer conexões de valor, que ainda mantenho hoje.
Por sorte, só no ano passado é que tive que me adaptar e começar a procurar trabalho no LinkedIn, mas ainda hoje me recordo da visão e percepção do Pedro sobre esta rede social.
Rapidamente descobri que as pessoas não te seguem no LinkedIn porque temos um ar cool, ou partilhas um interesse futebolístico em comum. A conexão tem que ter algum valor profissional, principalmente que partilhem algum tipo de informação nas áreas profissionais que se interligam.
Além disso, tens que adapatar o teu discurso ao empregador. Não vais falar de laranjas a quem apenas quer saber sobre bananas.
Durante este processo actualizei toda a minha informação para ser mais coerente, para transmitir informações que realmente fizessem sentido para quem fosse visitar o meu perfil. Escrevi artigos no Medium, mas rapidamente troquei para o LinkedIn porque tem mais impacto, também partilhei e troquei informações nos vários grupos em que estou inserido. Pouco tempo depois, a minha rede de contactos começou a florescer. Vários pedidos de amizade e mais do dobro de visitas ao perfil, passados apenas dois dias fui contactado por dois recrutadores com ofertas de emprego da área de Marketing Digital.
Comecei a perceber o valor intrínseco no LinkedIn e que realmente existe um mercado muito grande por detrás desta plataforma. Se não tivesse sido aquela Masterclass com Pedro Caramez, não teria provavelmente adquirido conhecimento de como utilizar de forma tão eficaz esta rede social.
Espero por ti na Masterclass de LinkedIn e outros meios digitais? Até já!