Já sabemos que no que toca ao online, o conteúdo é rei e rainha, príncipe e princesa. No fundo, é a corte toda… Mas manter os conteúdos de todas as nossas plataformas digitais actualizadas não é tarefa fácil. Entre redes sociais (que já são mais do que muitas!), o blog, a newsletter e o email marketing, é preciso contar histórias criativas que se destacam todos os dias. Haja criatividade, não é verdade? Entretanto, se a ideia de te sentar em frente ao PC perante uma folha de Word em branco te deixa sem ideias, inspira-te nestas sugestões e faz um refresh aos teus conteúdos.

Ouve os teus seguidores.

Quando é que foi a última vez que realmente prestaste atenção aos comentários e mensagens privadas que os teus seguidores te deixam nas redes sociais com perguntas sobre isto ou aquilo? A querer saber mais sobre ti e o teu projecto ou marca? E as dúvidas que tens recebido via email? E então, o que tens feito com essa informação valiosa? Caso não tenhas percebido ainda, os utilizadores são uma fonte inesgotável de ideias para conteúdos – analisa todo esse feedback, faz uma lista de assuntos recorrentes ou tópicos interessantes. Vê quais são os conteúdos que podes criar com tudo isso: Um FAQ? Um tutorial? Um blog post? Um conjunto de Stories? Se calhar, até consegues preparar um de cada…

Em vez de criar conteúdos, documenta.

Não é segredo para ninguém que os conteúdos mais procurados, “likados” e partilhados online são aqueles que nos contam histórias reais. Ou seja, aqueles que nos mostram pessoas genuínas, que abordam assuntos autênticos. Então, e se documentasses um dia na tua vida nos Stories ou se mostrasses os bastidores da tua marca ou o teu processo criativo ou em que te inspiras enquanto influencer ou se fizesses uma reportagem na rua ou… Já percebeste, certo?

Estuda casos de sucesso.

Mais do que estudar a concorrência (e a sua estratégia de marketing de conteúdos), é igualmente importante estudar quem trabalha e cria conteúdos como ninguém. Sim, aquelas marcas que estão constantemente a surpreender! Quer no Facebook ou no Instagram, quer através da sua estratégia de email marketing. A comunicação de uma marca salta à vista e mexe contigo? Segue-a em tudo quanto é sítio e vê como se faz. Mal possas, põe os olhos nos conteúdos que estas marcas andam a produzir e inspira-te: IKEA, Licor Beirão, Control Portugal, Lidl, Super Bock

Artigo escrito por Mónica Aragão

A criar conteúdos

Queres investir na tua carreira e descobrir mais sobre a criação de conteúdos?
As últimas vagas da 7ª edição do curso de Content Marketing, com a Mónica Aragão, estão abertas. Garante já o teu lugar e transforma a tua carreira no Factory!