Recentemente, o Factory Braga lançou o Cool Tools, um site colaborativo em que é possível encontrar e partilhar as melhores ferramentas de programação, produtividade, gestão e aprendizagem.

A tecnologia está cada vez mais entrosada na nossa vida quotidiana, pela constante utilização de smartphones e outras gadgets, pelo que é importante colocar tais recursos ao nosso serviço, de modo a optimizar não só o tempo mas sobretudo a nossa atenção.

Das Cool Tools já existentes no site, são estas as minhas favoritas e que mais utilizo. Mas acredito que com a tua colaboração, em breve terei muitas mais para descobrir!

SLACK
O Slack é uma das nossas ferramentas favoritas cá no Factory Braga.
A utilização é muito simples e intuitiva: a equipa conversa e partilha documentos em tópicos específicos, reduzindo a troca de e-mails e concentrando a informação.
Simplificando ainda mais, é como estar nos chat rooms ou channels do mIRC. Lembras-te?

TOGGL
À primeira vista, o Toggl é uma ferramenta específica para freelancers, pois permite o controlo do tempo de tarefas e projectos, o que facilita o cálculo e respectiva facturação.
Gosto muito de a usar, pois permite-me saber com precisão onde estou a “desperdiçar” tempo e que actividades deverei optimizar. A gestão do tempo é um problema sério para muitos, mas esta ferramenta pode ser um primeiro passo para a recuperação.

image

CODECADEMY
A programação é a linguagem do futuro, disso não temos dúvidas. Aliás, não é mero acaso que a nossa Catarina tenha candidatado ao Orçamento Participativo de Braga um projecto para a criação de um Mini Clube de Programação.
No Codecademy é possível aprender o essencial, em projectos de curta duração e de resultados imediatos. Para alguém que vem das ciências humanas, está a ser a descoberta de todo um leque de novas possibilidades.

Para conheceres estas Tools e muitas mais – e, claro, partilhares as tuas favoritas – só tens de aceder a http://cooltools.factorybraga.com/.

Copy: Isabel Leirós