O Curso de Marketing Digital é a formação mais procurada no Factory. Por isso, ganhou um artigo no blog só para ele!
Afinal, é uma formação completa, que alia a teoria à prática. Ah, e ainda oferece as bases para descobrires qual é a área do Marketing Digital na qual queres especializar-te.

Por isso, que desconstruímos e explicamos cada módulo da formação em detalhe. Desta forma, vais ficar a perceber como podes fazer crescer as tuas competências nesta área.

– Introdução ao Marketing Digital

Esta é a primeira sessão do Curso de Marketing Digital. Fácil de perceber porquê, certo? É nela que vais dar os primeiros passos para criar e estruturar uma estratégia de marketing digital para a tua empresa ou projeto. Por exemplo, já conheces as tuas personas? Estas são, de forma resumida, os teus clientes ideais representados de forma fictícia. E são importantes porque vão orientar todas as tuas futuras decisões. Assim que as identificares, vais conseguir direcionar a tua comunicação de acordo com as suas necessidades.
No decorrer deste módulo, com a ajuda do formador Luís Guimarães, vais construir as personas para o teu negócio ou projeto, e fazer crescer os teus resultados.

– Growth Hacking

Agora que já conheces as tuas personas, está na hora de desenhar o funil de marketing. Mas então, em que é que consiste?
É um mapa que descreve a jornada do consumidor com a tua marca. Já certamente ouviste falar de aquisição, nutrição e conversão. Estas são as 3 fases base de um funil de marketing. No entanto, neste módulo do curso de Marketing Digital falamos do Funil AARRR, o conhecido Funil Pirata.
A cada etapa corresponde a uma estratégia diferente, com ações específicas e formas de avaliar o seu sucesso. Este é o desafio desta sessão! Com o Pedro Talaia, vais construir o funil para o teu projecto, atribuir ações para cada etapa, com base nas personas, e aprender a medir o impacto dessas ações.

– Produção de Conteúdos e Storytelling
Já todos assistimos a algum (ou até muitos!) filmes em que acabamos por nos identificar com a história e chegamos a sentir as dores de algumas personagens, certo? No fim, o que significa é que a história foi bem contada. E, sempre que isso acontece, conseguimos captar a atenção e a empatia dos clientes pela nossa marca. É aí que começa o caminho para uma relação duradoura!
Então, agora que já conheces as tuas personas e que já construiste o funil, podes começar a desenvolver conteúdo adequado para elas, de acordo com a etapa da jornada em que está.
Em que tom devo comunicar para a persona Rita, que se encontra na fase de aquisição? Que tipo de conteúdo procura a persona Abel na fase da activação? Com uma comunicação direcionada vais conseguir fazer crescer os teus resultados e optimizar os teus recursos.

– Email Marketing

Continuas a achar que o email marketing está morto? Se sim, posso garantir-te o contrário!
Este é um dos melhores canais de comunicação para manter relações longas e duradouras com os teus clientes, para além de registar altas taxas de conversão.
Com o email marketing consegues enviar conteúdo segmentado para cada uma das tuas personas, de acordo com a fase do funil em que ela se encontra e as suas necessidades específicas. É desta forma que vais conseguir aumentar as tuas taxas de conversão.
Como já referido em cima, cada persona procura conteúdos específicos nas diferentes etapas da sua jornada com a tua marca. O truque é conseguir entregar esse conteúdo no momento certo, à persona correcta.
Neste módulo, vais trabalhar com a ferramenta E-goi, construir landing pages e campanhas de e-mail automatizadas para fazeres crescer as listas, relações e conversões.

– Gestão de Redes Sociais

O universo das redes sociais pode parecer um pouco complexo. Não só pela diversidade de redes sociais que existe (e cada vez existem mais), mas também pela variedade de funcionalidades dentro de cada uma.
No entanto, cada rede social tem um propósito único, um público-alvo distinto e diversas especificidades. É um excelente canal de comunicação, que permite um relacionamento muito próximo com o cliente. Mas não precisas de estar presente em todas! Deves escolher aquelas em que o teu público-alvo se encontra. Por exemplo, se quiseres comunicar para um público adolescente vais acabar por apostar no Instagram e deixar de lado o Linkedin.
Durante 4h, vais abordar todas as redes sociais e entender qual o público que está presente em cada rede, qual o seu objectivo e funcionalidades. No fim, vais ser capaz de selecionar as que têm maior interesse para o teu público e começar a comunicar através delas.

– Facebook Ads e Google Ads

A publicidade online é uma óptima opção quando queremos alcançar resultados rápidos. Conseguimos chegar a novos clientes, através de campanhas de notoriedade e, inclusive, aumentar as vendas com campanhas de remarketing. A vantagem em relação à publicidade offline é a possibilidade de segmentar o público-alvo e medir os resultados em tempo real. Por isso, se uma campanha não estiver a correr bem, podemos facilmente parar ou adapta-la.
Começa a apostar na publicidade online e faz crescer as tuas conversões.
Nestas sessões do Curso de Marketing Digital, vais aprender, com a ajuda dos formadores Tiago Monteiro e Nelson Peixoto, o passo a passo para criar e optimizar campanhas tanto no Facebook como no Google.

– Vídeo Marketing
Já não é novidade que este é o tipo de conteúdo que não só gera mais engagement com a tua audiência. Ele também regista a melhor performance no digital. Cada vais mais os marketers apostam neste formato.
Estima-se que em 2020 cerca de 85% das empresas vão utilizar o vídeo na sua estratégia de marketing digital. Independentemente do teu objectivo (tráfego para o website, aumentar tempo de página dos utilizadores no website, gerar leads ou até aumentar o número de conversões) o retorno do investimento é sempre superior quando comparado com outros formatos.
Então, está na hora de apostar no Vídeo Marketing e de o incluíres na tua estratégia de comunicação. No entanto, e porque sabemos que começar a trabalhar com vídeo nem sempre é fácil, pelo investimento e pela parte técnica, no curso de Marketing Digital tens um módulo de 4h dedicado ao tema, com o apoio do Tiago Gomes.

– Relações Públicas

O trabalho de um Relações Públicas pode muitas vezes ficar “esquecido” e não ser valorizado. Mas, na verdade, é essencial! Queres fortalecer a reputação e identidade da tua marca? Então, aposta numa estratégia de Relações Públicas.
Além disso, eles são os responsáveis por criar planos para fazer face a possíveis crises. Afinal, sabemos que no Digital tudo se torna rapidamente viral e, tanto pode ser para o bem como para o mal.
Por isso, durante este módulo, vais aprender técnicas para saber lidar com os media, criar press realeses e pitches e ainda como gerir crises no Digital.

– Conquistar e fidelizar clientes no online

Clientes fiéis compram, recompram e recomendam! A opinião deles vai definir o sucesso da tua empresa, pois são estes clientes estes vão influenciar futuros. Quem é que não procura reviews antes de realizar uma compra? Eu procuro sempre, confesso!
Saber gerir cliente é essencial, sobretudo pelo alcance e proporção que os acontecimentos podem ter no Digital. E, em momentos de crise, ter uma safety net pode fazer a diferença entre vender e não vender. É por isso que, neste módulo, vais aprender as melhores técnicas para gerir e fidelizar clientes no online com a Rita Amaral. Para conseguir utilizar o boca-a-boca como uma forma de publicidade e fazer crescer relações com os teus clientes.

– SEO
Se pesquisares sapatilhas no Google, vais rapidamente encontrar alguns resultados de marcas conhecidas. Talvez o primeiro resultado orgânico tenha sido o Bazar Desportivo ou a La Redoute. Mas então, o que é que é preciso fazer para aparecer nos primeiros resultados do Google? Trabalhar o SEO. Através da utilização adequada das keywords, os teus potenciais clientes conseguem encontrar o teu negócio mais facilmente.
Nesta sessão, vais aprender como trabalhar esta estratégia de longo prazo para conseguires alcançar os teus resultados com um baixo investimento.

– Métricas e Análise

Então, como saber se todas as nossas ações estão num bom caminho? Graças ao Digital, tudo é facilmente mensurável e em tempo real. O Google Analytics permite-te ler toda a informação numa só plataforma. Pode parecer um pouco complexo no início mas, nesta sessão do Curso de Marketing Digital vais correr, passo a passo, cada funcionalidade da plataforma.
No entanto, antes de começares a trabalhar com a plataforma tens que definir as métricas relevantes para o teu negócio, com base nas várias fases do funil. Desta forma, vais conseguir perceber se as tuas ações estratégicas estão a obter os resultados desejados.

Leste o artigo até ao fim? Se sim, deves ter percebido que todas as áreas do Curso de Marketing Digital estão interligadas para construir uma estratégia coerente e integrada para a tua empresa ou projeto.

 


 

Sabias os nossos formadores são especialistas no Digital e trabalham diariamente com as ferramentas e técnicas que ensinam? E mais, todas as nossas formações têm uma componente prática para consolidação de conhecimentos teóricos com o apoio de cada formador. Fica a conhecer a equipa do Curso de Marketing Digital aqui

E, no entretanto, partilhamos aqui alguns testemunhos de formandos que fizeram crescer as suas competências com o Curso de Marketing Digital:

“O curso superou as minhas expectativas. É bom ter como formadores pessoas que já estão a trabalhar na área porque têm outro conhecimento que só na experiência se aprende” – Samuel Caldas

“Nesta formação, são abordadas as várias vertentes do Marketing Digital para que possamos compreender de forma geral e perceber como se articulam entre si” – Filipa Oliveira

“O curso, para ser de iniciação, ensina coisas muito úteis, e que podem ser aplicadas aos nossos negócios. No meu caso, a consolidação de conhecimentos foram bem conseguidos” – Cristina Oliveira

 


 

A 40ª edição do Curso de Marketing Digital já está em agenda! Faz crescer as tuas competências no Digital e os teus resultados com esta formação.

As aulas serão ministradas em Live Training, com exercícios práticos em todas as sessões e interação em direto com formadores. Sabe mais aqui!