O Design Thinking é uma das abordagens de inovação e criatividade mais versáteis, pela possibilidade de aplicação em inúmero contextos e projectos. Poderá ser um importante investimento numa fase de desenvolvimento de produto ou novo serviço, para criar um modelo de negócio, em processos de melhoria contínua, ou resolver qualquer problema do quotidiano.
Aplicar correctamente a metodologia implica seguir três directrizes estratégicas que determinam o sucesso do processo. Para cada uma destas etapas, há ferramentas específicas que deverás aprender a utilizar com os especialistas.
Mas atenção: o Design Thinking não é um processo linear, mas sim um sistema evolutivo em que cada etapa nos permite reavaliar as anteriores e corrigir atempadamente problemas que surjam, evitando danos maiores mais à frente ou numa fase de implementação.

1. Envolver os utilizadores

O Design Thinking foca-se essencialmente na exploração emocional e analítica das pessoas, uma abordagem ao human centered design. Significa isto que se pretende compreender a perspectiva de potenciais stakeholders e de que forma irão interagir, integrar ou beneficiar do resultado final.

2. Visualizar ideias

Tal como nas ciências sociais, num processo de Design Thinking devemos apontar diferentes caminhos para a resolução do “problema” que temos em mãos. As ferramentas de visualização permitem-nos avaliar e hierarquizar ideias a seguir, de forma a encontrar a melhor resolução para o desafio que temos em mãos.

3. Prototipar e testar

Antes de implementar um projecto, há todo o benefício em prototipar: criar um modelo realista e que nos permita testar ideias ou soluções.  Quando chegamos a esta etapa, já devemos estar numa fase avançada e perto da meta final, mas o protótipo permite-nos falhar, corrigir e melhorar, sem grandes custos ou dolo ou exposição pública.

O Design Thinking diferencia-se por não possuir uma descrição ou linguagem universal, mas sim por se tratar de uma nova forma de pensar e encarar problemas e desafios de forma dinâmica, multidisciplinar e adaptável a cada contexto.
Este ano associámo-nos à Oporto Thinkers Academy e trouxemos um workshop prático de 3 dias, em formato prático e imersivo. A 2ª edição está praticamente esgotada, mas ainda poderás conhecer o conteúdo e toda a informação aqui. Agarra uma das últimas vagas!