por Patrícia Fernandes
A minha passagem pelo Factory Braga e pelo seu Blog tem-se tornado mais frequente à medida que sinto necessidade de me especializar em determinadas áreas do Marketing Digital. Desta vez decidi aprofundar os meus conhecimentos em E-mail Marketing e Automation fazendo um curso onde a teoria, a prática e as tendências atuais estiveram presentes.
Sabendo que o E-mail Marketing implica a utilização do e-mail para estabelecer contacto direto com o nosso público-alvo e que é um excelente meio para criarmos relações duradouras e promover os nossos produtos, gostava de partilhar convosco 5 práticas que não podem falhar se queremos eficácia na entrega e na abertura dos nossos e-mails.
1. A base dos dados
Sem base de dados não temos como dar início a uma campanha de E-mail Marketing mas, mais importante do que a quantidade de dados é a sua base ou proveniência. Com a entrada em vigor do novo RGPD – Regulamento Geral de Protecção de Dados em 2018, será essencial poder demonstrar que cada contacto, novo ou antigo, aceita explicitamente receber e-mails da nossa marca. Assim, será necessário dar a conhecer o propósito desses e-mails e implementar o Double OPT-IN no processo de subscrição à base de dados.
Preparados para pôr em prática estratégias de revalidação e captação de dados?
2. O esqueleto do e-mail
No meio de dezenas de e-mails promocionais, há três coisas que serão a chave para gerar automaticamente confiança, curiosidade e possivelmente o click de abertura: o remetente, o assunto e o preheader (ou texto que aparece a seguir ao assunto).
Já dentro do e-mail, temos a oportunidade de estabelecer uma ligação com o nosso contacto e levá-lo a uma campanha especial ou informação relevante. A quantidade e o estilo do conteúdo dependerá da marca e da campanha em questão mas, idealmente deverá ter:
- Texto e imagem: não sendo recomendado utilizar apenas imagem.
- Call to action ou chamado à ação: levando o contacto a uma ação, podendo ser ou não uma compra.
- Landing page ou página de destino: onde se finalizará a compra ou a ação.
- Opção de Opt-out ou anular a subscrição: dando liberdade ao contacto e evitando ser classificados como spam.
- Integração com outros canais: onde podemos continuar a relação com o nosso contacto.
- Morada física: dando credibilidade e sendo outra forma de evitar ser classificados como spam.
- Informação extra e relevante: sobre o negócio ou a campanha.
3. O teste do e-mail
Quem é que não sente aquele nervoso miudinho ao, finalmente, carregar no botão de “enviar”?
Mesmo tendo tudo perfeitamente pensado e aplicado, não podemos saltar este passo de testar o e-mail. Testar vai permitir-nos verificar se os pontos acima serão visualizados como é suposto e também fazer um check à ortografia, aos links e à visualização em diferentes plataformas e dispositivos.
4. A segmentação da base de dados
Se é verdade que não vamos invadir o nosso possível cliente com mil perguntas logo no primeiro contacto, também é verdade que quanto mais completa for a nossa base de dados, mais hipóteses teremos de surpreender os nossos contactos e de oferecer-lhes o que procuram.
A captação de dados deve ser progressiva e estes vão permitir-nos fazer mais segmentação, mais personalização e menos ruído.
5. O flow da automação
Ninguém gostava de receber um e-mail de “Obrigada pela sua compra” quando na verdade devia receber um e-mail de “Bem-vindo à nossa newsletter”, certo?
A automatização de e-mails permitirá poupar imenso tempo e enviar e-mails segundo as ações e as preferências dos nossos clientes e possíveis clientes. Para isto, será essencial dominar a nossa ferramenta de E-mail Marketing, definir um flow com sentido e implementá-lo corretamente, e fazer uma segmentação adequada da nossa base de dados.
No curso de E-mail Marketing e Automation do Factory Braga não só ficarão a conhecer mais pormenores relevantes sobre estas práticas, mas também poderão pôr mãos à obra criando campanhas através das ferramentas E-goi e Mailchimp. Para os que tratam este meio por tu, têm alguma outra prática para garantir o sucesso dos vossos e-mails?
As vagas para a 5ª edição estão abertas! Aproveita o desconto de 30% até dia 31 de Maio 🙌