Atentos às inovações e às novidades da área digital, o curso de Email Marketing regressou em Outubro mais completo que nunca: acrescentámos o importante tema da automatização da comunicação com os clientes – porque cada segundo é precioso.
Quem trabalha com considerável volume de dados e contactos deverá ter muito cuidado com os requisitos e obrigações legais. O formador Paulo Gafanha esclareceu todas as dúvidas sobre a captação de dados, tendo em consideração a entrada em vigor do RGPD – Regulamento Geral de Protecção de Dados em 2018.
A Carolina Nelas é uma experiente gestora de comunidade e blogger, que começou também a trabalhar com ferramentas de e-commerce. Fez parte da 3ª turma de Email Marketing e partilhou a sua experiência no curso, tudo o que aprendeu e os resultados imediatos que já registou. Este artigo foi originalmente publicado no blog www.thirteen.pt:

Terminei na passada quarta-feira a formação em Email Marketing no Factory Braga. Durante as últimas duas semanas explorei o MailChimp e o E-Goi – duas plataformas com versões gratuitas para criação e envio de campanhas – e pude comunicar com os meus leitores com a ajuda de um novo canal. A lista de subscritores continua a aumentar (regista-te AQUI) e acredito mesmo que esta formação tenha sido o empurrão que eu precisava para finalmente colocar as minhas ideias em prática.
O Paulo Gafanha, o formador, foi sempre extremamente acessível, disponível e simpático e, apesar da sua preferência pelo E-Goi (que, pessoalmente, não me cativa tanto), conseguiu abordar os temas de uma forma bastante terra-a-terra em ambas as plataformas e incentivar-nos a explorar este novo mundo por nós próprios. Deu-nos as ferramentas, apresentou-nos exercícios, deu-nos sugestões, esclareceu dúvidas, orientou mas não fez o trabalho por nós – tal como deve ser.
No próximo ano entrará em vigor o Novo Regulamento Geral da Proteção de Dados (RGPD 2018) – que merece especial atenção para quem trabalha com bases de dados – e esta formação não podia ter sido feita noutro momento – foi mesmo na altura certa. A primeira aula foi extremamente teórica e permitiu-nos abordar a questão legal da captação e criação de base de dados, juntamente com os princípios da criação de campanhas e a parte ética da questão – fiquei imediatamente agarrada aos temas e soube logo que não me iria arrepender.

Nas restantes aulas – três, de 4h cada uma – fomos misturando a parte teórica com a parte prática e fomos testando as duas plataformas. Enquanto formandos acabámos por nos inclinar mais para uma das plataformas – eu acabei por me identificar mais com o MailChimp – e, pessoalmente, saí sempre de cada aula com vontade de colocar em prática as minhas ideias (foi por isso que, nestas últimas duas semanas, receberam mais novidades nas vossas caixas de email – para mim era essencial testar e experimentar enquanto podia esclarecer dúvidas e colocar questões). Uma vez que na minha vida profissional não utilizo plataformas deste género, acabei por aprender várias dicas importantes que me permitirão aproximar-me dos meus leitores.
Ainda que muita gente tenha ainda a ideia contrária, o email marketing é uma das componentes mais fortes do Marketing Digital e da comunicação com o cliente – comprovei-o logo nas primeiras semanas de trabalho – e, para além dos meses de trabalho, esta formação veio sedimentar a minha opinião. No que diz respeito ao blogue, posso dizer-vos que as novidades d’O Apartamento têm sido enviadas em primeira mão por email e que regressou o “Carimbo de Qualidade” mas há mais sugestões à espera de lançamento. Obrigada, Factory, por mais uma formação incrível!
por Carolina Nelas para o blog www.thirteen.pt em Novembro 2017