Aposto que existem vários momentos do teu dia ou do teu trabalho que te sentes sem inspiração alguma, certo? É normal, não somos máquinas de criatividade que têm uma lista de exemplos de Content Marketing para ir buscar sempre que é preciso.

Até para escrever este artigo me fui inspirar, neste caso no answer the public, para decidir qual o tema do blogue. E eis que me deu o clique para te dar vários exemplos de content marketing. Assim, é mais fácil de perceber o que realmente é este segmento do marketing.

Se o fizeres bem, content marketing ou marketing de conteúdos pode ser das estratégias mais baratas e com mais resultados que podes implementar numa empresa. Ora, vai garantir mais tráfego para o site, aproxima a relação com o teu cliente, posiciona a tua marca como tu desejas e afasta-te dos concorrentes.

Ainda não sabes por onde começar a criar a estratégia? Podes iniciar por este artigo de blogue onde explico de forma simples o que é o Content Marketing ou então, torna-te especialista nesta área com o Curso Completo de Marketing de Conteúdos.

 

Curso Marketing de Conteúdos

 

Vamos aos exemplos de Content Marketing?

Antes de começar! Neste artigo apresentamos exemplos de vários tipos:

  • Blogue
  • Social Media
  • Conteúdos interativos
  • Conteúdos em vídeo
  • Ebooks ou Lead Magnets
  • Outros exemplos

Exemplos de Marketing de Conteúdos – blogue

Este é praticamente a primeira coisa que pensas quando falam em Marketing de Conteúdos. O blogue chama a atenção para o teu site, além de que ajuda imenso no que diz respeito a estratégias de SEO.

Exemplos:

  • Factory Braga 🥰 – conteúdo sobre marketing digital, empreendedorismo e cowork;
  • Ben & Jerry’s – nem tudo é sobre gelados;
  • Cheerios – queres receitas com estes cereais? Aqui tens milhares;
  • Rip Curl – a “melhor empresa de surf” tem o The Search para falar sobre surf e histórias incríveis.

Estas empresas ainda complementam o seu blogue com estratégias de email marketing e redes sociais para divulgarem os seus conteúdos.Exemplos de marketing de conteúdo em blogue: Ben and Jerrys

Social Media

General Eletrics – Isto é um verdadeiro exemplo de marketing de conteúdos B2B; Esta marca pegou em conteúdo sem “graça” (eólicas, motores, etc.) e tornou-o em algo inspirador;

BurgerKing – durante uma fase da pandemia eles partilharam isto:

Exemplos de marketing de conteúdo - Burger King

Lembras-te?

Esta marca apelou às emoções e mostrou o seu lado mais humano. Foi partilhado por milhares de pessoas e serviu de inspiração para muitos outros.

Conteúdos interativos

Escola de Design do Canva – Já deves conhecer esta plataforma de design gráfico online, onde qualquer pessoa pode criar conteúdo visual. Como estratégia eles criaram a sua própria Escola de Design para que todos possam aprender sem precisar de um diploma;

Starbucks – Numa loja em Milão, esta marca criou um mural incrível, onde utiliza a realidade aumentada para contar a sua história e para inspirar os clientes a partilhar conteúdo;

Exemplos de marketing de conteúdo interativo starbucks

A Tânia, no artigo de blogue que escreveu sobre Tendências do Marketing Digital para 2022, deu mais alguns exemplos de marketing de conteúdos interativos.

Exemplos Visuais

Shutterstock – Partilha imagens e infográficos anuais interativos que são partilhados milhares de vezes;

Rolex – Transmite a sua qualidade através de excelentes fotografias;

Exemplos de Marketing de Conteúdos em Vídeo

Blendtec –  A empresa animou os seus liquidificadores e colocou a empresa no mapa. Tudo é possível e em qualquer indústria;

Old Spice – Uma marca muito antiga que se revolucionou com este vídeo;

Adobe – No seu canal de youtube faz homenagem aos seus funcionários enquanto utiliza e promove os seus recursos visuais.

Ebooks ou Lead Magnets

Existem centenas de exemplos deste tipo de conteúdo, desde guias para maquilhagem, ebooks sobre começar uma empresa, até receitas de natal saudáveis. Aqui, o que é preciso é criatividade e saber o que o teu público está a precisar.

Nós, por cá, temos um exemplo de ebook:

Por onde começar no Marketing Digital: Inclui tudo o que precisas: passo-a-passo, templates,  lista de ferramentas e plataformas, dicas e estratégias que podes implementar quando te sentires confiante para avançar de nível.

Outros exemplos:

The Furrow da marca de tratores John Deere – Provavelmente é dos primeiros exemplos de marketing de conteúdo. Começou por uma revista há muitos anos, atualmente já está no digital.

MyHeritage – De certeza que já viste pelas redes sociais, fotografias antigas animadas. Esta empresa faz árvores geneólogicas e testes de ADN para descobrires as tuas raizes. Eles inovaram e criaram uma aplicação onde consegues ver como os teus antepassados se mexiam.

Partilha connosco outros exemplos que conheças de content marketing ou conta-nos que conteúdos é que tu crias.

Se ficaste com curiosidade sobre este assunto inscreve-te no nosso Curso Completo de Marketing de Conteúdos.

Nesta formação, irás saber tudo o que precisas para planear e executar uma estratégia de marketing de conteúdos, que faz crescer o teu negócio.

Vais aprender técnicas de conteúdo escrito, visual e áudio, passando pelo email marketing, influencer marketing, sem esquecer o SEO e as métricas.

Download artigo Exemplos de content Marketing

Content Marketin Exemplos