O que é o Google Shopping?

O Google Shopping é um serviço da Google que permite aos comerciantes promoverem os seus produtos, aumentar o tráfego para a sua loja online e encontrar clientes mais qualificados. Da perspetiva do utilizador, permite comparar preços de produtos semelhantes rapidamente.

As campanhas Google Shopping estão disponíveis no Google Ads.

O que são os anúncios de Shopping?

Os anúncios de Shopping são mais do que simples anúncios de texto. Proporcionam aos utilizadores uma boa perceção do produto que está à venda antes de clicarem no anúncio. Entre outras informações, apresentam: 

  • fotografia(s) do produto
  • título/nome do produto
  • preço do produto
  • nome do comerciante/loja online

Onde aparecem os anúncios de Shopping?

Os anúncios de Shopping podem ser apresentados aos utilizadores nas seguintes situações:

  • Rede de pesquisa da Google
  • Google Images
  • Google Shopping/Compras
  • Rede de Display da Google 
  • YouTube
  • Gmail


Rede de pesquisa

Google Shopping

 

Pesquisa por imagens

Google Shopping

 

Na seção Compras da pesquisa

Google Shopping

 

O que é necessário para fazer anúncios de Shopping?

De forma sucinta, para se fazer anúncios de Shopping é necessário: 

  1. criar e configurar uma conta no Merchant Center;
  2. carregar os dados dos produtos com um feed
  3. ligar as contas Google Ads e Merchant Center
  4. criar uma campanha de Shopping no Google Ads

Vale a pena fazer campanhas de Google Shopping?

Sim! Há vários motivos para se fazer campanhas de Shopping.

1. Utilizador mais qualificados, com maior potencial de compra

Habitualmente, os anúncios de Shopping são apresentados quando os utilizadores efetuam pesquisas com uma intenção de compra mais elevada, como por um produto específico ou uma categoria de produtos. Por outro lado, os anúncios com informação mais completa ajudam o utilizador a tomar decisões importantes mesmo antes de clicar no anúncio. 

Estes fatores aumentam a probabilidade dos utilizadores comprarem num website quando clicam num anúncio porque o utilizador já tem ideia do que vai encontrar quando clicar no mesmo e aceder ao website. 

2. Melhores resultados

Quando bem configuradas e otimizadas, as campanhas de Shopping têm melhor desempenho que as campanhas de anúncios texto. Além da nossa experiência, há vários estudos que afirmam o mesmo.

3. Maior alcance e presença alargada nas pesquisas

Atualmente, a única forma de um anunciante aparecer mais do que uma vez em anúncios Google Ads é fazendo campanhas de Shopping. Deste modo, é possível aparecer nos anúncios de texto e em anúncios de Shopping ao mesmo tempo.

Adicionalmente, nos anúncios de Shopping, um anunciante pode vários anúncios simultaneamente para uma pesquisa, maximizando o potencial do utilizador o escolher.

Os anúncios podem ainda ser apresentados na rede de Display, no Youtube e no Gmail em campanhas de Smart Shopping (campanhas inteligentes de Shopping). Neste tipo de campanhas, o Google utiliza machine learning para mostrar anúncios a utilizadores com mais potencial de compra.

4. É mais rápido criar e gerir campanhas

Os anúncios do Shopping utilizam feeds de dados do Merchant Center para apresentar as informações de produto nos anúncios. Isto é uma grande vantagem em relação aos anúncios de texto porque deixa de ser necessário definir palavras-chave para ativar os mesmos.

Independentemente disso, em campanhas de Shopping é possível definir o lance ao nível de produto, marcas e categorias, assim como definir palavras-chave negativas, de modo a ter mais controlo sobre as campanhas.

Nota: é importante os feeds de dados estarem configurados corretamente e terem os títulos e descrições otimizados.

5. Anúncios mais apelativos

Quando um utilizador pesquisa por um produto, os anúncios de Shopping apresentam imagens e o preço. Isto é uma vantagem em relação aos anúncios de texto, em que o anunciante tem ser usar técnicas de copywriting e propostas de valor fortes, como descontos ou portes de envio gratuitos, para captar a atenção do utilizador. 

Com uma boa fotografia de produtos e imagens apelativas, os anunciantes de Google Shopping têm mais potencial de atrair os utilizadores para a sua loja online e de vender. 

As campanhas de Google Shopping vieram para ficar. Cada vez mais lojas online alocam uma fatia considerável do seu orçamento de marketing para este tipo de campanhas. 

 

👉 Aprende a configurar e otimizar feeds de dados e campanhas de Shopping no curso presencial: Aumentar vendas online com o Google Shopping e Merchant Center. Aproveita o desconto de 30% até dia 2 de Setembro!

 

Guest post do Tudo sobre eCommerce
Autor: Nelson Peixoto, formador do curso de Google Shopping e Merchant Center.

Fonte:
Google 

Mein Deal