Será que o bruxo mais conhecido à face da terra, esconde segredos quanto à fidelização de clientes? 🧙‍♂️

Um cliente fiel é um cliente que está satisfeito com o serviço ou produto que obtém. Por isso, enquanto empresa, é preciso manter um histórico de ações positivas para conquistar o coração e a confiança dos consumidores.

Continua a ler, porque vou mostrar-te aquilo que esta saga de filmes – da autora britânica J.K.Rowling – te pode ensinar sobre a fidelização de clientes! 🤝🤩

O feitiço da fidelização de clientes

É inegável o sucesso de Harry Potter, conquistou desde crianças a adultos e tornou o mundo fictício numa realidade cheia de criaturas misteriosas, varinhas mágicas e pessoas a tentar dizer “Wingardium Leviosa”. Mas todos sabemos que é “leviOsa” 😂

fidelização de clientes

Além de ser conhecido mundialmente, tem uma legião de fãs fiéis, muitos deles desde a época em que saíram os livros, outros da época que estrearam os filmes. No entanto, e o mais surpreendente, há pessoas que gostam tanto desta saga que mesmo tendo passado tanto tempo, fazem questão de ver e rever os filmes. Fazem constantemente replay 🔂

Se gostas dos filmes, tenho a certeza que já tentaste convencer um amigo a vê-los também. A divulgação dos filmes por parte do público, aconselhar e incentivar os outros a ver pela primeira vez, acontece por uma razão muito simples: queremos partilhar com alguém as nossas perspetivas. Fazer piadas sobre as falas e atitudes de personagens. E só quem viu consegue entender e entrar na brincadeira.

Podemos dizer que nasceu e cresceu uma comunidade, porque esta não é só mais uma história entre o bem e o mal, é uma história que entusiasma as pessoas e elas identificam-se mutuamente. É a história que as une.😊

4 passos importantes na fidelização de clientes:

Gostava de poder partilhar contigo um feitiço do género: “Expectro Patronum”, super útil para começares a fidelizar clientes instantaneamente. Mas a verdade é que não existe nenhum, só preciso de te apresentar as boas práticas 😉.

Vou então deixar-te aqui algumas dicas, com base nos filmes do Harry Potter, para que a tua empresa, ou negócio, consiga conquistar a preferência dos clientes.

1.Oferece uma experiência com qualidade

Uma das principais lições é que devemos criar uma experiência única para o cliente. Ora, ele pode até procurar um atendimento e um serviço noutro local, mas nunca o vai obter com a mesma qualidade.

Tal como Harry Potter nos transporta para um mundo diferente, as empresas devem, por exemplo, procurar oferecer produtos e serviços diferentes do habitual no mercado. Ou ainda, optar por produtos que respondem diretamente à necessidade do cliente, é o caso do produto personalizado. 🪡🧵

2.Conquista com carisma o coração do cliente

Os filmes do Harry Potter têm personagens com uma personalidade forte e muito carismáticos, não é verdade?

Fidelização de clientes

Com o desenrolar da narrativa, surgem obstáculos e os personagens tentam encontrar soluções. É uma longa aventura, onde são muitas vezes obrigados a tomar decisões importantes. As ações que tomam, fazem com que o público pense:

– “o que é que eu faria se estivesse ali?” 🤔

É assim que se conquista o coração dos fãs,  identificam-se com os personagens e criam uma ligação emocional para além da realidade. Envolvem-se de tal forma na história que imaginam cenários hipotéticos.

O coração dos clientes, é quase a mesma coisa, a empresa tem de se conseguir colocar no lugar de cada um. Se surgir um problema com a vassoura, temos de conseguir ajudar o mais rápido possível.😂

Portanto, zela pelos seus interesses e faz sempre uma análise personalizada caso a caso. Isto demonstra a preocupação e o cuidado que a empresa tem com cada cliente. 🥰

3.Originar uma comunidade

Originar uma comunidade em torno da nossa marca pode ser a chave do sucesso. O Harry Potter criou uma comunidade de fãs apaixonados por todo o mundo, como expliquei no início 👆, reuniam-se para discutir a história, criavam teorias e colecionavam ao pormenor todos os produtos de merchandising.

Da mesma forma, podemos criar uma comunidade em torno da nossa marca, basta oferecer conteúdo que alimente isso mesmo. Como, eventos especiais, produtos exclusivos, publicidade temática, algo dentro deste género, que incentive o teu público a fazer parte da comunidade (e a obter o teu produto).

4.Nutrir a comunidade

Por fim, e o mais importante, devemos sempre procurar surpreender os clientes que já confiam na nossa marca e nos escolhem. É a lição mais importante: cliente nunca tem “selo de garantia”. Os clientes atuais têm de sentir que não encontram aquilo que ofereces noutra empresa concorrente! Não devem sentir que são postos de lado e esquecidos, porque a empresa está mais preocupada em satisfazer o “novo cliente”. Ficam com ciúmes…

O Harry Potter é conhecido pelas suas reviravoltas surpreendentes e momentos emocionantes. Mesmo depois do sucesso dos primeiros filmes, sempre procurou inovar filme após filme. Foi um desafio, mas corresponderam às expectativas. 🤩 Da mesma forma, devemos procurar surpreender os nossos clientes com atividades diferentes e especiais, benefícios exclusivos ou atitudes cuidadosas e inesperadas que acrescentem mais brilho à comunidade!

 

Em conclusão, é muito importante fidelizar clientes. Até porque para a maioria das empresas, é mais rentável fidelizar clientes já existentes do que atrair um novo público.🎯

Podes aprender mais sobre conquistar e fidelizar clientes, especificamente no online, com o curso de Marketing Digital, onde vais conhecer os diferentes planos de fidelização de clientes!

É o melhor feitiço. Aproveita! 🙌🪄