Mudamos o título a esta rúbrica, mas o propósito mantém-se. Continuamos a partilhar contigo histórias dos nossos Coworkers 🤗, e hoje é a vez do António Paraíso, que tem escritório virtual no Factory.
Aliás, acreditamos que conheceres as histórias de quem faz parte da nossa comunidade, é sem dúvida a melhor forma de saberes, na primeira pessoa, como é trabalhar por cá.
Decerto que já ouviste falar do António Paraíso. É um mestre das vendas! 🏆 E é inegavelmente um verdadeiro gentleman. É um dos nossos Coworkers mais antigos, e adoramos sempre que nos visita, com uma cordialidade que o caracteriza.
Isto são algumas características só para exemplificar um pouco da história do António connosco, mas o melhor mesmo é continuares a ler. Logo depois da leitura da sua história, vais não só querer mudar-te para o Factory, mas também fazer a tua inscrição na formação 👉 Técnicas de Venda e Fidelização de Clientes.
– O António tem um CV invejável e um nome conquistado no mercado das Vendas, e não só. Conte-nos um pouco sobre o seu percurso.
Depois de ter estudado Gestão cá em Portugal, fui para Inglaterra estudar Comércio Internacional. Mais tarde, fui para a Alemanha, estagiar na filial europeia de uma multinacional americana.
Quando regressei a Portugal, comecei a trabalhar na indústria têxtil e moda e por aí fiquei quase 20 anos, a gerir vendas no mercado internacional. Gosto de lidar com clientes, de perceber o que desejam ou necessitam e depois procurar encontrar as soluções adequadas.
Vender é a atividade de conversar com clientes, perceber quais são os problemas que têm e ajudá-los a encontrar soluções para esses problemas. 🙌 E isso foi o que eu fiz durante esses quase 20 anos na indústria, e agora nos últimos 15 anos como consultor.
– Uma das suas frases mais marcantes, e que acompanha o Factory desde o início, é que devemos “deliciar os nossos clientes”. Este é o segredo das vendas?
Esse é, sem dúvida, um dos segredos da venda. 🤫 O conceito de satisfação dos clientes está totalmente ultrapassado. É uma ideia que teve muita importância na primeira metade do século passado, quando o mercado era bem menos competitivo e havia mais procura do que oferta, para quase tudo.
Por esse motivo, o cliente era menos exigente. Surpreende-me muito ver que há ainda muitas empresas que trabalham apenas para satisfazer clientes. Contudo, o mundo evoluiu, o mercado tornou-se muito competitivo, nos últimos 50 a 70 anos, existe muita mais concorrência em todos os setores e, consequentemente, o cliente ficou mais exigente.
Nos dias de hoje, a concorrência também sabe fazer bem, por isso o conceito de fazer bem e de satisfazer clientes, tornou-se obsoleto. Ou seja, para conquistar um cliente já não basta fazer bem, é preciso fazer melhor. 🔝
E já não basta satisfazer, é preciso superar as expectativas dos clientes e deliciar, encantar, surpreender.
– Para além de Coworker, é também nosso formador, e temos agendado já um curso de Técnicas de Venda e Fidelização de Clientes agora em Março. O que nos pode já adiantar sobre esta formação?
Então, este curso vai ter 2 módulos distintos e eu vou apresentar um desses módulos.
No módulo 1, vou partilhar ideias e experiências sobre o planeamento das vendas e o relacionamento com clientes. Acima de tudo, o que se deve fazer e o que se deve evitar. Vou partilhar algumas técnicas e vamos fazer alguns exercícios práticos.
Em seguida, no módulo 2, a Rita Amaral vai trabalhar a interação digital com os clientes.
– O que mais gosta do Factory e da nossa comunidade?
Eu creio que sou um dos clientes mais antigos do Factory Braga, desde a sua inauguração. Isso por si só, já revela que eu estou deliciado com o serviço que este espaço de Cowork me proporciona 🥰. Tudo funciona bem. Existe um forte espírito de colaboração e apoio entre todos.
Neste momento tenho escritório virtual, mas já tive também uma mesa no Open Space.
– E por fim, deixe duas recomendações para que os indecisos se juntem a nós…
Eu sempre gostei da ideia de que só saberemos verdadeiramente se algo é bom para nós, se experimentarmos. Eu gosto de experimentar. Se gostar, fico. Se não gostar, eu faço sugestões de melhoria e se não forem acolhidas, eu saio. Por isso recomendo que experimentem, mas aviso que correm o sério risco de ficarem por cá. 😊
Sinceramente, não tenho razões de queixa do Factory. Tudo funciona bem e com a vantagem acrescida de sermos sempre recebidos com simpatia e sorrisos contagiantes.
Antes de ires, e já que o António conquistou a tua vontade de te juntares a nós, tens duas possibilidades para o conhecer pessoalmente. E ainda aprender como deliciar os teus clientes:
– escolher um escritório virtual no Factory;
– fazer a tua inscrição no curso Técnicas de Venda e Fidelização de Clientes.