O Mário está sempre a pensar no que pode fazer a seguir… Aqui no Factory parece que tem “bichos carpinteiros”! 😅 Sempre a pensar na próxima ideia, no próximo projecto. Aquela mente não pára!
Além de que adora conversar, contar histórias. E nós adoramos ouvir! Por isso, queremos partilhar contigo um pouco da sua história, do seu dia-a-dia. Para além disso, está agora a criar um novo negócio que promete ajudar empreendedores a criarem as suas empresas.
O Mário explica tudo…
– Trabalhaste durante muito tempo numa grande empresa. Achas que essa experiência é fundamental para quem se quer lançar em nome próprio?
Sim, trabalhei em algumas grandes empresas, completamente distintas com um core de negócio diferentes. Uma no ramo da proteção contra incêndios, outra na construção civil, mas no início da minha vida profissional comecei pela contabilidade, onde tive vários contactos com empresas de diversas dimensões e atividades.
Inegavelmente, as empresas são como indivíduos, possuem vontades próprias, que em soma representam choques de personalidades dos indivíduos que a compõem. 🤗 Cada um tem vontades distintas. Além disso, é necessário acrescentar e somar as relações da empresa com o exterior (fornecedores, clientes, estado, etc), com propósito de atingir a missão e os objetivos a que se propôs.
Enfim, para mim isso é cultura da empresa. São as suas “tradições”, e que são difíceis de contornar quando trabalhas em consultoria.
Tudo isto representa um desafio, que particularmente sempre me fez gostar do que faço. Gosto de trabalhar e abraçar os projetos de uma forma apaixonada.
– És daqueles exemplos de quem decide, de uma vez por todas, tirar uma ideia da gaveta e avançar com o teu próprio negócio. Conta-nos como tem sido esta aventura!
Sim. As escolhas que tomas ao longo da vida, vestem-te de uma personalidade que te dão coragem para lidar com a insegurança de uma forma assertiva, e lidar com os desafios com paixão.
Não quero tirar a carga emocional de um projeto, mas sim canalizá-la para funcionar como uma bateria. 🔋 Como por exemplo as pilhas do negócio e da busca pela melhoria contínua.
No entanto, continuo a tentar chegar perto das empresas, mas ainda estou no início. Gostava de trabalhar mais perto, contribuindo para uma organização, uma melhor eficiência económica. No fundo, uma rentabilidade melhor dos recursos e projetos que elas se propõem, utilizado para isso quadros de comando bem estruturados e assentes numa gestão estratégica, com objetivos claros e cálculos precisos, obtidos pelos rácios de gestão, das IAS (international accounting standards).
– Adoramos como tens sempre uma história para contar. De onde vem essa tua veia: és um curioso nato? Gostas de estudar? Diz-nos o segredo…
Fico feliz, muito feliz que gostem das histórias, mas elas não são minhas. São de todos nós, eu só sou o editor. 🥰 Como um editor faz como os livros.
Essa jornada começou com os meus avôs. Eles eram tão queridos com os netos e estavam sempre lá! Um era Pintor de Arte Sacra e o outro era um excelente marceneiro. Quem melhor que dois homens queridos, com profissões que trabalham a madeira para deixar cá objetos que contam a história de quem os mandou fazer, ou o que representam. Trabalharam e sofreram muito pelos filhos, mas estavam sempre felizes, sempre a moldar a vida para a felicidade, assim como moldavam a madeira e tinta para os objetos.
Agora consigo compreendê-los: viam sempre o arco íris na tempestade. 🌈
– O que mais gostas do Factory e da nossa comunidade?
O que mais gosto no Factory? Bem, posso falar de tanta coisa:
- Em primeiro lugar, o seu conceito (impulsionador da comunidade)
- Logo depois, as condições (bem conseguidas, na sua disposição e acolhimento)
- Por fim, o seu atendimento (Sempre querido e simpático. Acima de tudo, empreendedor e positivo)
Um serviço com uma excelente relação qualidade/preço.
Se pensas em iniciar e desenvolver um projeto, não tenho dúvidas que o Factory é o melhor parceiro para te dar as condições para poderes atingir o teus “goals”.
– E por fim, deixa duas recomendações para que os indecisos se juntem a nós.
Que o façam o mais depressa possível. 😆
Sem dúvida que o espirito de comunidade faz toda a diferença, não só nos dias de hoje, mas desde sempre.
Nem pensem duas vezes, já estão a perder tempo!
Quer seja pelas palavras de incentivo do Mário, quer seja pela vontade que tenhas de arriscar e criar o teu negócio, está mais do que visto que ter um espaço no Factory vai ajudar a fazer crescer o teu negócio. Nós estaremos cá para te ajudar. Basta enviares um email para ask@factorybraga.com e tornar amanhã o primeiro dia do resto da tua vida…ou do teu projecto 😊