Instagram e algoritmo. Se trabalhas com a plataforma ou tens planos de utilizá-la para fazeres crescer um negócio ou projecto pessoal, estas duas palavras certamente despertaram a tua atenção.

O motivo?

Tudo começou em 2016. Na altura, o Instagram anunciou o fim do feed em ordem cronológica. Desde então, os mecanismos que interferem no alcance das publicações e na organização do feed tornaram-se uma infinita fonte de rumores e teorias.

Mas, afinal, o que realmente influencia o famoso algoritmo e o que podemos fazer para utilizá-lo a nosso favor? De acordo com o Instagram, existem 6 critérios que organizam a exibição dos conteúdos. São eles:

  1. Interesse

    O Instagram categoriza as publicações conforme o comportamento passado dos utilizadores. Ele analisa o conteúdo para identificar o que é relevante de acordo com a semelhança entre publicações. Percebeste? Explico com um exemplo!

    Quanto mais interagires com publicações que trazem paisagens fascinantes de destinos turísticos, mais receberás este tipo de conteúdo no teu feed. Ou seja, o Instagram detecta que este conteúdo tem uma maior probabilidade de ser interessante para ti e, por isso, vai exibi-lo.

    Dica #1: Como marketer, o objectivo – e também o desafio – passa a ser a criação de conteúdos que geram a interação. E, não. Não estou a falar só dos likes! De acordo com a própria plataforma, estas são as métricas que tens que ter em mente:

     

    Ver esta publicação no Instagram

     

    Uma publicação partilhada por Creators (@creators) a

  2. Horário

    Costumas analisar o horário de maior atividade do teu público no Instagram?
    Sabemos que o feed já não é cronológico, entretanto, quanto mais recente a publicação, melhor é o ranking em relação a publicações mais antigas. Por isso, testar e optimizar os horários é uma das medidas iniciais para fazeres crescer a performance das partilhas.

    Dica #2: Ainda não sabes como explorar as estatísticas do Instagram? O primeiro passo é garantires que a tua conta é profissional: criador de conteúdos ou negócio. O GIF ensina-te o resto!

    Estatísticas Instagram

  3. Relacionamento

    Antes de mais, estamos a falar de uma rede social. Eu sei… a publicidade e o entretenimento têm um papel importante dentro da plataforma. Mas, antes disso, o objetivo principal é conectar pessoas. Por isso, o algoritmo trabalha para mostrar aos utilizadores as publicações de contas próximas, como de amigos ou familiares.

    Dica #3: Investe na abordagem humanizada e promove a interação. Além de separares um horário para as publicações, marca na tua agenda os melhores momentos para interagires com os teus seguidores de forma genuína e relevante.

  1. Frequência

    Este tópico tem duas vertentes. A primeira é a importância de manteres a tua frequência de publicação enquanto marca. E, atenção, não estou a falar de muitas publicações! Aqui, o importante é seres constante. Ou seja, em vez de numa semana partilhares 10 publicações e na outra 3, deves chegar a um número que consigas manter.

    O segundo aspecto está relacionado com a frequência de acessos à aplicação por parte dos utilizadores. De forma prática, se tu estás sempre a utilizar o Instagram, vais ver sempre as últimas e mais relevantes publicações desde a tua última visita.

    Dica #4: É hora de colocar o planeamento em ação! Já tens um calendário estruturado para a criação do conteúdo, com os melhores horários para as partilhas? Se respondeste “não”, tens mais um item para a tua to do list!

  2. Seguidores

    Se um utilizador acompanha muitos perfis, a plataforma terá uma maior quantidade de contas para mostrar. Assim, haverá uma maior competição entre as publicações pelo ranking no feed.

    Dica #5: Utiliza os recursos do Instagram para fazeres crescer a interação dos seguidores com a marca. Grupos de melhores amigos, lives, comentários e shares são exemplos das ferramentas disponíveis. Consequentemente, quanto mais os utilizadores interagirem com o teu perfil, maior a possibilidade das tuas publicações aparecerem no início do feed.

  1. Utilização

    O Instagram não esconde publicações. Para quem acede pouco e por um curto intervalo de tempo, o algoritmo mostra as principais publicações que julga relevantes e recentes. Em outras palavras, o Instagram mostra highlights. Já quem passa mais tempo a fazer scrolling acaba por ver todas as partilhas, conforme a relevância e ordem cronológica.

    Dica #6: Pode parecer redundante, mas aí está a importância de analisar os melhores horários e motivar a interação. Desta forma, quem está sempre online acaba por receber a tua partilha. E, quem não está, também a vê graças ao bom desempenho com o primeiro grupo.

Por fim, queres aprofundar os teus conhecimentos e fazer crescer os resultados de negócios ou projetos pessoais no Digital?
Com a formação de Facebook e Instagram Marketingvais trabalhar de forma prática a estratégia, a criação de conteúdos e também de campanhas nas duas maiores e mais importantes redes sociais!

Carrega aqui para saberes mais sobre os módulos, dias e horários.
Até 4 de Abril, tens direito ao desconto early bird de 30%.