Não é novidade para ninguém que o digital tem vindo a revolucionar a forma como as empresas chegam aos consumidores. A tendência deverá manter-se em 2015, com cerca de 80% das empresas a planear de aumentar o seu orçamento para marketing digital.

Mas o que leva as empresas a apostar cada vez mais no marketing digital? Aqui ficam 5 das grandes vantagens do marketing digital em relação ao marketing tradicional.

image


1. Preço
Enquanto no marketing tradicional 1000 visualizações de um anúncio podem custar entre 10-30$ (TV) e quase 500$ (correio), no marketing digital pode ter-se o mesmo número de visualizações por 1-3$ (search engine marketing) a 5-10$ (display advertising).

Na verdade, o custo por lead (cada potencial cliente que se mostra interessado no produto ou serviço, contactando com a marca ou fornecendo informações de contacto) é, no marketing digital, cerca de um terço desse mesmo custo no marketing tradicional. E, se no marketing digital entre 10 e 20% destes leads terminam em venda, no marketing tradicional menos de 2% têm a mesma sorte!

2. Segmentação e Personalização
No marketing tradicional podemos segmentar de forma muito superficial a publicidade, de acordo com o perfil do nosso cliente-tipo. Podemos escolher uma estação de radio, um jornal, um canal/programa de TV, um local para colocar um cartaz, etc. No entanto, vamos sempre chegar a muita gente que não se interessa pela nossa marca e deixar de fora muitos potenciais consumidores que teriam todo o interesse no que temos para oferecer.

No digital não é assim! Conseguimos ter uma enorme quantidade de informação sobre cada utilizador e segmentar de acordo com ela. Sabemos o que o utilizador está à procura naquele preciso momento, o historial de pesquisas que fez, a informação básica de perfil, como idade, género, profissão, de onde é, onde vive, que línguas fala, mas também as preferências e interesses particulares de cada utilizador.

Não menos importante é que podemos personalizar a publicidade que cada utilizador vê, com base naquilo que conhecemos dele. Na verdade, 94% dos marketers dizem que a segmentação e personalização da publicidade digital são factores críticos para o sucesso. E têm razão: as empresas que usam este tipo de estratégia têm conseguido aumentar as suas vendas, em média, em 19%.

3. Relevância da Publicidade
Isto leva-nos a um ponto muito importante. A vantagem de segmentarmos não é só deixarmos de desperdiçar recursos com pessoas que não estão interessadas nos nossos produtos ou serviços, é conseguirmos chegar às pessoas sem sermos intrusivos.

Quando nos relacionamos com os nossos clientes nas redes sociais, criamos conteúdos que respondem às suas necessidades, ou quando a nossa publicidade aparece como uma boa resposta nos motores de pesquisa, estamos a criar uma relação de confiança que os poderá transformar em promotores da marca.

A verdade é que a grande maioria dos consumidores esperam que as marcas tenham uma presença activa nas redes sociais, especialmente no Facebook. Mas esperam também que essa presença seja relevante: que entregue conteúdo interessante e que preste ajuda real em problemas que possam surgir, sendo um canal privilegiado para o apoio ao cliente.

Ter presença nas redes sociais sem estar bem trabalhada pode, no entanto, ser contraproducente, e esse é um erro comum: 46% dos consumidores consideram que as marcas não entregam conteúdo relevante nas redes sociais.

image

4. Controlo de Orçamento e de Objectivos
No marketing tradicional conseguimos controlar quanto gastamos, mas não sabemos por que resultados estamos a pagar. Se um programa de TV que patrocinamos tem, por algum motivo, menos audiências num determinado dia, há menos gente a ver o nosso anúncio, mas pagamos o mesmo. Se muita gente vir o nosso anúncio e ninguém comprar, pagamos o mesmo que pagaríamos se todos comprassem.

No marketing digital podemos determinar quanto estamos dispostos a pagar por cada visualização, por cada lead, ou mesmo por cada compra. Nós é que determinamos quanto estamos dispostos a investir, quanto estamos dispostos a pagar por cada resultado e qual é o resultado por que estamos dispostos a pagar. Claro que, quanto mais estivermos dispostos a pagar por determinado resultado, mais provável é que o consigamos alcançar. Mas também quanto melhor for a nossa publicidade e quanto mais bem segmentada estiver, menor o preço que pagamos por cada resultado, pois será necessário aparecermos menos vezes para termos os mesmos resultados.

5. Medição, Análise e Optimização
Seguramente uma das maiores vantagens do marketing digital é a capacidade de medir, analisar e optimizar resultados. No marketing tradicional podemos saber, grosso modo, quantas pessoas deverão ter visto o anúncio, e, se perguntarmos aos nossos clientes onde nos encontraram, poderemos ter uma ideia de quais os meios que estão a funcionar melhor ou pior, mas essa análise é demorada e pouco rigorosa.

Já no marketing digital, conseguimos saber exactamente quantas pessoas viram cada anúncio em cada plataforma em que anunciámos. Quantos clicaram, o que fizeram no nosso site, se compraram, se se tornaram seguidores da marca, se a recomendaram, etc.

E, se conseguimos recolher todos estes dados para medir o sucesso das nossas campanhas publicitárias, conseguimos, a partir daqui, analisar os resultados e optimizar as campanhas para termos os resultados que queremos.

No entanto, a maior dificuldade para as empresas, citada por 65% delas, é encontrar talento qualificado para tirar partido de todas as oportunidades do mundo digital. A verdade é que, mesmo as grandes marcas reconhecem que estão a subaproveitar as potencialidades do mundo digital em mais de 25% por falta de formação, um problema que estamos comprometidos a ajudar a superar no Factory Academy.

Copy by Luís Nuno Barbosa

Fontes:
AdAge
Infosys
Online Marketing Institute
Pardot
SEORCHERS
Social Media Examiner
The ExactTarget
Tom Fishburne