Eu sei! Já conheces a importância do Google Analytics. Tens uma conta criada e utilizas as ferramentas para monitorizar e optimizar as tuas campanhas, certo? Talvez não… 😱

metrics

Além dos resultados mais básicos, como a origem do tráfego ou o tipo de conteúdo mais procurado pelo teu público, existem outras várias informações esquecidas. Para que consigas tirar o melhor dos teus números, preparamos uma lista com 5 recursos pouco aproveitados.

  1. Network Report
    Mais do que ver leads, este relatório também te ajuda a descobrir a concorrência que está a visitar o teu site. Ao fazer uso dos filtros do Google Analytics, podes ter insights do mercado e avaliar tendências em ascensão.
  2. Bounce Rate
    Já sabes o que é o bounce rate (se ainda não sabes, a solução está aqui). Queres descobrir o que fazer a partir dos números? Se a tua estratégia é focada em content, aposta na narrativa. Com ela, podes transformar o teu site em um caminho com conteúdos que envolvem os utilizadores. Para isto, o Storytelling faz a diferença!
  3. Site Speed
    O teu conteúdo pode ser incrível. Podes ter os melhores produtos ou serviços. Se as páginas demoram a abrir, tens aí uma desvantagem. E mais: sabias que esta demora é uma das 5 principais causas para os carrinhos abandonados? Aproveita os recursos do Google Analytics e põe-te a monitorizar isto! 💪
  4. Notas
    Podes pensar que isto é algo um tanto quanto desnecessário nesta lista. Mas não andes a confiar tudo apenas à memória. Aquele gráfico com uma curva diferenciada e uma nota a explicar a campanha que levou a tais resultados é sempre mais útil que apenas uma linha e alguns números. Quanto mais informações puderes associar à tua conta, melhor!
  5. Benchmarking
    Já sabes que podes comparar a tua performance com outros sites do mesmo sector. Mas o trunfo é o que podes fazer a partir destes dados. Redefine os teus canais, descobre em quais focar e encontra soluções para aqueles que não estão a ter um bom aproveitamento.
    Por exemplo, se os dados apontam que não estás a ter um bom desempenho orgânico, pode ser a hora de investir em SEO.

métricas

Sabes o que mais é que as métricas informam? 🧐 Que na 3ª Edição do curso de Analytics vais impulsionar a tua carreira e alcançar melhores resultados profissionais! Garante aqui a tua vaga 🚀

Fontes: Lunametrics.com
Crazyegg.com