Antero Salgado foi o convidado da 3.ª edição do meetup de Marketing Digital, que acontece uma vez por mês no Factory Braga, e que tem como objectivo apresentar um case study de uma marca com forte presença no mundo digital.
Começamos pela história da empresa e o seu propósito. A ASAP54 surge da necessidade da própria fundadora em encontrar moda online, o que pode ser um desafio difícil de ultrapassar, chegando a ser frustrante. Inicialmente reconhecida como “shazam da moda”, actualmente a marca tenta posicionar-se como “o google da moda”, de forma a dar uma experiência 360 para o utilizador encontrar o produto. Funciona não só como um sistema de pesquisa por imagem, mas também por texto, transmitindo-se numa experiência social, pois permite partilhar os resultados encontrados pela rede de amigos e seguidores. Actualmente conta com cerca de 50 mil marcas de roupa e 5 milhões de produtos em catálogo, oferecendo a possibilidade de fazer a compra online, com ligação externa aos sites das marcas.

Segundo Antero, a estratégia numa fase inicial da app era a aquisição de utilizadores de forma orgânica, o que resultou bastante bem pois conseguiram angariar milhares de seguidores durante 1 ano, sem investimento em publicidade, conseguindo ao mesmo tempo efectuar uma melhoria continua no produto, apoiada no conhecimento adquirido.
Depois disso, e conhecendo melhor os utilizadores começaram a apostar em marketing digital, como SEO, desenvolvimento da página, campanhas, newsletters, redes sociais, entre outros, tentando sempre que a marca seja coerente e esteja disponível para toda a gente.
Nos últimos 6 meses focaram-se em aquisição e retenção. Passaram também a mensagem que a procura não se limita apenas a fotografias, mas também à utilização de texto, garantindo desta forma melhores resultados, sejam eles produtos idênticos ou de inspiração.

image

Para os utilizadores que já utilizaram a aplicação, mas neste momento não a usam, a marca envia newsletters personalizadas, em que mostram os avanços no produto e melhorias, visando o re-engagement destes mesmo utilizadores.
O meio mais eficaz de comunicação da marca é o Facebook, onde decorrem várias campanhas, diferentes de país para país. É curioso verificar que sendo os mercados anglossaxónicos os maiores, o mercado Francês apresenta uma boa taxa de retenção. Neste momento, estão também a estratificar os utilizadores, de forma a propôr de forma segmentada conteúdo inspiracional ou mesmo resultados de pesquisas.
As aplicações mais utilizadas pela ASAP54 para aquisição de novos clientes são a Google Ads, Taptica, JamppFacebook Ads, AppGrátis, Inmobi, Tapjoy e Performance Revenues, com uma abordagem “Test & Learn”, validando qual melhor resulta para os diferentes mercados. A nível de CRM, as mais utilizadas são o MailchimpIntercom e Parse. Fica a dica!
Resumindo numa frase, a ASAP54 é cada vez mais o “google for fashion”! Já experimentaste?