A Licínia foi nossa formanda no Curso “Como ser Freelancer”. No seu percurso profissional, devido ao encerramento da empresa em que trabalhava, precisou repensar a sua abordagem no trabalho e explorar novas oportunidades.
Esta partida da vida, foi um daqueles exemplos de “males que vêm por bem”. Foi o empurrãozinho que a Licínia precisava para arriscar! Vamos então conhecer a sua história? 🧡
Conta-nos a tua história. Um pouco do teu percurso antes do Factory Braga – Quais eram os teus objetivos, o que pretendias alcançar na tua vida profissional?
Quando me inscrevi no curso, “Como ser Freelancer” ainda não tinha tomado a decisão definitiva de escolher esse caminho. Apesar de ser uma ideia que me andava a acompanhar há algum tempo. Trabalhei muitos anos numa empresa do setor elétrico, mas o fim da empresa “forçou” um (re)começo e foi onde a ideia de fazer uma mudança na forma de encarar o trabalho começou a ganhar forma.
Passei muitos anos a monitorizar processos, olhar para dados, perceber quais eram importantes e qual a melhor forma de os tratar, mas nem sempre o fiz da maneira mais eficiente. Com o tempo, percebi que precisava eliminar tarefas repetitivas e automatizar alguns processos. Essa experiência pode ajudar outros empreendedores a ganhar tempo, produtividade e mais clareza na tomada de decisões. 😊
No entanto, o mundo do trabalho independente ainda era um pouco desconhecido para mim e precisava de perceber melhor como funcionava. Podem encontrar um pouco mais sobre mim, e sobre o meu trabalho no site ou no LinkedIn.
Quando e porque é que sentiste necessidade de investir numa formação?
Em 2022 decidi avançar como freelancer. Acompanhava, nas redes socias, algumas pessoas que davam dicas sobre o tema, mas senti necessidade de consolidar a informação que tinha recolhido e de adquirir conhecimentos de uma forma mais estruturada e completa.
O que achaste do curso de maneira geral, conseguiu preencher algumas das lacunas que tinhas?
Já acompanhava a Sofia Rocha e Silva, nas redes sociais, e gosto da forma como aborda os temas. A parte das obrigações fiscais foi o principal motivo que me levou a inscrever. Mas, o curso vai para além da parte fiscal, aborda vários aspetos do trabalho independente. É muito útil, especialmente para quem vem do meio empresarial e não está habituada a ter em atenção alguns aspetos.
Sentes que te tornou melhor enquanto profissional?
Sim. Tornou-me mais consciente das obrigações no mundo do freelancing e também trouxe mais segurança em algumas escolhas e decisões a tomar.
Conseguiste alcançar algum objetivo através do nosso curso? Quer seja coragem para te candidatares a uma vaga de emprego ou lançar o teu negócio a outro nível. Conta-nos tudo!
O objetivo principal era o de ganhar clareza quanto às obrigações fiscais, mas a formação foi para além disso. O curso é muito completo, bem organizado e a Sofia transmite o conteúdo de uma forma muito clara.
Após o curso ficamos com um guião dos passos a dar e das obrigações a cumprir, o que permite encarar o caminho com mais leveza. 🍃
Por fim, depois da tua experiência, qual é a dica que dás a todos os que se sentem um pouco perdidos e em busca de formação?
Primeiro têm de perceber o que querem e o que precisam… por vezes, o que precisamos aprender não é bem o que queremos!
Depois é procurar, na agenda do Factory Braga, qual o curso que se adequa melhor ao que precisam. Atualmente existem muito bons conteúdos gratuitos, mas a formação é uma forma de obter conhecimento de forma estruturada e mais completa, sem nos dispersarmos.🙌
Para aqueles que também gostavam de se lançar e aventurar no mundo do trabalho independente, estamos aqui para ajudar. 🚀
Espreita a nossa agenda e encontrarás todos os cursos disponíveis para fazeres crescer a tua carreira profissional!