Relações Públicas. Estas palavras devem ser-lhe familiares, mas quantas vezes equacionou o seu verdadeiro poder e impacto no seu negócio? Garanto-lhe que muito! Pense um profissional de Relações Públicas (RP) como o guardião da sua marca: se por um lado um RP deve enaltecer e fazer brilhar a marca deve por outro proteger de crises, investidas mais ou menos perigosas para a reputação da marca.
Vamos por pontos 😊
Tudo começa na história. A história da sua marca é o ponto de partida na atividade de qualquer RP. As histórias aproximam-nos, tornam-nos únicos. Assim o é com as marcas! O que faz do seu negócio único? O que tem de único para contar? O RP vai ajudar a criar uma narrativa apetecível.
Uma história com um ponto de vista único é digna de ser partilhada. Quem não gosta de uma boa história? A Assessoria de Imprensa é uma das grandes atividades na vida de um RP; é a relação com os media. A missão de um RP é criar diferentes histórias sobre a marca, tornando-as interessantes aos olhos dos jornalistas. Aqui, falamos sempre de earned media (presença conquistada) em oposição a paid media (presença paga).
Mas nem tudo é cor de rosa e nem todas as histórias são favoráveis. Se a um RP cabe a missão de contar, enaltecer e projetar a história da marca, cabe também a missão de antecipar e proteger de crises, acontecimentos mais ou menos inesperados que mancham a reputação da marca. Ouvir, antecipar e agir de forma estratégica é desafiante e faz parte do dia-a-dia de um profissional de RP.
Quer dominar estas e outras as técnicas de RP? Junte-se à turma de Relações Públicas no Digital e enalteça o seu negócio!
Artigo por Sofia Oliveira, formadora e brand manager da Barkyn.
Queres fazer crescer as tuas competências na área? A 2ª turma do curso de Relações Públicas no Digital já está em agenda!
Até 10 de Fevereiro, agarra a tua vaga com 30% de desconto e aprende tudo sobre o tema com a Sofia.
Mais informações aqui!