image

Para colocar um site online ou lançar uma app, para além da programação claro está, é necessário criar um layout e um sitemap que permitam prever e optimizar a navegação dos utilizadores. O UX Design abrange todas estas componentes que se referem à user experience, trabalhando não só elementos gráficos mas também toda a arquitectura de informação e ainda storyboards.

A relevância de um bom UX Design define a relação que os utilizadores têm com os conteúdos online, como comprovam algumas estatísticas:

  • 2/3 das pessoas preferem ver conteúdo com design cuidado a algo mais minimalista;
  • Entre 2013 e 2015, a navegação online em smartphones aumentou 78%. E 11% acedem à internet exclusivamente em computador;
  • 86% dos utilizadores querem ver informação sobre os produtos / serviços da empresa na homepage.

Integrar estes comportamentos e preferências dos utilizadores na estratégia digital torna-se um passo definitivo, e que cria inclusivamente algumas oportunidades de carreira: são muitos os designers gráficos que se estão a especializar em UX como forma de alargarem o seu campo de acção.

Em parceria com o Luís Oliveira da Seegno, uma startup bracarense dedicada ao
design e desenvolvimento de aplicações web com tecnologia de ponta, desenvolvemos o curso de 12 horas UX Design Foundations. Durante as 4 aulas desta formação poderás aprender a pensar como quem navega no teu website e destacar-te da concorrência.

Conhece o curso aqui.

image

Copy: Isabel Leirós / Imagem: unsplash.com / Estatísticas: Hubspot