O Pedro Martins apareceu um dia no Factory à procura de um espaço de trabalho e daqui não saiu mais 🥰. Primeiro, ocupou uma mesa no Cowork, depois com uma pequena equipa, um escritório privado. Hoje, tem um escritório virtual e não vem buscar correspondência sem bater no vidro e dizer adeus 👋 a quem estiver na recepção do Factory.

A CORREIA MARTINS Arquitectura & Construção é uma jovem empresa, mas que conta já com um grande portfólio na área. O Pedro é um jovem orgulhoso pai de 2 filhos 👨‍👩‍👧‍👦 (com o 3.º a caminho 👶), e um talentoso arquiteto. E é amigo da Catarina há tantos anos, que já perdemos a conta!

Mas espreita o que tem a contar sobre o seu precurso. Trouxe tantas vitórias e desafios, que vais ficar inspirado, temos a certeza.

– Conta-nos um pouco mais sobre a tua empresa e os serviços que disponibiliza

A CORREIA MARTINS Arquitectura & Construção foi criada em Março de 2018, quando eu ocupava uma mesa no espaço partilhado Cowork, e tem vindo a crescer desde essa data. Dedicamo-nos ao fornecimento de serviços dentro de duas grandes áreas: área de projeto – elaboração de estudos e projetos de arquitetura e engenharia civil; e a área de construção 🏘️ – construção e reabilitação edifícios de habitação, espaços comerciais, industriais e de serviços.

– O teu projeto já passou por várias fases. Como tem sido este desafio de trabalhar na área da arquitetura e construção ao longo dos anos?

Como referi este projeto começou quando ocupava uma mesa no espaço de Cowork. Passou depois para um escritório privado do Factory e, devido ao crescimento da empresa, tivemos que passar para instalações fora do Factory. Hoje ainda mantemos um escritório virtual.

Estes anos têm sido bastante desafiantes! Depois do marasmo sentido durante a crise económica, o mercado da construção entrou num crescimento exponencial, o que não significa que se tenha tornado num mercado fácil. Com o aumento da construção, veio também o aumento da concorrência, a falta de disponibilidade de mão de obra, o aumento dos preços das matérias-primas. Veio também a urgência dos clientes em terem os projetos terminados para que o valor de construção não aumente… Sendo que durante os últimos dois anos, tivemos também que adicionar o factor Covid, que por vezes nos condicionou com a falta de entrega de matérias primas e ausência temporária dos colaboradores 😰.

No entanto, sempre que há vontade e dedicação, conseguimos ultrapassar todos os obstáculos 💪. Sendo uma enorme satisfação quando temos projeto e obra concluídos e conseguimos superar as expectativas do cliente.

escritório virtual

– Ao longo do tempo, já passaste por um escritório físico no Factory e agora tens um escritório virtual. É importante para ti e para o teu projeto haver esta flexibilidade num espaço de Cowork?

É muito importante haver espaços como o Factory. Principalmente para quem quer iniciar um projeto ou simplesmente para quem quer pensar qual o próximo passo a dar.

Quando decidi utilizar o espaço partilhado de Cowork vinha de um projeto de 7 anos que tinha terminado e ainda não sabia bem o que queria fazer de futuro. Contudo sentia que necessitava de ter um espaço que me fizesse sair de casa e conhecer novas pessoas. Mas não queria ter uma estrutura pesada, com aluguer de um espaço, compra de mobiliário, contas de água, luz, internet… Queria algo simples e leve, o espaço Factory mostrou-se ser o que eu necessitava.

Foi interessante ver que o Factory, com os seus espaços de trabalho, as salas de reuniões, cozinha e espaço de convívio totalmente equipados e com o excelente apoio administrativo, conseguiu suprir todas as minhas necessidades. E conseguiu também acompanhar a evolução e crescimento da empresa. Primeiro com um espaço partilhado, depois com um escritório físico e ultimamente com um escritório virtual.

– O que mais gostas do Factory e da nossa comunidade?

Gosto da flexibilidade e adaptabilidade do espaço e dos recursos às necessidades dos mais variados tipos de empresas. Gosto da interação e sinergias que se criam entre os utilizadores do espaço. Mas acima de tudo, gosto da alegria e simpatia da nossa querida community manager, Catarina Sousa. (Ohhhh, eu não disse que éramos amigos há anos e anos? 🧡)

– E por fim, deixa duas recomendações para que os indecisos se juntem a nós.

👆 Em primeiro lugar, devem visitar o espaço. Com certeza que vão ficar convencidos que é o espaço certo para vocês.
✌️ Em segundo lugar, só têm que levar o caderno ou o computador e instalarem-se. Tudo o resto que necessitam já lá está.

 

Então, acho que nem é preciso acrescentar mais nada, certo? Manda um email para ask@factorybraga.com e reservamos um espaço, para comprovares o que o Pedro disse nesta última pergunta.