Em primeiro lugar, porque é que a tua marca precisa de um plano de comunicação?
Conheces a história da maratona?
Segundo a lenda, no ano 490 a.C. Pheidippides correu aproximadamente 40 km para fazer o percurso da Planície de Maratona até Atenas, para dar uma boa notícia.
Os persas juraram aos gregos que, caso vencessem a batalha, invadiriam Atenas, violavam as suas mulheres e matavam os seus filhos.
Temendo tal violência, ficou combinado que as mulheres matavam os seus filhos e cometiam suicídio, caso não tivessem noticias sobre a vitória dentro de 24 horas 😭
Como os atenienses venceram os persas, Pheidippides foi incumbido de correr o Vale de Maratona até Atenas para impedir a desgraça.
Segundo a história, Pheidippides, ao chegar, só teve fôlego para pronunciar uma única palavra “vencemos”, e caiu morto.
Eventualmente, se ele não tivesse transmitido a mensagem que queria, teriam morrido milhares de mulheres e crianças.
A comunicação sempre foi e continua a ser uma peça essencial no dia-a-dia e ainda mais para as marcas. Nada mais é do que um guia que permite que uma mensagem seja entregue ao público-alvo da maneira que nós queremos.
Seja para divulgar um serviço, um novo produto ou mesmo para te apresentares ao mercado de trabalho, vais precisar de um plano e nós juntamos as 5 🖐🏼 dicas mais eficazes para o fazer.
Então, vamos lá.
Dica 1- Tem um ponto de partida para o teu plano de comunicação
Qual é o teu posicionamento atual? Como está o mercado?
Pode ser útil fazer um brainstorming com a tua equipa e recolher informações do mercado atual e tendências. Além disso, podes organizar grupos de foco com os teus clientes ou possíveis clientes para saberes a opinião deles.
Dica 2 – Analisa como os teus concorrentes comunicam (e o que fazem de errado)
Conheces o termo Benchmarking?
É um tipo de pesquisa que tem como objetivo analisar os teus concorrentes e deve ser explorado pelas empresas, pois pode facilitar-te imenso a vida. Aprender com os teus erros é ótimo, mas aprenderes com os erros dos outros é ainda melhor – Não os repitas! 👀
No entanto, não copies a comunicação da tua concorrência, inspira-te e orienta a comunicação à tua marca de forma diferenciada.
Dica 3 – Define o teu público-alvo e descobre quais os meios de comunicação que os teus clientes mais utilizam
Afinal, não vais comunicar no linkedin se o teu público são adolescentes. Aliás, já reparaste que as marcas de carros mais caros não têm anúncios de tv nos canais abertos?
Primeiramente, o que são meios de comunicação?
São meios onde podes comunicar com o teu cliente. Alguns exemplos:
- 💬 Redes sociais
- 📧 E-mail Marketing
- 📺 Televisão
- 📻 Rádio
- 🗞Jornal
- 🏷 Revistas
- 📭 Correio
- 🔎Motores de busca
Contudo, deves dar preferência a alguns meios de comunicação que possibilitem o diálogo com o teu cliente.
Inegavelmente, a tua marca tem que aparecer onde o teu público-alvo está. Mais importante ainda é conheceres o teu público-alvo: quem são os teus clientes, quais as rotinas, quais os interesses, o que mais gostam, de onde são, idade, género, como se comportam? Se não sabes como fazer isto não te preocupes, no curso “planear a comunicação de uma marca” vais aprender isto e muito mais.
Dica 4 – Estabelece os teus objetivos e a tua mensagem – incluindo a orientação criativa
Depois de recolheres toda a informação que te falei em cima está na hora de estabeleceres objetivos.
Onde queres chegar? Queres atrair mais clientes? Aumentar a notoriedade da tua marca? Ou fidelizar os clientes que já tens?
Toda a comunicação deve ter uma linha de orientação ou vais comunicar só porque sim? Para quê? 🙄
Com objetivos definidos torna-se muito mais fácil combinar ações de comunicação e analisar o que correu bem ou mal. Nesse sentido, os planos não devem ser estáticos, à medida que implementas as ações deves analisar e alterar o que for necessário.
Recomendação: Os objetivos devem ser SMART, os que são definidos com base nestes critérios têm mais hipóteses de serem alcançados:
Pois bem, objetivos definidos. Qual era o próximo passo? A mensagem 😎
Para uma imagem sólida, a marca deve traçar um guia criativo. É fundamental que a empresa seja coerente em todos os momentos de comunicação com o cliente.
Portanto, tens que revelar a personalidade da tua marca, perceber qual o seu tom de voz e o estilo. Posteriormente, cria todo o branding envolvente.
Dica 5 – Define um orçamento, planeia todas as ações e faz um cronograma para o teu plano de comunicação
Tens que ter uma visão clara de cada ação e do que vais necessitar para a colocar em prática. Organização é a chave, acima de tudo.
Claro que não me ia embora sem te dar uma dica extra…
Por fim, plano de comunicação feito e a andar? Boa, agora é a altura de analisar, adaptar e melhorar.
Queres saber mais sobre como fazer o teu plano de comunicação, como o colocar em prática e como o analisar e adaptar? No curso Planear a Comunicação de Uma Marca 🆕 vais sair de lá com um plano pronto a ser implementado, seja para a tua marca pessoal ou para a tua empresa – tu escolhes.
O curso digirido pelo Daniel Ladeira começa a 21 de setembro, inscreve-te agora aqui.