Comemorou-se ontem mais um Dia Mundial da Criança e, como já tem vindo a ser habitual, muito se debateu o futuro desta geração de petizes, cada vez mais tecnológica e que cresce num mundo em profunda crise, especialmente financeira.
Parece-me evidente que cabe a pais e educadores preparar a geração que irá herdar o mundo definir o seu rumo, pelo que deverão os mais novos ser movidos de traços empreeendedores, da vontade fazer acontecer e de uma permanente iniciativa auto-motivada.
Recentemente, o site entrepreneur.com apontou três grandes traços de personalidade essenciais à nova geração:
1. Auto-confiança como base para um crescimento saudável e equilibrado, particularmente importante na adolescência e na entrada na idade adulta. Desde cedo, há que ouvir as crianças, deixá-las tomar as suas decisões e apoiá-las nas escolhas.
2. Resiliência perante o insucesso, que faz parte do processo de aprendizagem. É importante incutir nos mais novos estratégias de superação, evitando que a falha gere em desânimo.
3. Pensar com criatividade e engenho, seja nas actividades escolares sejam em projectos pessoais, que vale sempre a pena criar com os mais novos.
Uma criança com um ambiente familiar (e escolar) estável e estimulante irá seguramente tornar-se num adulto mais completo e capaz de deixar a sua marca naqueles que o rodeiam.
Copy: Isabel Leirós