Aqui está um assunto que não é muito falado, mas que afecta muita gente! Ser pai ou mãe e empreendedor ao mesmo tempo é possível? Num artigo escrito no Entrepreneur, Peter Gasca diz que sim!
É sem dúvida um desafio, mas é preciso estabelecer prioridades e definir objectivos:
1. A tua Família é a tua prioridade – normalmente pensamos sempre o contrário, mas se o projecto correr mal, podes sempre começar outro de novo. E se deixares de cuidar da tua Família, os danos podem ser irreparáveis.
2. Aprende a delegar – há tarefas que acabam por ocupar a maior parte do teu tempo e se calhar até nem precisas de ser tu a fazê-las! Confia nos outros o teu trabalho e delega, para teres tempo para tudo.
3. Começa a medir o teu sucesso de forma diferente – assim que repensares todos os teus objectivos, vais ver que o sucesso vem muitas vezes de coisas que nem imaginavas…
4. Pára da fazer comparações – não olhes para o que os outros fazem. Se eles trabalham até às 2 da manhã e tu terminas o teu dia mais cedo, não te sintas culpado ou ameaçado! Cada um trabalha de forma diferente e tem as suas prioridades.
5. Ninguém é perfeito – não podes dedicar 24h ao teu trabalho, nem 24h à tua Família. Aceita o que tens, usa os teus erros para aprender com o que fizeste mal. E pensa que pões tudo o que és em tudo o que fazes e, por isso só podes ser feliz e terminar o dia com a sensação de dever cumprido!
Copy: Catarina Sousa
O artigo completo aqui – http://www.entrepreneur.com/article/242131