Ano novo, vida nova! Ou será melhor dizer – ano novo, tendências de marketing digital novas?!
Bem, o que realmente interessa é que cada vez mais vivemos numa era digital e em constante mudança. “Tendências” é a palavra de ordem para o próximo ano!

O ano que estamos agora a terminar, trouxe-nos palavras como: confinamento, teletrabalho, medidas de contenção, zoom, entre muitas outras…

Devem estar vocês aí a pensar: “Este ano? Oh Tânia já lá vão 2 anos” 😱. Verdade, só de pensar até me dá arrepios.

Nem tudo o que esta pandemia nos trouxe é mau. Ora vejamos:

 

Tendência 1 – Vídeo, vídeo, vídeo…

Já disse vídeo? Sim, esta é uma nova (velha) tendência do marketing digital. Todos nós somos mais rapidamente convencidos a comprar algum produto através de um vídeo de apresentação, do que por uma simples imagem.
Com certeza não vos estou a dar nenhuma novidade, mas acreditem que 2022 será um ano de afirmação para as empresas que apostaram e apostam nesta forma de comunicar com os seus clientes.

Não falo só nos infindáveis reels que foste vendo em 2021, mas falo também dos webinares que assististe a partir de casa, e até mesmo das lives das tuas marcas favoritas.
Aqui no Factory, também apostamos muito nesta nova forma de comunicar. Os nossos vídeos divertidos foram um sucesso este ano e vamos apostar tudo no nosso elenco para 2022. Fica atento 😎

Tend̻ncia 2 РPesquisa por voz

Já imaginaste pedir uma pizza online e por voz? Ora, na Domino’s Pizza basta a voz para pedir pizzas através do computador ou dos assistentes por voz. Como é óbvio, esta solução foi encontrada para pessoas com menos acessibilidades e com bastante vontade de comer os produtos da marca. Não há barreiras, e isso é fantástico.
“O processo é fácil: a pessoa olha para as pizzas, diz ao site qual o produto que quer e depois dá os dados para pagar a encomenda.”
Infelizmente, a má notícia é que só está disponível em Inglaterra 😢 (por enquanto).

A consequência desta facilidade é que nos tornamos cada vez mais preguiçosos, até o touch nos cansa.

Tend̻ncia 3 РRealidade Virtual ou Aumentada

Todos nós já vimos aqueles vídeos malucos de alguém com óculos de realidade virtual. Certo? Pois bem, para além de continuar a ser uma “realidade” (passo a redundância), esta forma de vender e comunicar produtos vai ser o boom de 2022.

Escolher um batom online vai fazer-te sentir que estás na loja. Difícil de imaginar? A Maybelline Portugal e a cosmética espanhola Primor já têm esta opção para oferecer aos seus clientes.
Por exemplo:

  1. Escolhes o batom;
  2. Experimentas qual a cor que se adequa melhor aos teus lábios;
  3. … et voilà!

 

Tend̻ncia 4 РTrabalho Remoto

Antes de mais nada, sei que esta 4ª tendência é discutível. Ou melhor, tem que ser bem limada, pois ainda existem pormenores que devem ser bem esclarecidos.

Sobretudo, se tiveres um chefe que pensa que o facto de estares a trabalhar a partir de casa, lhe dá o direito de ligar às 22h da noite 🙄 Nesse sentido, as empresas e/ou sindicatos pressionam mais e mais os governos de cada país a regulamentar esta nova forma de trabalhar.

Seja como for, esta foi uma das tendências obrigatórias em 2021, que se tornará uma tendência certa para muitos portugueses. Eventualmente, se for este o teu caso em 2022, posso desde já convidar-te a passar um dia connosco para experimentares o nosso cowork. Aviso: É fácil entrar…sair é que é outra história 🧡

tendências de marketing digital

Tend̻ncia 5 РMarketing de Conte̼do

Sabias que 70% das organizações já investem em criação de conteúdo? Apostar num plano criativo e saber como executar uma estratégia de marketing de conteúdos, vai certamente fazer crescer o teu negócio no próximo ano.

No Factory, estamos tão atentos às mudanças e alterações do marketing que nos antecipamos a 2022 e lançamos já online um curso que aborda este tema. Aproveita as tuas prendas (monetárias) do Pai Natal e assegura o teu lugar na turma da 1ª edição do Curso Completo de Marketing de Conteúdos 📆

Resumindo, o Futuro está e é Digital, atualiza-te 🎯