Depois de entrar no mundo do Marketing Digital é difícil querer voltar para trás. A cada momento encontramos um botão ou funcionalidade nova, não queremos parar por ali. Sentimos vontade de continuar a explorar tudo e mais alguma coisa para percebermos melhor como usufruir ao máximo das potencialidades que podemos extrair daquele mecanismo.

Antes de mais, SEO e Adwords são, quase, dois arqui-inimigos que acabam por andar de mãos dadas.
SEO quer dizer Search Engine Optimization (Optimização do Motor de Busca) que permite que um website seja encontrado através de um motor de busca. Quanto melhor a optimização das keywords e do conteúdo, mais rapidamente o teu website vai aparecer num lugar de maior destaque, em detrimento de outro conteúdo parecido.
Adwords é uma ferramenta da Google que te permite efectuar campanhas de PPC (Pay-per-Click) para que o teu conteúdo esteja presente com maior relevância nas páginas dos motores de busca da Google, ou em SERPs (Search Engine Result Pages) mais altas do que as que deveria, devido a ter um “ranking” de SEO mais baixo.

image

Esta é a primeira funcionalidade que demonstra o quanto um sistema pode ajudar outro. Vamos supor que criamos uma loja online que vende laranjas. Enquanto o Google está a indexar as nossas páginas, o que por vezes pode demorar algumas semanas, podemos utilizar o Adwords para aparecermos na primeira página do Google de modo a darmos a conhecer o quão boas e sumarentas são as nossas laranjas.
Outra excelente vantagem do cruzamento de Adwords com SEO, é que, ao termos uma campanha de Adwords a funcionar em simultâneo enquanto vamos melhorando o nosso SEO passinho a passinho, podemos ir descobrindo novas keywords, principalmente aquelas que os nossos clientes utilizam para nos encontrar.
Talvez termos como “Laranjas Sumarentas” ou “Laranjas Frescas” são palavras-chave que não estávamos a usar mas que podemos aplicar na nossa campanha porque, provavelmente, vamos conseguir trazer mais clientes.

image

Para além destas duas vantagens, podemos também ir reduzindo os gastos durante os vários meses em que vamos aprimorando as nossas campanhas. À medida que vamos encontrando keywords novas, para usarmos no nosso website super optimizado, isso permite-nos aumentar a nossa posição nas SERP.
É igualmente possível ir retirando da nossa campanha Adwords, algumas keywords que não estão a comportar-se tão bem. Esta atitude vai conduzir à criação de novos testes com o objectivo de observar como esses produtos novos se comportam. Ou para baixarmos o custo da campanha depois de um gasto inicial mais elevado
Se queres saber mais sobre como utilizar estes mecanismos, aproveita os cursos de SEO e Adwords do Factory!