Quando pensas em vender produtos online, pensas logo em criar uma loja online, certo?
Mas não é necessariamente obrigatório abrir uma loja online. Claro que a loja é utilizada perante um determinado objetivo teu, mas não é a única forma de vender.
Aliás, começar por vender noutras plataformas é um excelente forma de iniciar.
Então, quais são as 3 formas de vender online sem loja online?
1- Marketplaces
Tens centenas de Marketplaces por todo o mundo. É só escolheres.
Os Marketplaces são uma ótima forma de vender online sem grande investimento, normalmente não tens que gastar dinheiro em anúncios, nem na criação da loja. Afinal, as próprias plataformas tratam de gerar tráfego para o teu produto.
O único custo que podes ter é se a plataforma cobrar comissão pelas vendas geradas ou se quiseres pagar um extra para aparecer em primeiro lugar.
Achas boa ideia fazer uma lista dos Marketplaces que existem? Diz-nos nos comentários e vamos pensar nisso 😎
Para já, ficas com umas ideias:
- Marketplaces de coisas usadas (começou por ser pelo menos 😅): Olx ou custo-justo
- Marketplace do Facebook
- Marketplace da Amazon
- Fnac Marketplace
- Marketplace de livros– WOOK
- KuantoKusta
- Worten Marketplace
- Farfetch
- eBay
- Dott
Agora, tens de escolher o Marketplace mais adequado ao teu produto ou serviço. Nem todos dão para tudo. Por exemplo, livros, podes utilizar a Wook. Roupa de luxo, Farfetch e por aí fora…
2- Facebook ou Instagram Shopping
Estas redes sociais, que são das mais utilizadas no mundo, têm uma plataforma de shopping incluída.
Aliás, grande parte das pessoas que quer lançar um produto, atualmente, começa pelo Instagram. A própria marca apercebeu-se disso e facilitou-nos a vida. Otimizou toda a sua plataforma para vendas online. Agora em cada publicação, seja no Instagram ou no Facebook, podes identificar os teus produtos previamente colocados na tua loja dentro desta rede.
Atenção, não vale só criar o perfil comercial e colocar as fotografias dos produtos. Não há milagres, as vendas não aparecem do nada.
Tens que publicar conteúdo de qualidade e com interesse para o teu público. Utiliza as ferramentas que estas plataformas te dão, como as stories e as lives, para diversificares e alcançares mais pessoas.
3- Vender online pelo WhatsApp
Esta deve ser mais estranha para ti, não é?
Afinal, como vou vender pelo WhatsApp?
Para começar não há melhor plataforma do que venderes a pessoas que te conhecem. Os teus contactos sabem quem és, já têm uma relação contigo, logo vão olhar para o teu produto com mais carinho 🧡
É também uma excelente forma de receber feedback dos teus produtos, sobretudo se aplicares essa informação para otimizares o teu produto e depois lanças para um público mais abrangente, com mais segurança.
Um conselho de amiga: Antes de avançares para uma plataforma de loja online, que implica um investimento maior, começa por estes pequenos espaços de venda. Aliás, valida o teu produto ou serviço junto de um público mais pequeno e depois sim, avança para o Mundooooo 🌍
No curso VENDER ONLINE SEM LOJA ONLINE, que começa dia 7 de Abril, o Rui Humberto vai ensinar-te desde a escolha dos produtos, fornecedores e transporte à escolha das plataformas e questões legais.
Vão ser muitas dicas, truques e ferramentas para avançares com vendas online, sem as dores de cabeça e os custos de criar uma loja online.
Vê os conteúdos, horários e preço aqui no link.