Ahh, o WordPress! 🧡

Se não sabes do que eu estou a falar e passaste os últimos 15 anos em alguma galáxia distante, ~Captain Marvel, I’m looking at you~ não te preocupes! Eu explico:

O WordPress é, simplesmente, a maior ferramenta de gestão de conteúdo online. Mas não só, é através dela que grandes nomes como: Disney, Star Wars, Beyoncé e muitos mais criaram e gerem os seus respectivos sites. Fixe, não é? Vê mais exemplos nesta lista!

E a melhor parte disto tudo? O WordPress não é só para os gigantes do mercado. Muito pelo contrário! A ferramenta é de fácil instalação e conta com diversos plugins gratuitos, que te vão ajudar a levar o teu projecto ou negócio ao próximo nível! Sabe mais sobre como instalar e tirar o melhor do WordPress com o Bruno Barbosa!

Leste bem! A plataforma disponibiliza free plugins com as mais diversas funcionalidades. Seja qual for o teu projecto, ideia ou empresa, podes sempre contar com os plugins perfeitos para ti! E para que fiques a saber mais sobre os principais plugins gratuitos, separei esta lista com algumas opções. Vamos a isto!

  1.  YOAST SEO

    Todos nós sabemos da importância de uma estratégia sólida de SEO para o tráfego orgânico. E é aqui que entra o Yoast SEO! O plugin dá-te o controle que precisas ter sobre a escolha da tua keyword, meta description, optimização, legibilidade e muito mais.

  2. WOOCOMMERCE

    Afinal, o teu projecto é de eCommerce? Então o WooCommerce is your guy! Com este plugin, tens tudo o que precisas para configurares a tua loja online. Mas isto não sou eu que estou a dizer! Visto que a ferramenta conta com mais de 4 milhões de sites integrados activos e tem a pontuação de 4.6 de 5 estrelas. Nada mal, não?

  3. GOOGLE TAG MANAGER

    Medir e analisar dados são fundamentais para o sucesso de qualquer campanha de Marketing Digital! Para facilitar a vida dos marketers e optimizar o fluxo de trabalho, surge o Google Tag Manager. O plugin gratuito permite configuração de eventos, objectivos e muito mais. Ou seja, tens o tracking e toda a informação que precisas nas tuas mãos! 

  4. MAILCHIMP FOR WORDPRESS

    Wordpress plugin Mailchimp

    És uma daquelas pessoas que acham que o e-mail marketing está morto? Pensa duas vezes! Digamos que as tuas campanhas correram bem e agora tens um bom número de leads. Como ter resultados a partir daí? A resposta pode ter a ver com dois verbos: nutrir e converter. Para isso, nada melhor do que uma lista de e-mails e automações que entregam benefícios e a tua proposta de valor a um público que já está aberto a receber esta informação.

    E então, queres apostar nisto? O plugin do Mailchimp é uma óptima solução! Por fim, para fazeres o melhor proveito desta ferramenta, a formação de E-mail Marketing, com o Paulo Gafanha, ajuda-te a explorar todas as tuas possibilidades no universo do e-mail marketing!

  5. ELEMENTOR

    Com este plugin, o web design fica mais acessível à toda a gente! Este front-end page builder é intuitivo. Isto é, o mesmo funciona basicamente com o drag & drop. Assim, podes criar um site com design profissional sem uma única linha de código. Uma ajuda e tanto para o teu projecto!

  6. SMART SLIDER 3

    Trabalhas com imagens e precisas expor o teu conteúdo visual de forma profissional e diferenciada? O Smart Slider 3 tem não uma, mas diversas soluções para ti! O plugin conta com uma interface intuitiva, bem como oferece templates e inspirações.

  7. SMUSH IMAGE COMPRESSION AND OPTIMIZATION

    O último, mas não menos importante, plugin da nossa lista! O Smush é uma ferramenta indispensável para a optimização do teu site. O por quê? Imagens com dimensões maiores que as necessárias são uma das causas para a diminuição da velocidade do teu site. Este parece um problema pequeno mas, na prática, um site lento prejudica o SEO e aumenta o bounce-rate. E não queres nada disso! E por falar em imagens… queres deixar o teu conteúdo visual mais atrativo? Domina o Photoshop! Uma próxima edição do curso já está em agenda aqui.

 

Agora já conheces alguns dos plugins gratuitos do WordPress! Ainda tens dúvidas de que esta é a melhor plataforma para a criação e gestão do teu site?

Garante já a tua vaga na 5ª edição do curso de WordPress e descobre as principais hacks com o Bruno Barbosa.
Até 20 de Maio, o desconto early bird de 30% é teu!

 

Fontes:

WinningWP

WPBeginner