Sofia Rocha e Silva é licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes do Porto e mestre pela Escola Superior de Arte e Design Matosinhos. Frequenta atualmente o curso de Doutoramento em Desenvolvimento, Sociedade e Territórios na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde investiga o potencial das indústrias criativas para o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade.
Vive em Vila Real e trabalha por conta própria desde 2015 e, desde a gestão da Transa Cooperativa Cultural, a edição da IP4mag, ao trabalho como freelancer, e à criação de uma empresa de apoio às artes do espetáculo, tem acumulado experiências diversificadas e desafiantes, sempre ligadas ao trabalho criativo.
Acredita que é na criatividade que cai a aposta para os trabalhos do futuro e acredita que o trabalho em conjunto, em rede e cooperativo é a chave para crescermos por conta própria. À primeira até parece uma contradição: o segredo para vingarmos sozinhos é mesmo conhecer outras pessoas e trabalhar em grupo.
Em 2020 fundou o Luscofia, um projeto para ajudar freelancers (e outros trabalhadores por conta própria) a gerirem melhor o seu trabalho. No Luscofia fala-se para quem trabalha em criatividade e abordam-se finanças, contabilidade, clientes, gestão do tempo, bem-estar emocional, orçamentos, segurança social, e muitos outros tópicos.