A internet está recheada de bons blogues, excelentes artigos e vídeos de YouTube que ajudam qualquer pessoa que pretenda criar o seu negócio. Existem, no entanto, livros imperdíveis que todos os empreendedores deveriam ter na sua prateleira.

Hoje falamos-te de 5 ūüĖź:

#1 – “110 Erros que Prejudicam a sua Loja Online”, de Tudo Sobre eCommerce

Começamos com um livro escrito por uma empresa que faz parte da nossa comunidade > a Tudo Sobre eCommerce.

Nas suas páginas, vais encontrar o caminho mais directo para teres uma loja online. Pois é, a equipa que o escreveu já o percorreu e eliminou bastantes erros que muita gente pratica! Todo este processo está dividido em 4 grandes capítulos:

  • Erros de gest√£o de neg√≥cio
  • Erros de usabilidade e de plataforma de ecommerce
  • Erros de marketing online e offline
  • Erros de customer experience

Mas há muito mais. O ideal, é correres para o comprar e começar já a preparar a tua loja online, sem erros.

livros empreendedorismo

#2 – “Lean Startup”,¬†de Eric Ries

√Č um livro que tem j√° alguns anos, mas a sua pr√°tica √© intemporal! E n√£o podia faltar nesta lista de livros para empreendedores. O conceito que Eric Ries partilha nas suas p√°ginas √© simples – avan√ßa no teu projecto, mas por etapas¬†ūüĎ£.

O que isto significa? Esquece, antes de tudo, ter um plano todo catita, que depois falha na prática. Vai fazendo, vai testando. Coloca à disposição dos teus clientes o mínimo, deixa que sejam eles a testar e altera o que for necessário para a fase seguinte.

No livro Lean Startup vais perceber, por exemplo, como criar protótipos rápidos, para conseguires validação junto do teu mercado alvo, usando depois o feedback dos teus clientes para desenvolver o teu negócio.

Quais os principais princípios deste movimento?

  • Aumentar a inova√ß√£o¬†ūüĒĚ
  • Parar de desperdi√ßar tempo
  • Ter mais sucesso.

Ent√£o, √© ou n√£o √© o que todos queremos?¬†ūüôĆ

livros empreendedores

#3 – “Business Model Generation”, de Alexander Osterwalder & Yves Pigneur

Quando come√ßamos h√° 10 anos, “vestimos sempre a camisola” de que √© necess√°rio simplificar para ter sucesso. Os Planos de Neg√≥cio s√£o muito bonitos, cheios de p√°ginas com gr√°ficos e tabelas coloridas, imagens todas catitas. Enfim, s√£o p√°ginas e p√°ginas de um suposto estudo de mercado.

Mas quanto tempo perdeste a faz√™-lo? E, al√©m disso, quantas vezes vais voltar a pegar nele?¬†ūü§Ē

O Business Model Generation √© uma forma de teres todas as tuas projec√ß√Ķes numa imagem s√≥. Este √© um livro para vision√°rios, empreendedores e at√© para neg√≥cios que j√° existem, mas precisam de uma mudan√ßa.

Extremamente visual, esta é a ferramenta que precisas para projectar e registar tudo o que precisas, para o teu negócio arrancar.

BMG

#4 – “Hustle: The Power to Charge Yout Life with Money, Meaning and Momentum”, de Neil Patel, Jonas Koffler e Patrick Vlaskovits

Quanto pensamos em empreendedorismo, Neil Patel √© sempre aquele nome que vem √† cabe√ßa!¬†ūüí° O Hustle conta com a sua participa√ß√£o, e √© um guia para quebrar a monotonia do trabalho das “9 √†s 5”, √© uma forma de tornar os sonhos realidade.

As estatíticas mostram que a maioria das pessoas são infelizes nos seus trabalhos. Este livro pretende quebrar esses valores, mostrando ferramentas para te ajudar a ser mais produtivo, ao mesmo tempo que aumentas a tua confiança.

Nas suas p√°ginas, vais encontrar 3 temas centrais:

  • O Cora√ß√£o > diz-te como seguir os teus sonhos, em vez dos dos outros;
  • A Cabe√ßa > prepara-te¬† para os erros que vais cometer, que v√™m com o risco;
  • Os H√°bitos > ajuda-te a saber como encontrar objectivos e criar a tua pr√≥pria sorte.

Ent√£o, n√£o ficaste com vontade de o comprar j√°?

#5 – Around The World In 250 Coworking Spaces, de Coworkies

Na lista de livros para empreendedores, t√≠nhamos de recomendar um livro sobre Cowork, claro! ūü•į Quem n√£o gostaria de viajar por esse mundo fora e visitar os espa√ßos de Cowork? Com toda a certeza, √© uma excelente oportunidade para conhecer novas pessoas, estabelecer novos contactos, fazer networking. Ao mesmo tempo que se v√™ espa√ßos espetaculares!

Foi o que a Pauline e o Dimitar fizeram. O resultado √© maravilhoso, mostrando o que o Mundo do Coworking tem para oferecer. Copenhaga, Estocolmo, Kuala Lumpur, Atenas, Osaka… S√£o apenas alguns dos exemplos que vais encontrar neste mundo.

Se não conseguires viajar até tão longe, podes sempre vir até ao Factory Braga e ter uma amostra do quão maravilhoso este mundo é!

 

Download Artigo Instagram