Imagina o melhor de dois mundos: partilhar uma casa ou apartamento com outras pessoas, e viver a experiência do Cowork. Isto é o Coliving.
Todos sabemos a luta que é arranjar um local para viver a preços que consigamos pagar 🤯. O sector imobiliário disparou com preços surreais para a maioria dos jovens. E os próximos tempos não se avizinham fáceis.
Começam, por isso, a surgir cada vez mais casas onde tens um quarto só para ti, mas o resto da casa é partilhado por outras pessoas. É como voltar ao tempo universitário!
Nesta opção, a flexibilidade é maior e é uma boa solução para poderes organizar a tua vida. Ao mesmo tempo, fazes algumas poupanças para o teu futuro 💰 (tal como acontece com o Cowork).
Este modo de vida nasceu inspirado no conceito de Cowork. Um espaço com sentido de comunidade, partilha de despesas, economia colaborativa e sustentabilidade, sem contrato de arrendamento.
Não podemos deixar de transcrever este parágrafo, publicado num artigo do Público:
“Esta nova forma de habitar as cidades traz benefícios aos utilizadores, tanto em termos de redução de custos e promoção do sentido de comunidade, como de valores cívicos em queda na sociedade actual, podendo desta forma vir a transformar o modo como trabalhamos ou até mesmo como viajamos.”
Numa altura em que a inflação toma conta das nossas vidas, esta nova forma de viver ganha um novo sentido. Principalmente para quem mora sozinho. A possibilidade de partilhar o dia-a-dia com outras pessoas é uma luz nos dias mais cinzentos ☀️. É nestas alturas que surgem novas amizades, e como consequência, reduz-se a solidão.
Existe no entanto uma ideia pré-concebida que esta forma de viver é para recém-licenciados. Não poderia estar mais errada. Então, e os nómadas digitais? E os colaboradores de uma empresa que têm de se mudar para outras cidades?
Sem esquecer os profissionais liberais, que trabalham por conta própria e vivem sozinhos, mas não se querem comprometer com um crédito habitação.
O Coliving é sem dúvida uma excelente forma de poupares recursos, fazer novas amizades e fazer crescer o teu projecto. 🙌
Um dos exemplos que te apresento hoje é a Quatro Anas, um espaço de Coliving em Valongo do Vouga, Águeda. Dividido em 4 áreas principais, lá poderás encontrar um equilíbrio entre uma experiência pessoal e profissional.
Vives num espaço rural, rodeado de natureza 🕊️, respiras ar puro e ganhas toda a motivação que precisas para aumentar a tua criatividade. E ainda ganhas um novo fôlego para trabalhar.
Se, como eu, és daquelas pessoas que preferem a cidade e o movimento 🏙️, anota o que te vou dizer – se ainda não conheces nenhum espaço, muito em breve vais ouvir falar de Coliving em vários pontos da tua cidade.
E no final da experiência, aquelas pessoas que não conhecias de lado nenhum, podem tornar-se amizades para a vida. Ou mesmo parceiros de negócio para potenciar ainda mais o crescimento da tua empresa!
Mas como este sector ainda está a dar os primeiros passos em Portugal, podes ir experimentando o Cowork. O que achas?
Posso reservar um espaço para ti? Basta enviares email para 📩 ask@factorybraga.com.