Imagina o melhor de dois mundos: partilhar uma casa ou apartamento com outras pessoas e viver a experiência do Cowork. Isto é o Coliving.

Todos sabemos a luta que é arranjar um local para viver a preços que consigamos pagar 🤯. O sector imobiliário disparou com preços surreais para a maioria dos jovens.

E por isso começam agora a surgir cada vez mais casas onde tens um quarto só para ti, mas o resto da casa é partilhado por outras pessoas. É como voltar ao tempo universitário!

Nesta opção, a flexibilidade é maior e, por isso, é uma boa solução para poderes organizar a tua vida, e fazer algumas poupanças para o teu futuro 💰 (tal como acontece com o Cowork).

Este modo de vida nasceu inspirado no conceito de Cowork. Um espaço com sentido de comunidade, partilha de despesas, economia colaborativa e sustentabilidade, sem contrato de arrendamento.

Não podemos deixar de transcrever este parágrafo, publicado num artigo do Público:

“Esta nova forma de habitar as cidades traz benefícios aos utilizadores, tanto em termos de redução de custos e promoção do sentido de comunidade, como de valores cívicos em queda na sociedade actual, podendo desta forma vir a transformar o modo como trabalhamos ou até mesmo como viajamos.”

Numa altura em que somos novamente obrigados a confinar, esta nova forma de viver ganha um novo sentido. Principalmente para quem mora sozinho. A possibilidade de partilhar o dia-a-dia com outras pessoas é uma luz nos dias mais cinzentos ☀️. É nestas alturas que surgem novas amizades, e como consequência, reduz-se a solidão.

Existe no entanto uma ideia pré-concebida que esta forma de viver é para recém-licenciados. Não poderia estar mais errada. Então, e os nómadas digitais? E os colaboradores de uma empresa que têm de se mudar para outras cidades?

Sem esquecer os profissionais liberais, que trabalham por conta própria e vivem sozinhos, mas não se querem comprometer com um crédito habitação.

O Coliving é sem dúvida uma excelente forma de poupares recursos, fazer novas amizades e fazer crescer o teu projecto. 🙌

Um dos exemplos que te apresento hoje é a Quatro Anas, um espaço de Coliving em Valongo do Vouga, Águeda. Dividido em 4 áreas principais, lá poderás encontrar um equilíbrio entre uma experiência pessoal e profissional.

coliving

Vives num espaço rural, rodeado de natureza 🕊️, respiras ar puro e ganhas toda a motivação que precisas para aumentar a tua criatividade. E ainda ganhas um novo fôlego para trabalhar.

Se, como eu, és daquelas pessoas que preferem a cidade e o movimento 🏙️, anota o que te vou dizer – se ainda não conheces nenhum espaço, muito em breve vais ouvir falar de Coliving em vários pontos da tua cidade.

E no final da experiência, aquelas pessoas que não conhecias de lado nenhum, podem tornar-se amizades para a vida. Ou mesmo parceiros de negócio para potenciar ainda mais o crescimento da tua empresa!

Mas como este sector ainda está a dar os primeiros passos em Portugal, podes ir experimentando o Cowork. O que achas?

Posso reservar um espaço para ti? Basta enviares email para 📩 ask@factorybraga.com.