Parece que ainda ontem cheguei ao Factory e já estou de partida!
Entrei em Outubro de 2013, na altura ainda a terminar a parte curricular do meu mestrado e a presidir à júnior empresa da Universidade do Minho, a Young Minho Enterprise, na qual fiquei por mais um ano.
Inicialmente, fiquei a trabalhar no Startup GNRation, programa anterior à Startup Braga, onde trabalhei com empreendedores dando-lhes apoio no desenvolvimento de modelos de negócio, um pouco também na continuidade do meu trabalho na júnior empresa.
Em Janeiro de 2014 assumi um novo desafio: a gestão do Factory Academy, a academia de formação do Factory Braga. A estratégia que seguimos passou pela diminuição do número de formações e pelo aumento progressivo da sua duração e foco. Em Outubro fizemos finalmente a nossa certificação DGERT nas 3 áreas em que nos queremos centrar: Marketing e Publicidade (onde trabalhamos a área do marketing digital e publicidade online), Gestão e Administração (onde nos focamos nas vendas e na área comportamental) e Informática na óptica do utilizador (onde ensinamos a usar ferramentas informáticas como o WordPress e o Prezi). Hoje, o Factory Academy é a referência de formação em Braga na área digital!
No entretanto, também trabalhei noutros projectos ligados às Startups, como o Desafio Empreendedor do IN.AVE, organizado pela CIM do Ave e onde nós tivemos o papel de levar a componente metodológica para o desenvolvimento de ideias de negócio, e que culminou numa ida a Barcelona para conhecer a comunidade empreendedora da capital catalã.
Trabalhar no Factory foi uma experiência incrível e desafiadora a todos os níveis. Não só por ter sido o meu primeiro emprego, mas especialmente pela responsabilidade de representar uma empresa de referência na comunidade empreendedora bracarense. Centro de um ecossistema de empresas inovadoras e disruptivas, com uma cultura informal e um ambiente sempre cheio de energia e positividade, creio que não poderia ter encontrado um lugar melhor para o meu primeiro contacto com o mercado de trabalho.
Muito especiais foram também todas as pessoas com quem trabalhei ao longo deste tempo, em especial a Catarina, o Tiago, o Diogo e a Isabel (nestes últimos meses), mas também os Factoryanos, os formadores e formandos do Factory Academy, e, na área das Startups, o Alexandre. A todos eles só tenho a agradecer a paciência com que me aturaram e ajudaram a desenvolver pessoal e profissionalmente, e, claro, a amizade que fica. O meu muito obrigado!
Quanto ao futuro, está na hora de abraçar outros desafios, deixo o Factory no final desta semana e estarei agora empenhado na conclusão da minha dissertação de mestrado e no desenvolvimento de alguns projectos pessoais 🙂
Até sempre,
Luís Nuno Barbosa