“Aiii, Hakuna Matata, é tão fácil dizer

Nos últimos anos tenho me deparado com mais e mais gente a queixar-se de que o Marketing digital, por vezes, é muito stressante e exigente. É emocionante, mas há dias que chegamos a casa com o cérebro em “papa” como se costuma dizer.
Entre gerir campanhas, analisar dados, estar a par das novidades das plataformas, tentar ser relevante nas redes sociais e aparecer no topo do Google com SEO, é muito fácil sentirmo-nos sobrecarregados.

Claro que num mundo perfeito, serias responsável por uma única coisa ou tema, mas isso não acontece na maioria das empresas, nós sabemos.

Mas, e se adotássemos uma abordagem diferente para lidar com este stress? Hoje lembrei-me do famoso lema do Timon e Pumba, Hakuna Matata, será que pode ser o que precisamos?

– O que é o Hakuna Matata?

 

Não me digas que nunca viste o REI LEÃO?! Junta-te a mim que só o vi há muito poucos dias 🤣 e o que resultou?

Um tema para um artigo de blogue.
Mas se já o viste, de certeza que reconheces a expressão icónica: Hakuna Matata, que significa “Não há problema”. O Timon e o Pumba até cantam uma música onde explicam que não dão muita importância aos problemas da vida e que vivem despreocupados.
Embora o Marketing Digital exija atenção e esforço, podemos aprender com a filosofia desta dupla e gerir melhor o stress desta área.

Então, o que podes aprender com “HAKUNA MATATA”?

 

1- Aceita que não podes controlar tudo!

No marketing digital, tal como na nossa vida, há coisas que estão fora do nosso controlo. Os bugs do Meta (vais identificar-te se fizeres anúncios), as mudanças do algoritmo, a proteção de dados, as atualizações de Google ads e até o comportamento dos consumidores são fatores que não conseguimos controlar, (in)felizmente.
O javali e o suricata aprenderam isso mesmo, em vez de lutarem contra estas circunstâncias, aprenderam a aceitar 😁

Como aplicar?

Em vez de te preocupares com o que não está nas tuas mãos, concentra-te no que está ao teu alcance: melhorar o conteúdo, fazer crescer as tuas competências, testar campanhas, tirar conclusões dos dados. MAAAAAAAS, mantém-te flexível. Se algo não correr como o previsto, respira fundo, coloca a música do Rei Leão e adapta-te.

2- Simplifica processos muito complicados

Simplicidade! É a grande lição de Hakuna Matata. Eles não complicam – eles resolvem o problema no momento e de forma simples. Nem ficam a pensar nele. No marketing digital, é fácil cair na tentação de complicar tudo e mais alguma coisa, e cada vez mais. No entanto, a simplicidade é na maioria das vezes a chave para teres sucesso e resultados.

Como aplicar?

Olha para o teu trabalho e para os teus processos no marketing digital. Será que dá para simplificar? Os funis de venda não estão exagerados? A experiência do consumidor está a ser confusa? Analisa e identifica aquilo que entrega valor ao cliente e elimina aquilo que é desnecessário. MENOS É MAIS!

3- Desfruta do teu trabalho, não esperar só pelos resultados

Eu não sei se este artigo vai ter resultados, mas estou a adorar escrevê-lo. Tal como o Timon e o Pumba vive o dia a dia com leveza, aproveita o momento. Nesta área do digital, às vezes, ficamos só a pensar nos leads, em obter mais tráfego no site, em ter mais conversões para justificar o dinheiro que se gasta, etc. Mas se não fizermos o trabalho anterior com vontade e orgulho, nunca vamos aprender o que devemos e o stress, acredita em mim, vai acumular.

Como aplicar?

Aprende com os erros e celebra as vitórias. Cria e implementa estratégias novas, mas fica com entusiasmo por estar a criá-las, mesmo que não obtenha os resultados que querias. A tecnologia está sempre a mudar e a evoluir, o que significa que não podes saber e controlar tudo. Por outro lado, dá-te uma oportunidade de crescimento e de aprenderes sempre algo novo.

4- Saúde mental é para cuidar

Viver relaxado e sem pensar nos problemas ou nos resultados nem sempre se consegue. Por isso, é muito importante cuidares da tua saúde mental: terapia, meditação, desporto, arte … faz qualquer coisa que te ajude a sentir melhor.
O stress e a pressão do marketing digital pode ser intenso, com prazos apertados e campanhas exclusivas. Conseguires manter o teu desempenho implica que tenhas tempo para relaxar e carregar energias.
O que vais fazer hoje por ti?

Como aplicar?

Definir limites verdadeiros e fazer mais pausas. Passamos muito tempo ligados aos ecrãs no trabalho, desconecta-te quando saíres. Pelo menos, por um bocado.
Como te disse em cima, faz algo por ti, meditação, terapia, exercício. Isto vai ajudar-te a manter a calma e a tua produtividade em alta.
Ser um excelente profissional de marketing digital, com criatividade e muitas ideias a fervilhar, requer que estejas bem mentalmente.

5- Confia no processo e Hakuna Matata

No fim, tudo passa e tudo se resolve. Os resultados demoram a aparecer e parece que nada está a resultar. Mas, de repente, puuuff, começam a aparecer. A consistência e a paciência acabam por dar frutos.

Como aplicar?

Confia no teu plano de marketing e dá-lhe tempo para crescer. Vai fazendo pequenos ajustes conforme os dados que analisas e espera. O sucesso nesta área é a longo prazo, confia.

Gerir o stress no marketing digital pode ser complicado, mas como os dois animais do Rei Leão nos ensinam, podemos lidar com essa pressão de uma forma mais leve. Aceitar que não podemos controlar tudo, simplificar processos e desfrutar do trabalho antes dos resultados aparecerem.

Aproveita esse caminho para aprenderes.

MAS ATENÇÃO!

Adotar uma mentalidade destas não significa que devas ignorar os problemas ou não acompanhares as mudanças, mas sim que deves enfrentá-las de uma maneira mais positiva e relaxada. O marketing digital pode ser muito divertido e recompensador, por isso da próxima vez que o stress te aparecer, lembra-te: HAKUNA MATATA!

 

 

Eu vou ali tatuar “Hakuna Matata” na mão, para ler todos os dias 🤣

Alguém conhece um bom tatuador?