loader image
Sara Júnior

Sara Júnior

Social Media Manager Freelancer

Sobre Mim

A Sara Júnior é uma apaixonada pelo digital e por negócios!

O bichinho do empreendedorismo apareceu cedo, ainda na escola primária, quando decidiu vender pinhas e pinhões com os colegas para comprar livros para a biblioteca da escola.

A pandemia da Covid-19 fez crescer novamente este sonho de empreender e, terminada a licenciatura em Comunicação e Media em 2020 começou a trabalhar por conta própria como Gestora de Redes Sociais de diversas pequenas e médias empresas.

Desde 2020 a trabalhar com o digital, estar sempre a aprender, a inovar e a ajudar negócios a ter uma presença no digital é o que a move todos os dias.

A Sara é uma pessoa organizada, empenhada, criativa e com uma enorme sede de conhecimento. Nos tempos livres, adora ler e, sempre que possível, viajar.

Inspiração

"Trabalhar, todos os dias, para realizar sonhos." -

Como criar uma empresa?

Sobre Mim

Acreditamos que alguns de vocês têm o objetivo de criar uma empresa. Então, no nosso Instagram, decidimos abrir caixas de perguntas para interagir convosco. Como são uns seguidores queridérrimos, recebemos muita interação, o que é incrível! 😙

Se não conseguiste ver o nosso Instagram, fizemos a seguinte pergunta: “Tens alguma dúvida sobre o processo de criação de uma empresa?”. Estas foram algumas que nos foram chegando:

-Como posso avaliar a viabilidade da minha ideia de negócio?

Vais à bruxa e perguntas se vai dar certo. 😂😂😂

Desculpa…

Agora sim, falemos a sério. Aquilo que te podemos aconselhar a fazer, sendo que não sabemos qual é a tua ideia, é fazer uma análise do mercado em que queres inserir esse negócio. Faz sentido? É uma necessidade para o consumidor?

Depois, podes usar o Business Model Canvas, uma ferramenta que ajuda a “projetar” (digamos assim) o teu negócio. Tal como visualizar e avaliar todos os aspetos do teu modelo de negócio, incluindo:

  • Segmento de clientes;
  • Propostas de valor;
  • Canais de distribuição;
  • Fontes de receita;
  • Entre outros.

Experimenta e depois dá-nos o teu feedback, existem várias versões online. 😉👍

-Quero criar uma empresa, mas hoje em dia, é impossível.

Não foi uma pergunta, mas achamos por bem pegar nesta afirmação e dar um pouco de esperança a quem também pensa assim.

Mesmo há uns anos atrás, fazer com que um negócio saísse do papel e tomasse forma, era desafiador.

As incertezas que vivemos hoje, sejam elas quais forem, podem tornar o processo de criação de uma empresa ainda mais difícil. Entendemos. No entanto, apesar das dificuldades constantes, a resposta não é tão simples quanto um “é impossível” – e acabou. Nah, nah, ni, nah, não.

“As rendas estão malucas”; “A carga fiscal vai até ao teto”; “burocracia que nunca mais acaba”; nós sabemos… tudo isso são obstáculos que te podem fazer desistir. Mas cá estamos para te ajudar a mudar essa perspetiva 👇

Que tal pensar em abrir uma empresa com morada virtual? Com o avanço da tecnologia, existem vários elementos que tornam essa escolha não apenas plausível, mas também extremamente promissora! Não acreditas?

  • Abrir uma empresa com morada virtual tem um custo menor (no Factory Braga, por exemplo, podes consultar os preços aqui)
  • Não existem despesas com um espaço físico (muitas vezes, só precisas de um computador, acesso à internet e algumas ferramentas básicas para começar)
  • Tens mais flexibilidade em termos de horários de trabalho porque, e este é mais um fator, o teu local de trabalho poder ser onde quiseres, desde que tenhas acesso à internet
  • Uma presença online sólida também te permite alcançar clientes em todo o mundo. É possível construir uma audiência global sem os custos associados à expansão física para diferentes mercados

Por último, mas não menos importante, criar uma empresa requer muita dedicação, trabalho árduo e, frequentemente, resiliência. Se queres mesmo, já sabes a formula mágica: Dedicação+Trabalho+Resiliência.

-Como conseguir conciliar o trabalho diário com a gestão da minha equipa?

Ao ler esta pergunta, pensei automaticamente no curso Descobre os teus talentos – Desenvolve o teu potencial. Um curso que pensamos no Factory Braga com o objetivo de ajudar as empresas a crescer usando os seus pontos fortes.

Os tradicionais modelos, ou as “melhores práticas”, já não são o ideal. Com este curso queremos transformar equipas – ou melhor ainda, transformar grupos de pessoas em equipas ágeis, com sentido de propósito, felizes e recetivas a todas as mudanças.

O curso inclui ainda o acesso a um teste online, construído e comprovado por uma das maiores empresas de investigação sobre sucesso empresarial, a Gallup®. Este teste dirá quais os teus principais talentos/pontos fortes, e atenção que a sua estrutura é única, a probabilidade de haver 2 pessoas com o mesmo resultado é de 1 em 33 milhões.

 

Se ficaste com curiosidade, não hesites em perguntar-nos quais são os benefícios que receberás ao inscreveres a tua equipa!

-Onde posso encontrar apoio, orientação e redes de contactos úteis para empreendedores em Portugal?

Mudar o teu negócio para um espaço de Cowork é a melhor resposta para esta pergunta. É um espaço com muitas facetas, muitas pessoas de áreas diferentes. Uma comunidade incrível, onde estabelecer ligações profissionais se torna bem mais fácil. Vê o dia-a-dia do Factory Braga aqui!

Por outro lado, podes também fazer uma pesquisa na internet e ver os contactos que consegues encontrar. Mas deixamos-te aqui algumas sugestões que podes explorar:

-Procurar antigos contactos pessoais e profissionais, incluindo colegas de curso, antigos colegas de trabalho e outros conhecidos. Explora e aumenta a tua rede de contactos no Linkedin.

-Se não tens um perfil profissional no Linkedin, cria um. Se já tens, conecta com outros empreendedores, mentores e profissionais do seu setor. Além disso, é importante reativar antigos contatos pessoais e profissionais, como colegas de curso ou ex-colegas de trabalho.

As redes sociais, como o Linkedin, podem ser ferramentas poderosas para expandir a tua rede profissional!

 

Como podes ver, tudo explicadinho. Não te esqueças de acompanhar as redes desta escola de formação que te consegue ajudar a fazer crescer, tanto o conhecimento, como os negócios 😉
Alguma dúvida, não hesites em enviar mensagem para ask@factorybraga.com 📥

Game of posts - Rainha com uma pena na mão e um papiro

Game of Posts: Como Conquistar o Trono Digital 🧙‍♂️

Sobre Mim

No mundo atual, a batalha pela atenção é semelhante a um jogo medieval, onde o conteúdo é a moeda de troca e as redes sociais são os campos de batalha. Tornares-te um mestre neste “Game of Posts” (analogia à série Game of Thrones, deu para perceber? 🤣) e conquistar o trono digital (mais uma) requer habilidades específicas, estratégias bem definidas e uma compreensão profunda deste ambiente digital.

Neste artigo, vamos explorar como tu podes lutar para chegar ao trono de Social Media Manager e liderar o teu próprio castelo online.

Depois deste GIF do Jon Snow, também ficaste com saudades de ver mais um espisódiozinho? Nós siiiiim 🥹

Mas primeiro, vamos a isto ⬇️

1. Domina todos os castelos do reino

Antes de entrares na arena e conquistares o reino, é crucial que te tornes mestre de todos os castelos da região. Conhece bem as várias “Redes Sociais” – Facebook, Instagram, X (ou Twitter), LinkedIn, TikTok, entre outras. Cada uma tem as suas próprias diretrizes, regras e audiências. Aprofunda o teu conhecimento sobre cada uma delas para depois conseguires construir estratégias específicas.

Podemos deixar aqui um resumo das principais:

  • Facebook: A Fortaleza do Reino

O Facebook, o mais antigo dos castelos, é conhecido pelo seu povo e pelas suas funcionalidades robustas. Nesta rede podes trabalhar com o algoritmo, compreender as diferentes formas de conteúdo, desde posts até vídeos ao vivo, e aprender a usar bem as páginas e os grupos.

  • Instagram: O Castelo com as histórias mais cativantes

Aqui a estética visual é a moeda de troca. A chave é conquistares o povo com a arte do storytelling, via imagens ou vídeos. Utiliza os Reels e os Stories para te destacares. É importante manteres as tendências na ponta dos dedos.

  • LinkedIn: O Palácio dos Profissionais

O LinkedIn é o palácio onde os especialistas se encontram. Cria um perfil impactante e utiliza o LinkedIn para partilhares artigos (ótimo para SEO também) e conquista a arte do networking. Não tenhas medo de te apresentares, podem assustar no início, mas o povo deste reino é muito prestável.

  • TikTok: A Arena do Entretenimento

O TikTok é a arena onde a criatividade está a reinar. Lá podes explorar o mundo dos vídeos, encontrar as tendências, desafios e memes. Atualiza-te sobre as músicas populares e usa a autenticidade para te destacares. Esta arena já é conhecida como um motor de busca para a geração mais nova 👀

  • Outras Redes Sociais: Explora Novos Territórios

Não te esqueças dos outros reinos, como o X (ou twitter), Clubhouse, Pinterest, Snapchat, e outros que podem ganhar relevância. Cada uma destas redes oferece oportunidades únicas de interação com públicos específicos.

Ao compreenderes este vasto reino de redes sociais, poderás desenvolver estratégias específicas e eficazes para cada plataforma.

Lembra-te, a verdadeira conquista não está, apenas, em dominar um castelo. Tal como na série, une todos eles para construir um império digital forte e preparado para a batalha.

2. Conhece o teu público como conheces as personagens

Assim como em “Game of Thrones”, cada personagem tem as suas características, e se viste a batalha pelo trono, aposto que sabes quem é:

  • Jaime Lannister
  • Daenerys Targaryen
  • Sansa Stark

Certo?

Nas redes sociais não é diferente. Investiga e compreende a tua audiência – os seus interesses, comportamentos e preferências. Cria conteúdo que eles se identifiquem e envolve-te com os seus problemas.

Não sabes fazer isso?

Deixo-te uma forma para conheceres melhor o teu público-alvo:

  • Fala com eles (cara a cara, telefone, questionário quantitativo e qualitativo)
  • Lê reviews, comentários teus e dos teus concorrentes
  • Pesquisa no Reddit, Quora, grupos de Facebook, LinkedIn, WhatsApp, Telegram, etc.

E procura por:

  • Aspetos psicológicos: crenças, interesses, comportamentos, etc.
  • Linguagem: frases, palavras, ideias…Sugestão: junta as entrevistas que fizeres aos teus clientes, transcreve-as e procura por linguagem ou pontos comuns;
  • Problemas e pain points (como impactam a vida deles, o que sentiram, alternativas que experimentaram ou que encontraram)
  • Objeções à compra do teu produto ou serviço
  • Situações específicas (momento da vida em que utilizam o produto/serviço. Por exemplo, muitos dos nossos formandos frequentam o nosso curso de marketing digital quando concluem a licenciatura.

3. Planeia a tua estratégia de conteúdo como uma estratégia de Guerra

Um Social Media Manager é como um general a planear uma batalha. Vais ter que definir os teus objetivos, escolher as melhores plataformas, criar um calendário de conteúdo forte e, mais importante, adaptar-te às mudanças que possam aparecer. A criatividade é a chave!

 

4. Usa ferramentas de analytics como as Espadas de Westeros

Para alcançares este trono, precisas de dados. Não é ligares o axómetro.

Utiliza ferramentas de analytics para medir o desempenho das tuas campanhas, entender o que funciona melhor e ajustar a tua estratégia conforme necessário:

  • Google Analytics e data studio
  • Meta Insigths
  • LinkedIn, X, Tiktok, Pinterest, Youtube analytics

Estas “Espadas de Westeros” analíticas, preparam-te para a guerra. Lembra-te, a análise de dados é a tua melhor aliada nesta batalha digital, permitindo-te fazer escolhas baseadas em métricas verdadeiras e evidências.

Que as tuas análises sejam tão afiadas quanto estas espadas lendárias.

5. As tendências aliadas no Game of Posts

Em tempo de guerra, as alianças mudam rapidamente, assim como o mundo digital em constante mudança.

É importante manteres-te atualizado com as últimas tendências, algoritmos e atualizações das redes sociais.
Assim, vais adaptar-te depressa e não morrerás numa pequena batalha.

Deixo aqui algumas orientações para garantir que estejas sempre à frente:

  • Atualizações de Algoritmos

Os algoritmos são como os segredos de uma casa nobre em Westeros. Qualquer mudança nos algoritmos das redes sociais (e não só) pode impactar a entrega do teu conteúdo.

  • Trending Topics

Está sempre em cima do acontecimento, seja a nível global, seja local. Podes usar ferramentas como o Google Trends e hashtags para perceberes o está a captar a atenção do teu público. Podes utilizar essas tendências para criares conteúdo.

  • Novas Funcionalidades

As redes sociais estão sempre a introduzir novas funcionalidades, sempreeeeee.  Por isso, experimenta essas novas ferramentas e integra-as de forma criativa nas tuas campanhas.

  • Insights do teu público

Entende as necessidades do teu povo. Mais uma vez, utiliza as ferramentas de análise, realiza pesquisas, lê os comentários e ajusta a tua estratégia com base no feedback direto do teu campo de batalha.

  • Observa os movimentos dos teus adversários

Assim como em Westeros, observar os movimentos dos adversários é crucial. Monitoriza a atividade das tuas marcas concorrentes nas redes sociais. Identifica o que está a funcionar para eles, e o que podes melhorar, e descobre como podes aplicar ou adaptar essas estratégias ao teu reino.

  • O Mestre em permanente aprendizagem

Nunca subestimes o poder do conhecimento. Mantém-te atualizado com blogues, webinars, cursos online e participa em conferências do teu setor ou indústria.

Acho que me esqueci de referir Cursos Online… E não é que me esqueci mesmo 🤣 Ainda por cima, temos um curso ideal para ti: Curso Profissão de Social Media Manager. 

Game of posts

Neste curso vais, entre outras coisas:

  1. Criar uma estratégia completa de Redes Sociais, para qualquer marca, para aumentar a visibilidade do negócio;
  2. Entender como utilizar o copywriting e o storytelling para te conectares com o público e escreveres conteúdo incrível para aumentar as vendas;
  3. Saber como criar anúncios pagos no Facebook e Instagram para impulsionar as vendas;
  4. Conhecer e analisar as principais métricas da publicidade paga no mundo digital, perceber a performance de cada um dos teus anúncios e o que fazer para os melhorar;
  5. Compreender a importância do branding e como aplicá-lo no teu negócio;
  6. Aprender a criar um plano editorial para a tua marca ou para os teus clientes;
  7. Conhecer ferramentas gratuitas para a criação de designs e edição de vídeo;
  8. Criar conteúdo visual e escrito de qualidade com a capacidade de cativar e converter qualquer pessoa que o veja, de forma fácil;
  9. Saber como lidar com influenciadores e assessoria de imprensa para ampliar o alcance da marca;
  10. Saber como vender produtos e serviços nas redes sociais de forma eficiente;

Após terminares este curso, a tua presença digital, ou a de clientes, vai ser tão notável quanto um estandarte numa batalha épica.

6. Cria Alianças e Parcerias Estratégicas

Assim como em Westeros, formar alianças pode ser importante 😏😏😏😏😏

Game of Posts

Portanto, colabora com influencers, outras marcas ou comunidades relevantes para expandires a tua presença e aumentares o teu alcance.

 

7. Faz crescer o teu Reino com Consistência e Autenticidade

Construir um reino digital forte requer tempo e esforço contínuo. Sê consistente na tua presença online e mantém a autenticidade. Os teus seguidores vão valorizar a honestidade e a transparência.

Em suma, conquistar o trono digital como um Social Media Manager é um verdadeiro desafio. Mas com estratégia, criatividade e compromisso, podes tornar-te num mestre do “Game of Posts”.

Lembra-te, a luta pela atenção online é constante, e aqueles que entenderem melhor as regras do jogo têm maior oportunidade de conquistar o tão desejado trono.

Começa o teu caminho neste “Game of Posts” connosco, todos os nossos generais estão prontos com as melhores estratégias de combate.

Boa sorte na tua primeira batalha.

Estilo Cowork

Cowork: leva o trabalho remoto além fronteiras 🗺️

Sobre Mim

Vivemos num Mundo cada vez mais global, as fronteiras são cada vez mais ultrapassáveis e o trabalho remoto é uma realidade para muitos freelancers, que procuram oportunidades no mercado. Ter a possibilidade de levar o seu trabalho e os seus talentos para os 4 cantos do mundo, é imperdível! 🙌 E é por isso que este estilo de trabalho ganha cada vez mais simpatizantes.

Poderás estar em qualquer parte do globo e trabalhar para qualquer cliente do Mundo. Sei que já te estás a imaginar numa praia das Maldivas, numa espreguiçadeira à beira daquele mar azul e quentinho, a mandar um email para o teu cliente na China… Quem nunca? 😎 Mas estamos aqui para te falar sobre a vantagem de optares por trabalhar remotamente num espaço de Cowork.

Vamos a isso?

1.º Flexibilidade e liberdade

Teres a liberdade de moldar o teu espaço ao teu trabalho, vale tudo! Num espaço de Cowork, existem sempre opções variadas, de acordo com o que procuras. Vais trabalhar de forma fixa, diariamente? Podes optar pelo Cowork Fixo. Se não te queres comprometer e só precisas de um local 2 a 3 vezes por semana? Temos o Cowork Híbrido. Ou então se só precisas de um lugar para te sentar por um dia ou por uma semana, há sempre a hipótese do Workday ou Workweek.

Mas não ficamos por aqui! Caso trabalhes com uma equipa 🧑‍💻👩‍💻, os escritórios privados são sempre uma excelente opção. Em todos eles, pertences a uma comunidade incrível, o que nos leva ao 2.º ponto…

2.º Ambiente dinâmico

Para muitos, o trabalho remoto pode ser solitário, pois trabalhas em casa sozinho, sem ter ninguém para tomar um café, conversar, fazer uma pausa. Já estou a imaginar a tua produtividade a ir pelo “cano abaixo” 🤯, porque sem motivação, não há milagres!

Num espaço de Cowork, não te podes queixar de monotonia. Já espreitaste a nossa página de Instagram? 🤩 A interação entre toda a comunidade é divertida, há companheirismo e entre-ajuda. Cria-se uma atmosfera colaborativa, que dá todas as condições para aumentares a tua produtividade e entregares mais valor ao teu cliente.

3.º Ambiente profissional

Mas não penses que por aqui só há diversão! Há também muito profissionalismo, muitas oportunidades de networking e conexão. Além de que tens um espaço para receber os teus clientes 🤝. As salas de reunião ou de formação estão equipadas com o que precisas. Podes também recorrer ao apoio da equipa para ajudar a receber os teus clientes, e a encaminhá-los até ao teu espaço.

Esta é a forma ideal de conjugar a flexibilidade e o profissionalismo, de desfrutares de um espaço de apoio ao trabalho remoto, sem descurar a tua imagem profissional.

4.º Atividades colaborativas

Para usufruires ao máximo dos 3 pontos anteriores, os espaços de Cowork organizam atividades e eventos que enriquecem a comunidade, e criam todas as condições para “estreitares laços” com quem te rodeia 🤗. Quem sabe naquela pausa para o café, não te aparece uma nova oportunidade de negócio. Ou enquanto jogas uma partida de pingue-pongue, te falam de uma nova plataforma que te podes inscrever, como freelancer, para disponibilizar os teus serviços.

As oportunidades são infindáveis! Agora cabe-te a ti agarrá-las e não as deixar fugir 💪. A comunidade laranja estará ao teu lado, para ajudar no que puder.

Posso reservar a última mesa do Cowork para ti? Envia email para ask@factorybraga.com.

 

Coworker: o que significa? 🤔

Andei pela internet à procura de uma definição para “Coworker” 💻. Nas primeiras pesquisas, encontrei um site que me fala sobre os sinónimos e antónimos da palavra. Com o que é que esse site me “brindou”? Sinónimo de Coworker: colega, amigo, parceiro, cúmplice. Além disso, Coworker é também um aliado: entre muitos, juntam-se forças para chegar ao … Continued

Anúncios feios, resultados bonitos

No mundo dos anúncios, muitas vezes perdemo-nos em designs extravagantes, gráficos complexos e copys chamativos. Tudo para conseguir captar a atenção dos consumidores e ganhar muitos cliques. Mas aquilo que temos de entender é: será que resulta? Ou será que a chave para o sucesso está na simplicidade? É sobre isso que vamos falar neste … Continued

Como criar uma empresa?

Acreditamos que alguns de vocês têm o objetivo de criar uma empresa. Então, no nosso Instagram, decidimos abrir caixas de perguntas para interagir convosco. Como são uns seguidores queridérrimos, recebemos muita interação, o que é incrível! 😙 Se não conseguiste ver o nosso Instagram, fizemos a seguinte pergunta: “Tens alguma dúvida sobre o processo de … Continued

Game of Posts: Como Conquistar o Trono Digital 🧙‍♂️

No mundo atual, a batalha pela atenção é semelhante a um jogo medieval, onde o conteúdo é a moeda de troca e as redes sociais são os campos de batalha. Tornares-te um mestre neste “Game of Posts” (analogia à série Game of Thrones, deu para perceber? 🤣) e conquistar o trono digital (mais uma) requer … Continued

Cowork: leva o trabalho remoto além fronteiras 🗺️

Vivemos num Mundo cada vez mais global, as fronteiras são cada vez mais ultrapassáveis e o trabalho remoto é uma realidade para muitos freelancers, que procuram oportunidades no mercado. Ter a possibilidade de levar o seu trabalho e os seus talentos para os 4 cantos do mundo, é imperdível! 🙌 E é por isso que … Continued