“Não importa o quão ocupado és, tens de encontrar tempo para ler, ou rendes-te à ignorância auto-compelida” (Confúcio)

Sabias que 42% dos graduados não volta a ler um livro depois de sair da universidade? E que apenas cerca de 15% dos norte-americanos têm o hábito de ler com alguma frequência? Mas será que a leitura é uma prática antiquada ou continua a fazer sentido?

Vários estudos apontam que as pessoas com hábito de leitura têm mais capacidade para aprender, compreendem melhor as ideias, especialmente as que são expressas por escrito, estruturam melhor os argumentos e detectam com mais facilidades implicações. Ler também aprimora a imaginação e, acima de tudo, gera conhecimento. Pessoas que têm hábitos de leitura estão à vontade para falar de mais assuntos e de os interligar, dão menos erros ortográficos, têm um vocabulário mais extenso e mesmo uma capacidade de empatia mais desenvolvida.

É também verdade que ler melhora a saúde física e mental, e é das actividades que mais eficazmente reduz o stress, sendo que 6 minutos de leitura conseguem reduzir em 60% o nível de stress do leitor.

Por estes e outros motivos, muitas vezes, o hábito de ler é apontado como característica comum entre pessoas de sucesso. como disse George Martin, “um leitor vive mil vidas antes de morrer, um homem que não lê vive apenas uma”.

Dito isto, lançamos o desafio: em comentário, diz-nos o nome de um ou mais livros que tenham marcado particularmente!

Copy by Luís Nuno Barbosa

Fontes:
Bit Rebels
Ebook Friendly
Elite Daily
Frankfurt International School