O Facebook Ads continua a ser um dos canais de aquisição de clientes mais eficiente do mercado. O alcance orgânico é cada vez menor e a tendência é para continuar a diminuir. É então daqui que surge a necessidade de apostar em campanhas de Facebook Ads! Com um orçamento pequeno, é possível obter resultados mensuráveis que te permitem perceber o que realmente funciona, em tempo real, para posteriormente ajustares a tua estratégia.

Além disso, é uma plataforma de publicidade online muito versátil e abrangente. Conseguimos escolher o objetivo que mais se adequa, definir público-alvo, locais de publicação, orçamento, etc. No entanto, a implementação de campanhas de Facebook Ads não implica apenas uma imagem e um conteúdo escrito. É muito mais além disso! A estratégia é a base de qualquer campanha e terá que estar bem definidida para que os resultados sejam alcançados com a máxima optimização do orçamento.

Nesse sentido, partilhamos aqui alguns hacks que te vão ajudar na criação de campanhas de publicidade:

Emojis

Quem diria, não é? A verdade é que o uso de emojis pode tornar os teus anúncios mais apelativos, dando-lhes maior destaque. Além disso, fazem com que o teu conteúdo pareça menos um anúncio pago e mais uma publicação orgânica. É um hack pouco conhecido e, por enquanto, ainda funciona. Mas, cuidado! Deves usá-los com moderação e de acordo com o tom de comunicação da tua marca.

CTA

Este é um assunto que gera muita controvérsia! Há vários call-to-actions que podes escolher no Facebook Ads e, o que resulta hoje, pode não resultar amanhã. Não é uma ciência exacta! Por que não fazer anúncio sem CTA? Nada como testar e ver o que resulta melhor. E, mais uma vez, funciona porque faz o conteúdo parecer orgânico e não é demasiado push.

Turbo Ad Finder

O Turbo Ad Finder é uma extensão do Google Chrome muito útil! Quando ligada, faz com que no teu feed do Facebook só apareçam anúncios. Desta forma, consegues não só encontrar inspiração para criares os teus próprios ads como também analisar o que a concorrência anda a fazer.

CBO

A optimização do orçamento da campanha é uma opção que te permite estipular um orçamento ao nível da campanha, em tempo real, ao invés de por conjunto de anúncios. O Facebook vai fazer a gestão desse orçamento de forma automática, com vista a obter o máximo de resultados possível. Dentro de cada campanha deves ter um mínimo de 3 conjuntos de anúncios.
Uma dica: Se um conjunto de anúncios tiver a obter mais resultados que os outros, experimenta pausar durante dois ou três dias e depois voltar a ativar. Desta forma, consegues perceber a potencialidade dos outros conjuntos de anúncios.

CBO Facebook Ads

Criativo

Agora é possível adicionar várias descrições, títulos e textos, e deixar o próprio Facebook escolher. Ele vai testar as várias combinações possíveis, perceber qual delas é a que está a trazer mais resultados, de acordo com o objetivo selecionado anteriormente, e elegê-la como vencedora. Nunca te esqueças que este processo não é do dia para a noite! O anúncio fica em fase de aprendizagem para perceber quais as pessoas mais prováveis de realizar a ação desejada.

Messenger Campaigns
Não é propriamente um hack de anúncios do Facebook, mas é uma grande oportunidade! Ainda são poucas as pessoas que estão a apostar em campanhas no messenger. O objectivo é fazer com que interajam com a tua marca, via mensagem privada. A partir daqui, consegues segmentar os anúncios que vão aparecer como mensagens no Facebook Messenger. Basicamente, vais estar a criar uma lista de e-mails no Messenger em que a taxa de abertura é superior a uma campanha de email-marketing!

Já agora, alguma vez reparaste que quando tens uma campanha ativa, todas as publicações orgânicas e eventos têm um alcance e engagement muito maior? Pois é! O impacto da publicidade não é exclusivo aos anúncios que estão a correr, mas a toda a página.

Vamos lá pôr estes hacks em ação? 💪

Queres fazer crescer os teus resultados? A formação de Facebook e Instagram Marketing decorre nos dias 13, 14, 20, 21 e 23 de Abril e 5 e 7 de Maio, com os especialistas Pedro Talaia e Graziela Leite.

 Aproveita já o desconto early bird de 30% e finaliza a tua inscrição aqui!

 Fontes