Criado nos Estados Unidos em 2010, o Pinterest, ao contrário do que muitos pensam não é uma rede social e sim um site de pesquisas. Posicionado no mercado como um grande catálogo mundial de ideias, o Pinterest inspira, todos os dias, mais de 200 milhões de pessoas de todo o mundo a procurarem e compartilharem ideias para vários momentos das suas vidas.
Se ainda resistes em usar o Pinterest em todas as campanhas de marketing e comunicação, espero que a lista abaixo cause mudanças. Caso contrário…
- O Pinterest é um dos sites com ritmo de crescimento mais rápido da história dos Estados Unidos. O site teve um aumento de 40% ano após ano.
- Vários são os estudos que indicam que o Pinterest atrai mais tráfico para os sites de empresas do que o Google+, o Linkedin e o YouTube juntos.
- Se números são necessários para dar mais atenção ao Pinterest, o site já contabiliza um crescimento de mais de 50% ao ano de utilizadores ativos homens, 85% dos acessos são de dispositivos móveis e 98% dos utilizadores compartilham conteúdos, comparado com a média de somente 71% em outras redes sociais (Estudo da Nielsen, em maio de 2017).
- O Pinterest é essencial para potencializar as vendas de e-commerce. A probabilidade dos utilizadores efetuarem uma compra em sites de e-commerce é 10% maior quando referidos pelo Pinterest do que em outras redes sociais.
- A informação visual é muito mais fácil de ser absorvida pelo público-alvo. O conteúdo compartilhado no Pinterest é perfeito para atrair atenção dos utilizadores curiosos e inquietos, que não dariam atenção necessária a um texto, mas sim a um infográfico, por exemplo.
- As categorias mais populares do Pinterest são: comida e bebida, artesanato, casa e decoração, jardinagem, moda e beleza e entretenimento. Qual delas está relacionada com a tua empresa?
- Em 2015 foi introduzido anúncios através de pins patrocinados nos EUA, Canadá e Reino Unido, mas ainda não há data para a chegada de anúncios a outros países. Isso significa que 100% do alcance é orgânico!
- O Pinterest é viciante! Estatísticas indicam que um utilizador passa em média 15 a 20 minutos interagindo de diversas formas no site. Isso significa que uma ideia tem alta probabilidade de ser vista, partilhada e ainda viralizar. E se uma celebridade com milhões de seguidores atribui um pin a uma ideia do teu negócio?
Artigo por Naiara Back, publicitária por formação, blogger por inspiração e curiosa por natureza.
Formadora dos cursos Pinterest para Marcas e Criar e Rentabilizar um blog em 24 horas.