Bem, antes de começar a criar a tua primeira campanha de Google Ads, tens que criar uma conta 😎 (daaaa, óbvio né?). Este passo é simples, pois só tens que entrar aqui, clicar em “Começar Agora” e seguir os passos.

Algumas boas horas depois vais ter a tua conta criada (calma, estou a brincar, é rápido 😂)

Agora, que tens a conta criada, vamos começar com a 1ª campanha?

curso google

 

Na primeira página, clicas em Campanhas:

Logo a seguir, para começar a tua primeira campanha, clicas no círculo azul (que tem o símbolo +)

Passo-a-passo para criar uma campanha de Google Ads

 

Definir o objetivo na campanha de Google Ads:

Vai aparecer algo deste género (imagem em cima) com várias opções para escolher:

  • Vendas – Aumentar as vendas online, na aplicação, por telefone ou na loja;
  • Potenciais clientes/Leads – Obter potenciais clientes e outras conversões ao incentivá-los a efetuarem uma ação;
  • Tráfego do site – Incentiva as pessoas certas a visitarem o teu Website;
  • Ponderação do produto e marca – Levar as pessoas a explorarem os teus produtos ou serviços;
  • Alcance e notoriedade da marca – Alcançar um público-alvo alargado e gerar notoriedade;
  • Promoção de aplicações – Obter mais instalações e interações para a aplicação;
  • Promoções e visitas a negócios locais – Direcionar visitas para as lojas locais, incluindo restaurantes e concessionários;
  • Criar campanha sem orientação ou objetivo – Utilizar qualquer tipo de campanha disponível e criar uma campanha passo-a-passo, sem as recomendações de um objetivo.

Campanha de Google Ads: como começar

Ao passar o rato por cima, consegues ver quais os tipos de campanha sugeridos para cada uma delas. Neste passo-a-passo seleciona a opção “Criar uma campanha sem orientação ou objetivo”. Isto porque se escolheres uma das outras opções, ao longo da criação da campanha, o Google vai sugerir opções de acordo com o objetivo escolhido. E não queremos isso, porque é um passo-a-passo para criares a tua primeira campanha de Google Ads e a intenção é que saibas fazer uma campanha no final deste artigo. Mas calma que não vai ficar sem objetivo, vamos definir isso à frente. Claro que estás à vontade para escolher o objetivo mais adequado para ti, se preferires 🙌

Tipos de campanha:

 

Campanha de google Ads passo-a-passo

 

Escolhido o objetivo, agora vais ter que definir o tipo de campanha:

  • Pesquisa – Anúncios de texto;
  • Rede de display – Vários tipos de anúncios para a web;
  • Shopping – Anúncios com produtos do Google Shopping;
  • Vídeo – Anúncios do Youtube e da Web;
  • App – Anúncios de App nas redes Google;
  • Smart – Anúncios automáticos no Google e na Web;
  • Pesquisa de local – Anúncios para gerar visitas a locais físicos;
  • Discovery – Anúncios personalizados para a tua marca no YouTube, no Gmail, no Discover e em muitos mais locais.

campanha de Google Ads

 

Neste artigo, vou ensinar-te a criar anúncios de “pesquisa”, são estes anúncios ⬆️ que aparecem quando pesquisas por algo, ou seja, aqueles resultados que aparecem com o “AD” atrás.

Agora, podes selecionar quais os resultados que queres obter com esta campanha de Google Ads. Visitas ao site, chamadas telefónicas ou downloads de aplicações… qual será?

Resultados de pesquisa Google Ads

 

Eu não escolho nenhuma opção, para já.

 

Redes numa campanha de Google Ads:

Campanha de Google Ads

 

Nesta página vais começar por definir o nome. Não tem regra, colocas o nome que facilmente reconheças ao pensar na campanha que procuras.

Na parte de “REDES”, como ainda estás numa fase inicial (deduzo que estejas aqui para criares a tua primeira campanha), vamos desmarcar estes dois certinhos. Fica assim:

Campanha Google Ads - Factory Braga

 

No futuro, (após tirares o Curso de Google Ads, aqui no Factory 😜) já vais estar mais à vontade para selecionar estas opções e perceber para que servem e se geram resultados.

Estás a ver aquelas letras azuis no canto inferior esquerdo? Clica.

Aqui, podes colocar a data de início e de término da campanha de Google Ads, ou não definir, tu decides. Afinal, imagina que fazes uma campanha para o Natal, podes já criar e colocar a data de início e a de fim. Não vais querer que uma campanha sobre o Pai Natal apareça no São João, pois não? 🎅

 

Fuso horário numa campanha

 

Tens outra opção que é a programação de anúncios, aqui defines o horário em que a tua campanha vai correr. Por exemplo, na empresa onde trabalhas sabes que das 10h às 17h o telefone toca muito, mas depois das 18h o telefone deixa de tocar. Talvez o teu público só precise ou pense nos teus serviços/produtos entre as 10h e as 17h, logo podes definir que a campanha circule apenas dentro desse horário. Outro exemplo, não queres que te contactem ao fim de semana, porque não trabalhas e não tens nada automático? Coloca só dias da semana.

 

Passa para a segmentação e públicos-alvo:

Público-alvo Google Ads

 

Vamos escolher para quem queres anunciar. Aliás, aqui tens que pensar no teu caso.  Imagina que és um mecânico que só atua na cidade de Braga, faz sentido anunciar em Lisboa? Não, por isso na opção “Introduzir outra localização” escreves Braga, Braga, Portugal, mas se por acaso atuares em toda a Região de Braga e na cidade de Porto defines as duas opções.

Adriana, mas não era bom eu poder anunciar para todo o Portugal e assim crescer?

Será? Não adianta dizer que atuas em Portugal inteiro se não tens recursos para isso, além de que ao anunciares para Portugal no seu todo, vais concorrer com os anúncios dos mecânicos de todo o país. Tens verba financeira para isso? “Grão a grão, enche a galinha o papo”, não te esqueças 🐔

Outra dica que podes seguir, é excluir algum local onde não pretendes anunciar (e assim poupar money 💸). Na opção “Introduzir outra localização” selecionas o local e clicas em Excluir. Também podes ter ideias de localizações próximas à região que escolheste. É exatamente na mesma opção.

Público-alvo Google Ads

 

Queres perceber isto da maneira mais fácil? Imagina distribuir flyers, onde distribuirias e onde não distribuirias? Se quisesses distribuir por Portugal inteiro pagavas mais, certo? Tinhas que mandar produzir mais flyers e contratar mais pessoas. Compensava ? 🤨

 

Continuando…

Campanha de Google Ads

 

Nestas opções tens que pensar novamente no teu caso. “Presença” quer dizer que o teu anúncio é apresentado a quem estiver na localização que definiste no passo anterior. “Interesse” é para quem tenha interesse nessa mesma localização. Por exemplo, se fores um Hostel, as pessoas podem pesquisar Hostel em Braga, mas estarem nesse momento em Nova Iorque, certo? Neste caso selecionava a opção que tivesse “Interesse”. No “Excluir” funciona da mesma forma.

Idioma de campanha em Google Ads

 

Nos “Idiomas” é só colocar o mais adequado para o teu público-alvo. É português? Boa, seleciona Português. Os idiomas são averiguados de acordo com o idioma da conta Google. Podes ser português, mas ter a conta em inglês, por exemplo. No entanto, para ser simples e para começar, seleciona apenas o Português.

 

Público-alvo:

Logo a seguir tens o separador “público-alvo”. Mais uma vez, no futuro quando perceberes mais sobre campanhas Google, vais utilizar isto, agora passa à frente 🙌

 

Orçamento:

Em relação ao orçamento, tens que definir quanto queres gastar em média por dia. Nota: Num mês, não irás pagar mais do que o orçamento diário que estipulaste multiplicado pelo número médio de dias do mês. Enfim, vão haver dias que vais gastar menos do que o teu orçamento diário e noutros poderás gastar até duas vezes mais. Depende.

Voltamos aos flyers, queres distribuir 10 por dia ou 1000? Se quiseres 1000 vai custar mais dinheiro óbvio, não é? Olha para o teu orçamento de publicidade e define uma parte para os anúncios. Há regra? Há e não há. Podes colocar o valor que quiseres. Mas para definires o orçamento, tendo em conta os flyers que queres distribuir, é um outro assunto que inclui a pesquisa de palavras-chave e os seus preços por clique, etc. Varia de negócio para negócio.

 

Lances numa campanha:

Agora, presta atenção!

Definir lances em Google Ads

 

Lembraste do que não definiste em cima? Define o teu objetivo agora. Nesta fase inicial escolhe “Cliques”. Depois, estás a ver aquela frase em azul? ⬆️  Clica (não te preocupes)

Primeira campanha de Google Ads

 

Maximizar os cliques é uma estratégia de lance muito fácil de utilizar. O Google, de forma automática, utiliza o teu orçamento diário, que já definiste em passos anteriores, com o objetivo de gerar o maior número de cliques para o teu site. Para te sentires mais confortável podes definir um limite máximo de lance, assim o Google não gasta todo o teu dinheiro num clique só 😂
O CPC Manual dá-te um maior controlo, mas para quem está a começar penso não ser o mais fácil de utilizar.

Mais uma vez, isto é um artigo de blogue para quem quer criar a primeira campanha de uma forma mais fácil e sem saber muito do assunto. Portanto, onde diz “Mostrar mais definições” vamos passar à frente.

 

Extensões:

Chegamos às extensões, para este artigo não ficar gigante (que já está eu sei, mas acho importante dar-te o passo-a-passo)

Extensões me campanhas de Google Ads

 

Podes criar a campanha agora e não colocar extensões, pois podes adicionar depois.

Estes links que tu vês por baixo de um anúncio são exemplos de extensão de sitelinks, mas tens muitas mais, tens para aumentar a quantidade de texto que aparece, para colocar número de telefone, promoções, apps, preço, localização, etc ⬇️

Extensões

 

Guarda e continua.

 

YEEEAAAAH chegamos aos grupos de anúncios para a tua primeira campanha de Google Ads:

Defines o nome que tu desejes, por exemplo, “Cesta de rosas-vermelhas Dia da Mãe” (se fores florista).

grupo de anúncios

 

A seguir introduz a URL da campanha, ou seja, quando os clientes clicarem vão para onde? Aliás, coloca um link que corresponda ao teu anúncio. Se é sobre rosas-vermelhas para o Dia da Mãe não coloques um URL que leve os clientes para Girassóis.

Mais em baixo, tens “adicione produtos ou serviços” e quando não fazes ideia de que palavras-chave utilizar o Google ajuda. Por exemplo, eu coloquei cursos online e cliquei em “Obter palavras-chave”, o Google apresentou-me uma lista.

Palavras-chave

 

Contudo, só não te esqueças é de rever as palavras-chave que o Google te apresentou e ver se fazem sentido. Portanto, pensa “O meu público pesquisa isto quando quer os meus produtos ou serviços?”

Entretanto, se já souberes quais são as palavras-chave é só escreveres no retângulo.

Guarda e continua…

 

Chegamos à última parte e à criação dos anúncios:

Primeiro coloca-te no lugar do teu cliente e pensa no que gostarias de encontrar ao fazer uma pesquisa. Afinal, que informações são mais importantes? Quais são as informações mais persuasivas? Quais é que me diferenciam da concorrência?

Nesta fase tens que saber escrever anúncios. Pois, e adivinha só? O nosso Pedro Veloso vão dar-te dicas essenciais na criação de anúncios no Curso de Google Ads que inicia no dia 20 de Março de 2023 👏

Para cada grupo de anúncio terás que elaborar 3 anúncios:

  • 2 fixos, ou seja, os títulos e as descrições serão apresentadas conforme escreveste;
  • 1 que o Google vai montar aleatoriamente, tendo em conta os textos que funcionam melhor. Neste último anúncio define títulos e descrições que não dependam uns dos outros. E que sozinhos façam sentido.

Se gostaste guarda para leres, coloca em prática mais tarde e partilha com os teus amigos  🙏🏼

Aliás, se quiseres ficar um expert é só participar no curso que temos em agenda com o Pedro mais especialista na matéria 🥳

Até lá 😜