por Patrícia Fernandes
Há umas semanas decidi participar num passatempo organizado entre o Factory Braga e o blog Thirteen, onde através de uma fotografia teria de mostrar como as redes sociais têm influenciado a minha vida. Mostrei estas ferramentas tão atuais como um mundo de perdidos e achados que rapidamente adquiriu uma vertente de negócios e, assim, abriram-se as portas para o curso de gestão de redes sociais.
Durante o curso reforçámos o marketing e o digital como elementos fundamentais, e abordámos as redes sociais segundo as suas particularidades e adequação a cada tipo de negócio. Apesar das redes sociais fazerem parte do universo do volátil e do efémero, vale a pena ter presentes estas cinco dicas ao trabalhar na sua gestão.
1 – Sem estratégia não há magia.
Parece óbvio, não é? Se queremos trabalhar as redes sociais como um canal para chegar ao público do nosso negócio, a definição da estratégia e o planeamento devem dar início a esse trabalho. Só assim saberemos o quê, como, quando e por onde comunicar.
2 – Se o conteúdo é rei, o contexto é rainha.
Pode ser gerado bom conteúdo pelas próprias marcas ou pelo seu público, mas o seu grau de relevância será determinado pelo contexto ou momento em que for publicado. Isto é, conteúdo e contexto devem ir lado a lado.
3 – O que funciona hoje, pode não funcionar amanhã.
As redes sociais evoluem e devemos evoluir com elas se queremos influenciar e gerar interação com o nosso público. Além de escolher as redes sociais adequadas para o nosso negócio, será também importante estar a par das adaptações que estas sofrem, se os seus algoritmos continuam a valorizar o mesmo tipo de conteúdo, e testar.
Por outro lado, estar atentos a ferramentas que nos permitem gerir várias redes sociais num único lugar, pode tornar este trabalho muito mais fluído e eficiente.
Para estar a par deste tipo de novidades, sigo sempre o blog do Factory Braga e aconselho que também o faças!
4 – Não deixes para amanhã o que podes fazer já.
Apesar de ser fundamental planear o conteúdo e as publicações, é também muito importante estar ativos em tempo real e seguir os acontecimentos do momento, aproveitando assim para gerar conteúdo relevante. O mesmo acontece com situações que podem surgir e estar fora do nosso controlo, como são as crises ou ondas de negatividade associadas à nossa marca ou negócio. Nestes casos, atuar rapidamente e de forma assertiva são os nossos melhores aliados.
5 – Não há meias medidas.
Quer seja de forma orgânica ou não, o sucesso da estratégia definida estará marcada pelos resultados.
Além de tentarmos perceber quais são os níveis de alcance e interação que conseguimos gerar, devemos também ouvir atentamente o que nos diz a nossa comunidade. Afinal, as redes sociais são um excelente canal para criar uma relação quase direta com o nosso público, entendendo as suas necessidades e adaptando a estratégia.
O mais importante é encontrar o nosso caminho, algumas vezes por tentativa/erro.
É através de estas cinco dicas, que decidi partilhar em jeito de mandamentos, que conseguem obter um apanhado geral sobre questões que devemos ter em conta ao gerir redes sociais. E tu, queres partilhar mais alguma connosco?