Com o fim do Halloween, instala-se um ambiente natalício por todo o lado. Os shoppings preparam-se com as músicas da Mariah Carey, com decorações e montras a rigor. As luzes nas cidades começam a brilhar, tanto nas varandas como nas ruas, assim como a gigante árvore de Natal (as mais modestas têm apenas uma – embora algumas cidades ostentem 2 ou 3, a exagerar no espírito natalício! 😂). Tudo acontece numa velocidade vertiginosa, e durante o mês de dezembro (e normalmente até janeiro), ficamos mergulhados no espírito do na-na-natal.

Com isto, quero dizer que para os “grinches” desse lado, não é uma época fácil. Devo admitir que acabar com o Natal não é a estratégia mais eficaz. Pode-se tirar proveito dele a nível empresarial, e é exatamente isso que vou abordar neste artigo. Fiquem comigo, não custa nada, e eu não vou falar do Natal com um olhar apreciador e mágico, mas sim com um olhar lógico.

 

Estratégias de endomarketing para o Natal nas empresas

 

РAposta em qualidade de tempo e ṇo quantidade

Não dá para negar, o Natal é aquela altura do ano em que a mente dos comuns mortais está completamente absorvida pelas prendas que vão oferecer ao pai, à mãe, ao tio e até mesmo ao gato.😻 Se queres mesmo ver mais empenho e foco nos colegas/funcionários, que tal proporcionar mais flexibilidade nos horários ou, quem sabe, uns dias extra de folga por semana?

Pensa comigo: ações como esta não só contribuem para um ambiente de trabalho mais positivo e motivador, como também fortalecem os laços entre a empresa e os funcionários.

Benefícios e parcerias

O dinheiro gasto em presentes geralmente desaparece rapidamente, todos sabemos…Seria bastante benéfico se fosse possível fazer parcerias especiais. Estabelecer contactos com empresas ou lojas para oferecer descontos exclusivos aos colaboradores durante as compras de Natal, pode ser um gesto apreciado.

Um exemplo: um dia de yoga ou massagens. Promover a atividade física, e a saúde mental dos colaboradores. Antes ou depois do horário de trabalho, (eles escolhem) pode ajudar os funcionários a aliviar o stress e manter um equilíbrio saudável durante a agitada época natalícia.

– Uma prenda pensada no futuro da empresa

Até os mais céticos acabam por gostar de um presentinho, não é verdade? Seja no Natal ou em qualquer outra altura. É um gesto que mostra um certo cuidado e consideração por parte de quem oferece.

No contexto empresarial, a escolha dos presentes assume uma importância estratégica. Por que não considerar oferecer algo que beneficie a empresa a longo prazo? Investir individualmente em cada colaborador pode ser uma decisão valiosa. Oferecer conhecimento e informação é um gesto que, sem dúvida, contribui para o crescimento e desenvolvimento de qualquer empresa.

No Factory Braga temos algumas opções para as empresas que…

 

…Adoram oferecer chocolates:

A resposta é fácil, assim como o Ambrósio, tomamos a liberdade de pensar nisso 😉

O Curso de Marketing Digital é o nosso bestseller, e a principal aposta por parte das empresas (assim como os chocolates). Afinal, é necessário estar onde o cliente está: no mundo online.

Assim como o delicioso Ferrero Rocher encanta os sentidos, este curso vai encantar as habilidades de marketing dos formandos. Oferecer uma experiência enriquecedora em vez de presentes comuns. Investir em conhecimento é um presente duradouro que pode iluminar não apenas a jornada profissional de cada um, mas também elevar os resultados dos negócios.

…Dão valor a algo personalizado:

Sem dúvida que estamos a falar das empresas que, para além do chocolate, gostam de escrever uma cartinha de agradecimento, com palavras bonitas e comoventes. Super influenciadas pelo clima natalício.

Se as cartas não cativam a comunidade nem os membros da equipa com o seu storytelling e copywriting, o curso de Social Media Manager é a solução. 🙌 Ele ensina a produzir conteúdo memorável e a utilizar ferramentas de design. Além disso, desvenda os segredos para medir o sucesso nas redes sociais e trabalhar com influenciadores.

Pensa nisso: este curso é exatamente sobre aprender a escrever, mas adaptado ao mundo do digital. É a oportunidade de se tornarem experts na área, capaz de criar anúncios impactantes, desenvolver branding e impulsionar vendas online. Investir neste curso é investir no talento de contar histórias, algo essencial no mundo das comunicações empresariais

…Gostam de promover um bom convívio

O Natal leva normalmente as empresas a juntar todos os membros para conversar e conhecerem-se um pouco melhor. Claro que varia de empresa para empresa e do seu posicionamento. No Factory Braga sempre que reunimos a malta, o cenário é mais ou menos este:

Ou então não. Apenas os membros da comunidade poderão descrever como são os nossos convívios na realidade. 😎

Para aqueles que gostam de promover convívios para que os membros se conheçam melhor mutualmente, vamos ser sinceros, para realmente colher frutos, não é o suficiente. Com o nosso curso Descobre os teus talentos – Desenvolve o teu potencial vais conseguir reforçar a produtividade da tua equipa através dos pontos fortes de cada elemento.

Quando desempenhamos tarefas que se alinham com os nossos talentos naturais, sentimos mais energia e motivação, o que nos torna mais produtivos sem exigir tanto esforço.🤩

…Ajudam aqueles que mais precisam

Em dezembro o espírito de partilha palpita por todo o lado, e as pessoas tendem a estar mais inclinadas a ajudar os outros e a contribuir para causas solidárias. Nesse sentido, as empresas envolvem-se muito mais em campanhas de doações para instituições de caridade, recolha de alimentos ou brinquedos para aqueles que mais precisam.

Assim como uma campanha de recolha de alimentos garante que a ajuda chega aos que mais precisam, o gestor de Tráfego Pago é o responsável que faz chegar o conteúdo aos clientes. Direciona e maximiza o alcance, trazendo visibilidade para o que realmente importa nos negócios.

Já o curso de Meta Ads pode ser um bom aliado no sentido em que ajuda, nesta linha de pensamento, uma vez que o Facebook e o Instagram são duas das redes sociais mais utilizadas entre os portugueses. Investir em sólidas campanhas de publicidade nestas plataformas, garante maior rentabilidade, alcance e conversões em vendas. 🤑

 

Por aqui, as estratégias estão dadas: olha para além das luzes e decorações, e considera como o conhecimento pode trazer um brilho duradouro ao teu negócio. Se tiveres alguma sugestão envia para academy@factorybraga.com. Até já! 😊🧡