O Instagram Reels chegou e nós dizemos-te o que tens de fazer!

 

O Instagram lançou o conceito “Reels” integrado na sua aplicação, mas afinal o que é?

No Instagram Reels podes fazer pequenos vídeos associados a músicas. Huuum, parece-te familiar? Faz-te lembrar alguma rede social que já exista? Pois, muitas pessoas estão a comparar o Instagram Reels ao TikTok.

Será o fim do TikTok? O que achas? Vai acontecer o mesmo que aconteceu entre o Snapchat e as Stories?

Vamos esperar para ver…

 

Entretanto, vamos pensar em começar a utilizar esta nova ferramenta 😎

 

Como?

 

Já sabemos que é uma componente do Instagram onde podes fazer vídeos divertidos. Pode ser um trunfo para aumentares a interação na tua página. Ao contrário das stories que só ficam disponíveis por 24h, estes vídeos podem ficar para sempre no teu perfil ou no perfil da tua marca.

Foi anunciado pelo Instagram no dia 5 de Agosto e está disponível em mais de 50 países do mundo 🌍

 

instagram Reels

 

Onde podes ver os vídeos do Reels?

 

  • No teu Feed – aqui aparece os Reels das pessoas ou marcas que segues tal como acontece com os posts normais.

Feed do Reels

 

  • No Explorer do Instagram, logo no início ou ao longo da página – aqui vão aparecendo os Reels que podes ter interesse. Aliás, clicando em “Reels” tens acesso a vários vídeos, é só deslizares para cima para veres o próximo vídeo (igual ao TikTok). Em vez de veres apenas os das pessoas/marcas que segues, vais ver Reels de pessoas/marcas populares e que estão na tendência. Certamente, uma boa forma de te inspirares 🤗  (de nada).

Explorer instagram Reelsfacebook e instagram ads

 

  • Nas Stories do Instagram – as pessoas ou marcas podem partilhar os Reels nas próprias stories para chamar a atenção dos seus seguidores, embora desapareçam depois de 24h.

stories do instagram

 

Como podes criar Reels?

 

Podes criar os teus Reels no mesmo separador onde fazes as stories. Lá, só tens que deslizar para a esquerda e selecionar “Reels”.

criar Reels

 

Vais ver diferentes ferramentas de edição no lado esquerdo do ecrã, incluindo:

  • Áudio: pesquisas uma música na biblioteca de músicas do Instagram ou usas o teu próprio som. Se partilhares um vídeo com o teu próprio som, o áudio vai ficar associado a ti e se tiveres uma conta pública outras pessoas vão poder criar vídeos com esse áudio. (Uma excelente forma de alcançares mais pessoas). Para utilizares o som das outras pessoas é clicares em “usar áudio”:

 

factory braga

 

  • Efeitos de AR: só tens que selecionar um dos efeitos da galeria de efeitos do instagram. Estes são criados pelo Instagram e por criadores de conteúdo de todo o mundo.

 

  • Temporizador e contagem regressiva: podes utilizar o temporizador para gravar os clips com as mãos livres. Ao pressionares o botão para gravares, vai-te a aparecer a contagem regressiva antes de começar a gravar.

 

  • Velocidade: consegues acelerar ou reduzir a velocidade dos teus clips. É ótimo para ligares ao ritmo da música ou para criares vídeos em câmara lenta.

 

Semelhantemente ao TikTok, os vídeos do Reels podem ser gravados numa série de clips – um de cada vez – ou todos de uma só vez. Também podes utilizar vídeos da tua galeria. Para finalizares cada clip é só parares de gravar. Verás o progresso do teu vídeo numa barra superior.

 

Como partilhar os teus Reels?

 

Instagram Reels

 

Se a tua conta ou da tua marca for pública:

  • Podes selecionar para os teus Reels aparecerem no Explorer, disponibilizando-o para a grande comunidade do Instagram. Pois é, este novo espaço dá-te a oportunidade de criares conteúdo dinâmico e alcançares novos públicos a nível global e é super intuitivo e fácil de utilizar;
  • Também podes partilhar o teu vídeo com os teus seguidores, basta publicar no Feed;
  • Quando partilhas Reels associados a músicas, efeitos ou hashtags eles vão aparecer nas páginas destinados a eles.

Se a tua conta for privada:

  • O Reels respeita as tuas definições de privacidade;
  • Podes partilhar no teu feed, onde apenas os teus seguidores podem ver;
  • As pessoas não vão poder utilizar o aúdio do teu vídeo nem partilhar com outras pessoas que não te seguem.

Assim que terminares de gravar o teu vídeo, vais para o ecrã de partilha e lá podes salvar como rascunho, alterar a imagem de capa, colocar legenda e hashtags e marcar os teus amigos. No teu perfil ou no perfil da tua marca os teus Reels vão ficar num separador destinado só a eles.

Vai aparecer-te assim:

 

Feed

 

Seja privada ou pública, também podes partilhar o teu Reels nas stories com amigos ou mensagem direta. Mas, atenção, será como uma story normal: não vai aparecer no separador do Explorer, não vai estar exibido no teu perfil e vai desaparecer em 24h.

 

Então, e o Algoritmo?

 

Certamente, já deves saber que todas as redes sociais funcionam através de um algoritmo e esta ferramenta não é diferente. O Instagram ainda não nos deu “dicas” de como funciona, mas parece-nos que trabalha da mesma forma que o TikTok. É influenciado pela tua localização, pelas contas que segues e com que conteúdos mais interages. Difícil?

No entanto, vais reparar que alguns Reels aparecem como “destacado”. Se isso acontecer com os teus Reels o Instagram vai enviar-te uma notificação. Os destacados são os Reels públicos selecionados pelo Instagram para te ajudar a encontrar conteúdo original e que te possa inspirar.

 

Porquê que o Instagram decidiu lançar o Reels?

 

De acordo com a Adweek, no primeiro trimestre de 2020, o TikTok foi a App com mais downloads num único trimestre. Como o TikTok ganhou muita popularidade, podemos dizer que o Reels foi a resposta estratégica do Instagram face ao mercado atual.

 

curso facebook e instagram ads

 

Atenção, não foi a primeira tentativa. O Instagram já lançou uma rede social nova deste género – a Lasso – mas não correu bem e já foi encerrada. Na análise aperceberam-se que estrategicamente deviam colocar esta ferramenta dentro do próprio Instagram, pois já têm uma grande número de utilizadores fiéis. Foi então que encontraram a solução: Reels.

 

Já sei tudo, agora quero ideias para conteúdo!

 

Não te iamos fazer essa desfeita, claro que preparamos uma lista de conteúdo para te inspirares.

Instagram Reels é uma nova maneira de aumentar o alcance e fazer crescer a tua comunidade. É uma forma divertida e muito “envolvente” de partilhares conteúdo criativo com o teu público-alvo.

Ora vamos lá:
  • Cria conteúdo autêntico preparado para o teu público-alvo, isto é, aproveita esta ferramenta para mostrares o lado humano da marca e menos imagens perfeitinhas. A relação com o teu público vai ser mais forte e genuína. Podes fazer danças 💃🏼  engraçadas, partidas ou brincadeiras, mostrares o espaço onde trabalhas ou todo o backoffice;

facebook e instagram

  • Apresenta conteúdo informativo, se fores um gestor de redes sociais ensina a criar páginas passo-a-passo, se fores um chef mostra como fazes uma das tuas receitas ou se fores um contabilista apresenta o que temos de ter em atenção este mês e os prazos. Portanto, pensa no que o teu público-alvo gostava de saber e diz-lhe 😎

factory

  • Faz um showcase – por exemplo, se tiveres uma marca de bolsas 👜  podes, num vídeo criativo, apresentar a coleção de outono/inverno de 2020 e se tiveres uma marca de gelados 👇

gelado

  • Conta histórias – eventualmente podes contar a história da tua marca, apresentar os problemas e explicar como arranjaste solução, contar a história de um produto ou até de casos de sucesso dos teus clientes. Também podes partilhar momentos emocionantes 😭

 

Então, o Instagram Reels dá-te a oportunidade de mostrares a tua marca a pessoas que não te conhecem e que possivelmente fazem parte do teu perfil de cliente ideal. Quem não te segue vai ver o teu conteúdo – esmera-te 🙌

Afinal todos os dias surgem novas redes sociais que te permitem comunicar com o mundo! São infindáveis, mas nós ajudamos-te a mostrar o caminho…

Em Outubro, arranca o curso de Facebook e Instagram Ads com o formador Tiago Monteiro.

Torna o Facebook e o Instagram os teus megafones para angariares novos clientes e fidelizares os atuais.
Durante 12h vais aprender a criar e gerir campanhas de publicidade no Facebook e Instagram, definir audiências com maior precisão, medir resultados de campanhas e fazer remarketing.

Até lá vamos estar atentos ao que o Reels nos reserva para incorporar nas formações 👏

Fonte: Blog Instagram